Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Benefícios gerados por artes marciais como o Tae Kwon Do, Kung Fu e Karatê

 O Tae Kwon Do, Kung Fu, Karatê e outras artes marciais quando ensinadas e praticadas de forma adequada geram diversos benefícios mentais, sensoriais e físicos que refletem em toda nossa vida – do lazer a atividade profissional.

Benefícios gerados pelo Tae Kwon Do e outras artes marciais 02

Wagner J. Pereira – foto 1992

O Tae Kwon Do, Kung Fu, Karatê e outras artes marciais quando bem direcionadas / bem trabalhadas geram diversos benefícios mentais (intelectuais e emocionais), sensoriais e físicos, que refletem em toda a vida do praticante, em todas as atividades – de artísticas, comerciais, profissionais de todo tipo, prática de outros esportes, à hobbies e lazer. Além destes benefícios, gera muitos outros, inclusive para saúde geral e também para beleza física. A prática adequada bem monitorada e dirigida eleva significativamente a inteligência (intelectual(QI) e emocional(QE)), desenvolve e aperfeiçoa habilidades básicas e específicas e facilita expressivamente o desenvolvimento de todas as outras habilidades mentais, sensoriais e físicas.

Benefícios gerados pelo Tae Kwon Do e outras artes marciais 01

Wagner J. Pereira – foto 1992

Em outras palavras, os conhecimentos adquiridos e habilidades mentais (intelectuais e emocionais), sensoriais e físicas desenvolvidas e ou aperfeiçoadas, refletem de forma direta e indireta na práticas de outros esportes, atividades profissionais, intelectuais, físicas, enfim, refletem em todo o dia a dia do praticante.
Mas para obter resultados significativos e perceptíveis não bastam alguns dias de práticas, mas sim no mínimo um ano de prática contínua com mestre ou instrutor verdadeiramente bom para aparecerem / surgirem os primeiros resultados.
Quanto melhor o instrutor, o treinamento e a prática, maiores e melhores serão os resultados e benefícios. Em outras palavras, quanto mais bem direcionado, orquestrado e monitorado o treinamento, e quanto melhor, mais bem feita for a execução dos exercícios e dos procedimentos, mais se obterá benefícios a curto e médio prazo.
Alguns resultados mentais e físicos mais sutis surgem imediatamente, em poucos dias; outros só são perceptíveis após meses; já outros somente após anos de prática. Alguns resultados são subconscientes, praticamente imperceptíveis e outros são de fácil percepção, mesmo para quem não é muito observador.

Alguns benefícios gerados por algumas artes marciais

Estes são alguns dos benefícios diretos e indiretos gerados pela prática adequada, bem monitorada e bem orquestrada de algumas artes marciais:

-Saúde (mental, espiritual e física);
-Habilidades, precisão e técnica (mentais, sensoriais e físicas);
-Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual;
-Percepção e reação (reflexos) de praticamente todos os tipos;
-Beleza geral do corpo e rosto;
-Disciplina, paciência;
-Coragem, garra, resistência;
-Ousadia, iniciativa e atitude;
-Persistência, determinação;
-Competitividade geral, inclusive profissional e comercial;
-Autoconhecimento, autoestima e autoconfiança;
-Autocontrole (controle emocional, especialmente relacionados à medos) que permite controlar, minimizar e até eliminar sentimentos negativos (medos, raiva, tristeza, inibição / timidez);
-Maturidade geral, técnica e profissional;
-Força de vontade, determinação, dedicação;
-Sensatez, ponderação, coerência;
-Discernimento e senso crítico;
-Dinamismo, convicção e persuasão;
-Expressividade, espontaneidade e naturalidade;
-Concentração, foco;
-Flexibilidade, versatilidade mental e sensorial;
-Raciocínio mais lógico, inteligência, sabedoria e criatividade;
-Coordenação motora, sincronismo e ritmo;
-Simpatia, alegria e humildade.
Dentre outros

A perda de essência de algumas artes marciais devido a terem se tornado altamente comerciais e a forçação de barra de algumas “academias” para que os alunos sejam atletas competidores

Benefícios gerados pelo Tae Kwon Do e outras artes marciais 03

Wagner J. Pereira – foto 1992

Quando ainda não era comercial, cada pessoa escolhia e começava a praticar alguma arte marcial devido a um único propósito, ou a um conjunto deles. Não havia a forçação de barra para se tornar um atleta, competidor profissional, como há hoje.
Muitos hoje até iniciam a prática de uma ou mais artes marciais objetivando se tornarem competidores, atletas profissionais porém a maioria busca uma arte marcial pela saúde, beleza, por esporte / para ter uma atividade esportiva, entre outros, e não para ser um competidor profissional. A forçação de barra de algumas academias / instrutores acaba frustrando e espantando muitos dos alunos.
Muitos até tentam devido a insistência e indução das academias e instrutores, mas mesmo sendo muito bons tecnicamente, terem grande potencial – inclusive acima da média e melhor que alguns competidores – acabam não tendo sucesso devido a não ser o seu real interesse e ou não ter algumas características básicas essenciais de competidores. Além de ser bom, tem que querer ser um atleta de competição, este tem que ser seu objetivo.
Infelizmente hoje, a qualidade e ou essência de muitas artes marciais caiu muito por terem se tornado altamente comerciais. As academias procuram e focam ou forçam pessoas a treinar para serem atletas, competidores profissionais o que fez perder toda ou quase toda a verdadeira essência das artes marciais que se tornaram olímpicas como o próprio Tae Kwon Do ou esporte de alta rentabilidade como o caso do Jiu Jitsu e outros utilizados em competições tipo vale tudo, MMA. Muitos que buscam academias de artes marciais querem ser bons apenas o suficiente para adquirir experiência, habilidade e subir tecnicamente / se graduar, es não querem participar de competições de grande porte. Muitas pessoas mesmo podendo ser muito boas, tecnicamente ter grande possibilidade de ser um grande atleta olímpico, não estão interessados, têm outros objetivos. E devido a forçação de barra, muitos perdem a motivação e acabam abandonando o esporte.

Experiência e estudos de artes marciais do autor

Benefícios gerados pelo Tae Kwon Do e outras artes marciais 04

Wagner J. Pereira – foto 1992

Quando busquei uma arte marcial para praticar, objetivava basicamente a defesa pessoal, mas devido a bons instrutores / mestres que tive a sorte de ter, passei a enxergar e buscar outros benefícios como saúde, aumento / aperfeiçoamento de habilidades de todos os campos (mental, sensorial e físico) e vários outros.
Antes de escolher o Tae Kwon Do eu preferia o Kung-Fu devido a beleza e precisão de seus movimentos, conceitos e filosofia, mas na região onde morava ainda não tinha nenhuma academia. Daí, procurando outra arte marcial conheci o Tae Kwon Do. Achei uma arte muito bonita e após começar a praticar, me apaixonei e passei a gostar tanto quanto do Kung-Fu. Outra arte que acho muito bonita, também devido aos seus movimentos é a Capoeira.
Durante um período experimentei várias artes marciais desde o Judô, Jiu Jitsu tradicional, Karatê, até a Capoeira, mas o Tae Kwon Do foi a arte que mais pratiquei.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page