Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

26ª edição da ExpoMusic e as novidades para DJs

ExpoMusic - 2009

ExpoMusic – 2009

No último mês foi realizada a 26ª edição da ExpoMusic, maior feira de música e afins da America Latina. Um evento para quem gosta de música, imagens, iluminação e tecnologia. Um evento que recomendo a quem já é ou quer ser DJ, a empresários da “noite”, produtores, LJs(Light Jockeys), VJs (Vídeo Jockeys), músicos / instrumentistas ou qualquer outra atividade do gênero, principalmente para os que estão começando, pois poderão observar, conhecer o mundo da música, shows e diversão “noturna”, de perto, por diversos ângulos quanto à produtos, equipamentos de áudio, vídeo, iluminação, dentre outros, ganhando assim mais conhecimento quanto a produtos disponíveis, o que permitirá amadurecer técnica e profissionalmente mais rápido, e conseqüentemente facilitar na escolha e compra de produtos de forma mais acertada, minimizando assim possibilidade de investimento errado. Para profissionais experientes é também um local para fazer contatos comerciais / profissionais.

Na ExpoMusic pode-se conhecer e comprar todo tipo de equipamentos e produtos ligados a música, do mais simples aos mais sofisticados, direta ou indiretamente relacionados à DJs e a shows, equipes de sonorização, casas noturnas e ou para hobbie. Neste evento terão a oportunidade de conhecer os principais lançamentos nacionais e importados de instrumentos musicais, equipamentos para DJs, VJs, LJs, shows, eventos de todos os tipos, casas “noturnas”, equipes de sonorização de todo tamanho/porte e para todo bolso, além da oportunidade de fazer contatos comerciais, como já dito acima. A ExpoMusic sempre apresenta diversas novidades para o mercado brasileiro e a grande vantagem, se comparado em ver tal novidade na internet, é o fato de poder ver funcionando de perto, ao vivo e em alguns estandes poder até assistir a demonstrações / apresentações dos produtos ou até mesmo fazer um rápido testdrive, sentir a sensibilidade, avaliar o equipamento e comparar à outros antes de adquirir. A ExpoMusic é um gigantesco showroom. Para se entender as dimensões do evento, segundo os organizadores a ExpoMusic 2009 ficou em quarto lugar no ranking internacional de eventos do gênero, ficando atrás da NAMM (Los Angeles, EUA), da Messe Frankfurt (Alemanha) e da Xangai (China). A Feira contou com mais de 200 expositores, numa área de 15 mil metros quadrados e movimentou aproximadamente RS$ 180 milhões em negócios, 11% a mais que no ano passado. Falando das novidades, a grande expectativa e curiosidade dos DJs na edição de 2009 giravam em torno das grandes vedetes do evento: a CDJ-2000 da Pioneer, o NS7 da Numark e a APC40 da Akai. Veja abaixo um resumo sobre os principais expositores e seus produtos para DJs.

SLM Brasil / Pioneer

No estande da SLM representante da Pioneer Pro DJ no Brasil, a atração principal foi o par do recém lançado CDJ-2000, intocáveis, protegidas por uma redoma. Devido ao lançamento mundial ter ocorrido no dia 17 de setembro, seis dias antes da ExpoMusic, a SLM Brasil disponibilizou apenas um par do produto para exposição durante a feira, e com isso infelizmente, seu poder de fogo não foi demonstrado. Já a CDJ 900, versão mais light se comparada com a CDJ 2000, não estava disponível nem mesmo para apreciação visual, porém segundo um profissional da SLM presente no estande, o lançamento destes equipamentos será feito oficialmente no Brasil em outubro, onde provavelmente serão demonstrados seus poderes, recursos, funções e efeitos.

CDJ2000

CDJ2000

Decomac / American Audio

A Decomac Brasil, importadora e distribuidora de diversos produtos de áudio profissional, apresentou em seu estande os principais produtos para DJs da American Áudio entre eles o super player e controlador Radium 3000, um equipamento que veio para brigar com outros players profissionais de grande porte, com os pesos pesados.

Pride Music / Korg

Nano Kontrol

Nano Kontrol

A Korg, especializada em teclados, sintetizadores, efeitos e controladores para estúdio, nos permitiu fotografar com exclusividade na ExpoMusic um kit com os 3 controles Midi USB da série nano (nanoPAD, nanoKEY e nanoKONTROL). Um trio muito interessante para DJs que utilizam softwares de produção e ou mixagem compatível MIDI, que possuem diversos recursos e funções, e os controladores dedicados para DJs que não possuem suporte para todos. Como exemplo, posso citar o nanoPAD que pode ser configurado para acionar os samplers do VirtualDJ ou do Torq, neste último, complementando o seu controle dedicado Xponent que não possui teclas/botões especiais para o sampler do software.

Nano Kontrol

Nano Kontrol

Estes controladores permitem configurar até 04 camadas / páginas. Em outras palavras, é como se tivessem 04 nanos do mesmo modelo, e com isso poderá além de acionar o sampler, configurar outras camadas para acionar outras funções e recursos dos softwares. Voltando ao exemplo do Torq e do Virtual DJ poderá configurar também além do sampler, os HotCues, efeitos e outros, para uma utilização rápida precisa e confortável. São controles pequenos, de boa portabilidade que oferecem infinitas possibilidades. Eles podem ser adquiridos separadamente (fora do kit) tanto na versão preta quanto na branca.

Habro Music / Akai

Para DJs iniciantes que ainda não conhecem, Akai é mais uma empresa tradicional em produtos para estúdio, produtores, músicos / instrumentistas, especializada em instrumentos musicais digitais, teclados, controladores de diversos tipos e em samplers como a consagrada linha MPC conhecida por produtores e DJs de todo o mundo. Alguns de seus produtos são utilizados por várias categorias de DJs. Na ExpoMusic a Akai apresentou vários equipamentos para produtores, Live PAs e também para DJs mais dinâmicos que gostam e complementam seus sets com performances e efeitos digitais. Em destaque estavam os controladores da série MPK e o recém lançado controlador APC40 para o software Ableton Live. Segundo Ricardo Kawasaki, que gentilmente me apresentou o produto no estande da Habro Music, representante da Akai no Brasil, o controlador APC40 vem com uma versão do Ableton Live 7 otimizada para o mesmo.

APC - Akai

APC – Akai

APC - Akai

APC – Akai

ProShows / Numark

A ProShows, distribuidora da Numark no Brasil expôs diversos produtos da marca, mas em destaque estava a nova controladora NS7. Durante o evento alguns DJs deram uma demonstração básica do potencial do controlador.

NS7 - Numark

NS7 – Numark

Quanta / M-Audio – Native Instruments

No estande da Quanta, representante no Brasil de diversos fabricantes de hardwares e softwares para músicos / instrumentistas, DJs e ou produtores, em destaque para DJs havia o Traktor da Native Instruments e o controlador Xponent da M-Audio com seu software Torq.

Iluminação Vídeo

Workstations e iluminação

Workstations e iluminação

Os LJs(Light Jockeys) e VJs(Vídeo Jockeys) sempre foram dois profissionais indispensáveis em muitos tipos de eventos musicais. Uma boa iluminação pode fazer toda diferença em uma festa, evento e ou “casa noturna” e em muitos, o vídeo também. Se bem trabalhado, o vídeo e ou a iluminação pode realçar o evento, porém se não tiver compatibilidade principalmente com as músicas pode estragá-lo completamente.
Na ExpoMusic os equipamentos para iluminação são um show a parte. São diversos estandes onde pode se encontrar o que há de mais sofisticado, moderno e bonito para iluminação de boates / clubs / casas noturnas, equipes de sonorização e eventos de todo porte. Apesar de em menor quantidade em comparação com áudio e iluminação, várias empresas expuseram seus produtos para VJs (Vídeo Jockeys).

Iluminação

Iluminação

Além das empresas que citei neste material, várias outras importadoras, distribuidoras, representantes e fabricantes de produtos ligados a música, shows e eventos sonoros de todos os tipos estiveram presentes, porém foquei mais nas mais ligadas a DJs, e com “novidades”.
Caso queira ampliar seus conhecimentos, diferencial e ou fazer contatos comerciais, entre outros, não deixe de conhecer a ExpoMusic que é realizada anualmente, normalmente no final de setembro. Veja mais detalhes sobre este evento no site oficial www.expomusic.com.br.
Abraços! Nos encontraremos lá, na próxima edição.

Iluminação

Iluminação

Iluminação

Iluminação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page