Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

O que é concorrência limpa, ética e quais seus benefícios?

Artigo 28 da série: Jogo sujo e concorrência desleal

O que é concorrência limpa, ética? Quais os benefícios da concorrência limpa e da concorrência desleal?

O que é concorrência limpa, ética, séria, justa ? O que é jogar limpo?

Entre muitas, concorrência ética, limpa, séria e justa é se preparar de forma adequada técnica e profissionalmente para oferecer produtos / serviços no mínimo aceitáveis; vender produtos / serviços realmente bons e ou com preços compatíveis com suas categorias / classificações e públicos / clientes; é promover publicidade séria oferecendo o que realmente pode e irá entregar; é ser autêntico, e não roubar, não plagiar, copiar conceitos de concorrentes realmente preparados; é pedir permissão e ou dar crédito aos donos da propriedade intelectual; é respeitar o concorrente e clientes; é não se utilizar de meios não convencionais / não ortodoxos para vender produtos / serviços, entrar, se destacar, e ou para se manter em um mercado; é ser transparente, e não buscar enganar os clientes, consumidores e possíveis clientes com mentiras, falsos conceitos, falsas verdades, para atraí-los e ou mantê-los; é classificar adequadamente seus produtos / serviços para não vender mentira nem gerar propaganda enganosa; é falar em sua publicidade a verdade, ser claro sobre seus produtos / serviços, especialmente quanto à categoria, classificação, objetivo, resultados esperados, gerados e ou para que tipo de público cliente é destinado e ou adequado; enfim, concorrência ética, limpa, séria e justa é não fazer uso de conceitos, técnicas, práticas que caracterizem jogo sujo e concorrência desleal.
Com estas e outras práticas estará respeitando todo o mercado, clientes, possíveis clientes, concorrentes, e quando couber, o cliente final – àquele que de alguma forma usará direta ou indiretamente seu produto, como no caso de cursos que treinam pessoas para atuarem em atividades e que terão clientes, consumidores, contratantes. Estes que contratam, compram os produtos diretamente de seus ex-alunos / clientes, de certa forma, mesmo que indiretamente também são de sua responsabilidade, pois, quer queira ou não, seus alunos levam seu nome, o representam.
Para os leigos, ingênuos, pode não parecer, mas apesar de raríssima, existe concorrência limpa. Mesmo passando por muitas dificuldades enfrentando a concorrência desleal, alguns pouquíssimos buscam jogar limpo e se seguram ao máximo, o quanto podem, até que desistem, abrem falência ou se corrompem, passam a jogar sujo também para se manter no mercado. A concorrência limpa traz alguns benefícios significativos para seus mercados, concorrentes igualmente sérios, limpos, justos e para os clientes, consumidores e até para a união. Para se ter uma ideia, entre os principais benefícios gerados pela competitividade em concorrência limpa, está a evolução dos produtos e serviços.

Os benefícios gerados pelas concorrências limpas e sujas

Como dito acima, a concorrência limpa, ética, gera benefícios para todos – dos clientes, concorrentes ao governo / União. Entre muitos benefícios, a concorrência limpa, transparente incentiva alguns realmente bons a se dedicarem, a investir ainda mais no mercado / atividade; contribui com a real evolução do mercado / atividade; contribui com o governo / União pois este ganha devido a arrecadação de mais impostos quando o mercado é economicamente saudável e eficiente. Mas os maiores benefícios são para os clientes, consumidores finais pois permite que principalmente os mais sensatos, coerentes, maduros façam a escolha mais adequada às suas necessidades, especialmente quanto a custo benefício / eficiência.
Até mesmo a concorrência suja traz benefícios e são praticamente os mesmos da concorrência limpa. Porém muitos conceitos e práticas não convencionais, não ortodoxos da concorrência suja, desleal, geram muitos efeitos colaterais negativos e os estragos gerados por eles em uma atividade, setor, mercado fazem com que na maioria dos casos não compense. Infelizmente a maioria dos investidores, acionistas e empreendedores, normalmente profissionalmente imaturos e ou gananciosos, não enxergam ou são inconsequentes, fazem de conta que não enxergam, não estão preocupados com as consequências, efeitos colaterais negativos e sequelas deixadas por algumas práticas desleais em um mercado / atividade a médio e ou longo prazo. Consciente ou subconscientemente a grande maioria só está preocupada com lucros rápidos, e cada vez maiores.

Outros artigos da série:
Jogo sujo e concorrência desleal


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page