O Curso de DJ Artigos, análises e dicas para DJs O DJ instrutor, analista e crítico Wagner J. P. Contato

 

Lista de algumas séries organizadas como aulas

 

Documentação e registro de tudo que desenvolvemos

 

 

Mapa do site

 

 

 

Artigos, análises, críticas e dicas

Sobre equipamentos,  serviços e outros produtos para DJs

Para quem é ou quer ser DJ bom de verdade em menos tempo e com mais conhecimento, habilidade e maturidade técnica.

 

Um site com conteúdo inteligente

 Ser DJ é divertido, mas tem que levar a sério.

 

 

Assuntos gerais para DJs

 

O que levar em consideração ao comprar equipamentos para DJs?

Dúvida comuns de muitos aspirantes a DJs,  DJs amadores e até de muitos  profissionais, que às vezes só levam em consideração a marca do produto,  deixando de lado outros fatores muito importantes. Veja algumas dicas para minimizar a possibilidade de arrependimento e / ou gastos desnecessários.

 

Universo DJ - Grande, porem imaturo

(deficiências, falta de preparo, falcatruas e mitos)

Por diversos fatores a maioria dos produtos, serviços e dos “profissionais” de diversas especialidades do universo DJ, inclusive muitos famosos, é lixo; não tem qualidade, eficiência real e ou o preparo que poderia e deveria ter. Fatos comprobatórios estão em toda parte - de festas, eventos, raves a revistas, rádios, TVs e em diversos sites. Por isso muitos podem se queimar e perder a reputação / credibilidade.

 

O tempo necessário para se tornar um DJ

Muitos imaginam que para se tornar um DJ são necessários anos de experiência; outros acham que é da noite para o dia. Ambos estão corretos pois tudo é relativo e depende de alguns fatores.

 

Classificação básica dos equipamentos para DJs quanto a categoria / porte

Equipamentos para diferentes bolsos e necessidades. Saiba escolher melhor os equipamentos e softwares / programas para DJs profissionais e amadores,  quanto a marcas, modelos e categorias / portes.

 

Aprender e dominar a arte e ciência dos DJs é fácil ou difícil?

Devido a falta de conhecimento fundamentado, muitos aspirantes e iniciantes acham que é difícil e / ou demorado tornar-se um DJ. Porém com o treinamento adequado...

 

Preguiça mental e a falta de maturidade técnica da maioria dos DJs

A preguiça mental gerada pelo mau uso de tecnologias, algumas técnicas e a falta de habilidade e maturidade técnica da maioria dos DJs.

 

Audácia X erros na arte e ciência dos DJs

Ao contrário do que muitos pensam, ser bom de verdade em muitas atividades não é não errar nunca; mesmo porque por melhor que seja, mais cedo ou mais tarde por algum motivo, o melhor do mundo acaba cometendo um erro. Na realidade quem é bom de verdade, simplesmente, entre outras coisas, tem uma média de erro muito menor que a grande maioria.. Saiba mais.

 

As verdadeiras ferramentas dos DJs e a relação com o segredo para ser bom de verdade

Nem mesmo os veteranos têm ciência da importância do cérebro e ouvidos na arte e ciência DJ. A grande maioria se preocupa com os equipamentos e mãos quando o segredo está em habilidades mentais e sensoriais ligadas a música e a arte e ciência DJ, habilidades estas que devem ser trabalhadas / desenvolvidas de forma adequada. Infelizmente a grande maioria leva muito mais tempo que o necessário para ser bom e ter maturidade técnica e profissional.

 

Os DJs e o lado negativo dos recursos e facilidades tecnológicas

Os recursos e facilidades tecnológicas surgem basicamente para auxiliar e estender o potencial de quem tem conhecimento e preparo real, mas devido a forma como são apresentados, quem aprende e utiliza / aplica estes recursos e facilidades - as novas gerações de DJs e produtores musicais - está cada vez menos criativo.

 

Psicologia e comportamento humano no universo DJ

Alguns pouco DJs falam sobre comportamento humano, mas a grande maioria destes  não conhece nem aplica nenhum ou apenas pouquíssimos conceitos e técnicas de avaliação do comportamento de público para o “manipular” de forma adequada através da música.

 

    DJs amadores melhores que profissionais renomados

Ser bom e ser profissional nem sempre andam juntos assim como amador nem sempre é "sinônimo" de ruim, menos preparado ou inexperiente. Mas quando, como e por que amadores podem ser melhores que profissionais?

 

    Qual o melhor tipo de equipamento para aprender a ser DJ?

Devido a informações inadequadas, muitos têm muitas dúvidas, falsos conceitos e até preconceitos quanto a muitos tipos e / ou  modelos de equipamentos, e com isso, acabam investindo errado ou mais do que o necessário.     

 

 As desvantagens de se ter equipamentos antes de iniciar um curso de DJ

Muitos imaginam que o ideal é ter equipamento para treinar em casa durante o curso, porém isso é um grande equívoco, pois dentre outras coisas, em quase 100% dos casos, sem o monitoramento e direcionamento adequado adquire-se vícios que atrapalham o desenvolvimento das principais habilidades.

 

A preguiça em estudar material técnico e o retardo no amadurecimento profissional

Normalmente por falsos conceitos e mitos quanto a aprendizado e treinamento, muitos têm medo de materiais técnicos e manuais, já outros têm preguiça e / ou dificuldade em ler e interpretar textos e gráficos, principalmente técnicos.

 

Promoters imaturos e mal preparados

A falta de compatibilidade dos eventos X públicos

Existem muitos promoters competentes e preparados, porém exatamente como acontece no mercado DJ, muitos são aventureiros e oportunistas. Em outras palavras, não têm um mínimo de...

 

Iluminação / Light Jockeys (LJs)

A iluminação é um dos elementos que compõe a personalidade de um evento e / ou “casa noturna”. A mesma pode fazer o evento se destacar ou estragá-lo completamente.

 

Alguns iniciantes melhores que muitos profissionais famosos, “experientes”

Ao contrário do que a maioria pensa, nem sempre DJs iniciantes são menos preparados, têm menos habilidade e / ou maturidade técnica que DJs renomados, assim como nem sempre DJs renomados, com anos de atuação são mais preparados, melhores que DJs com pouca experiência.    

 

A arte e ciência dos DJs e a idade, nível de escolaridade e problemas auditivos

Pessoas com baixo nível escolar; com alto nível de deficiência auditiva; pessoas na terceira idade e / ou jovens abaixo de 10 anos de idade podem aprender / dominar a arte e ciência dos DJs e se tornarem bons DJs?

 

Os DJs e ou produtores musicais e os problemas na coluna vertebral

Além de problemas auditivos, assunto abordado em nosso site, muitos DJs costumam ter sérios problemas  de coluna vertebral, dores nas costas (torácica e lombar) e no pescoço (cervical). Saiba mais e veja o que pode fazer para minimizar estes problemas.

 

    DJs que tocam 100% de ouvido sabem tocar em qualquer modelo / tipo de equipamento

Mitos e falsos conceitos quanto a saber tocar em diferentes categorias, modelos e marcas de equipamentos. DJs que desenvolveram as habilidades auditivas e mentais  corretamente e que dominam a música,  se adaptam quase que instantaneamente a qualquer equipamento.

 

    DJs / VJs e mixagens de vídeoclips

Há vários anos tornou-se possível mixar videoclipes em eventos e casas noturnas, mas devido ao alto custo dos equipamentos convencionais para esta finalidade, os Mixers e DVD Players profissionais para VJs/DJs, e devido a maioria dos videoclipes ainda não...

 

    Ser bom e ser famoso são duas coisas diferentes

Todos os famosos são bons de verdade? Todos os “anônimos” são ruins? Existem várias formas de se tornar famoso e bom de verdade e na maioria dos casos ser bom e ser famoso não andam juntos, não são “sinônimos”.

 

Música boa

Qualidade sonora X música bonita

Ser bom é muito relativo. Depende de vários fatores. Uma música pode ser classificada como boa ou ruim de diversas formas, por vários ângulos. Muitos classificam a música de forma incoerente, sem bom senso. Saiba mais sobre qualidade sonora, beleza e animação e aprenda a classificar a música de forma mais inteligente. 

 

    As habilidades dos DJs, mais difíceis de serem desenvolvidas

Dependendo do nível de dedicação, disciplina, da qualidade do treinamento inicial e de alguns outros fatores, as habilidades mais difíceis e fundamentais dos DJs podem ser desenvolvidas em alguns poucos dias na maioria dos aprendizes.

 

    DJs e produtores mau preparados e imaturos

Devido a preguiça em se preparar, treinamento inadequado, uso inadequado de recursos tecnológicos e devido também a mitos e falsos conceitos, principalmente quanto a aprendizado e treinamento, as novas gerações de DJs e produtores, estão ficando limitadas, cada  vez menos criativos, sem conteúdo e conseqüentemente atuando muito precocemente, sem a maturidade profissional mínima ideal.

 

O cérebro e a audição as principais ferramentas dos DJs e dos produtores

Captação, análise e processamento auditivo e mental como DJs. Para ser DJ, músico, produtor, dentre outros profissionais da área musical é preciso conhecer, entender e treinar os ouvidos e cérebro quanto a música.

 

    Manuais de equipamentos para DJs (CD / MP3 Players e Mixers)

Manuais oficiais em inglês e nossos guias de referência alternativos em português (Brasil) de recursos e funções dos equipamentos para DJs - (CD / MP3 players/"CDJ", Mixers, controladoras e softwares).

 

    Que ritmo ou estilo é mais fácil de aprender a mixar para se tornar um DJ?

Apesar de não ser difícil se comparado com os equipamentos, o que requer mais dedicação e atenção é aprender a ler, interpretar e dominar a música, principalmente de alguns ritmos.  

 

Pitch, master tempo, pitch lock, keylock?

Artigo interessante para DJs profissionais e amadores sobre o controle de velocidade dos players ("CDJ", turntables / toca-discos físicos e virtuais).     

 

    O que é um DJ?

Posso falar por diversos ângulos o que são os DJs. Em um super resumo, os verdadeiros DJs, em sua fórmula e essência originais, são...

 

Não são necessários anos de prática para dominar as principais técnicas dos DJs!

Dependendo de alguns fatores e treinamento adequado, na maioria dos casos, bastam apenas alguns dias, no máximo alguns meses para se desenvolver as principais habilidades, adquirir conhecimento, dominar as principais técnicas e se tornar um DJ.

 

Controladores MIDI / USB para softwares de DJs (profissionais e amadores)

Nos últimos anos surgiram diversos fabricantes e modelos de controladores MIDI para softwares de mixagem para DJs. Conheça alguns, seus recursos e deficiências, compare-os com equipamentos convencionais e saiba como classificar e comprar.    

 

Ilusões e falsos conceitos quanto ao tempo para se aprender e dominar a arte DJ

Diversos fatores influenciam direta e indiretamente de forma negativa no tempo necessário para se aprender e dominar as principais técnicas da arte DJ; e os piores são os mitos e falsos conceitos.  

 

Kits / Workstations para DJs extremamente seguras e flexíveis

Muitos DJs, tanto iniciantes quanto "experientes", têm medo de usar computador e ele vir a falhar. Porém ao contrário do que a maioria imagina devido a se basearem em ideias e conceitos antiquados, é possível montar workstations com computadores, softwares e controladores tão estáveis quanto workstations / kits convencionais compostos pelos melhores equipamentos,  players,  mixers e outros. Saiba mais neste artigo.  

 

Quer ser um DJ bom de verdade em pouco tempo de estudo?

Muitos querem ser DJs mas se escoram em muitos mitos, falsos conceitos e ideias antiquadas. Com isso a grande maioria, inclusive muitos renomados, levam muito mais tempo que o necessário para amadurecer, ter diferencial real e ser realmente bom.

 

Rekordbox - o software / programa gratuito da Pioneer específico para DJs

Você é um DJ que toca em várias casas e tipos de eventos onde se depara com equipamentos desde simples à avançados, como por exemplo, da Pioneer? Então conheça o Rekordbox - um software gratuito que permite organizar suas músicas, facilitar sua vida e que é compatível com seus novos players.     

 

"Música boa" X "Música boa" e música “ruim” X música “ruim”.

Música boa é relativo

No universo DJ "bom" e "ruim" é muito relativo; depende de muitos fatores, principalmente em se tratando de música, tanto relacionada à sonoridade quanto a beleza, teor de animação, momento e outros. Após ler este artigo, certamente sua percepção e mentalidade mudarão.

 

Softwares_DJ_e_producao

A fusão de softwares para DJs com softwares de produção

A fusão de softwares como o Torq com softwares como o Ableton Live pode gerar infinitas possibilidades. Devido ao Rewire e outras tecnologias, muitos softwares de produção e de DJ podem trabalhar juntos, um ampliando os recursos e funções do outro. Saiba o que já existe e seja um DJ com grande diferencial.   

 

Equipamentos híbridos para DJs

 Conheça equipamentos que são tanto controladores MIDI / USB para softwares de mixagem quanto equipamentos convencionais que trabalham com outros equipamentos convencionais sem a necessidade de computador, ou em conjunto.

 

Perfil técnico profissional de um DJ

Muitos DJs, principalmente iniciantes, têm muitas dificuldades em definir um perfil técnico profissional e acabam atirando para todo lado, o que dificulta e impossibilita ainda mais criar uma identidade, uma personalidade, um perfil técnico profissional.     

 

A interface dos aplicativos / softwares profissionais para DJs

As interfaces visuais / layouts / designs dos programas / aplicativos podem melhorar muito, pois ainda são extremamente confusas, visualmente poluídas e consequentemente desconfortáveis. Saiba mais.

 

Ser bom de verdade em algo é mais fácil do que se imagina

Em qualquer atividade profissional, é mais fácil e rápido ser bom de verdade através de um treinamento estratégico, adequado e bem dirigido do que...     

 

   Todo DJ Já sambou

Um excelente livro para quem quer ser e até para quem já é DJ e não tem uma boa cultura sobre o assunto.

Literatura (cultura DJ)

 

Abrindo o olho do mercado DJ

Hoje muitos querem de alguma forma atuar no universo DJ, seja como o próprio DJ, como produtor musical, manager / agenciador / booker, empresário (de vários tipos), produtor e ou promoters de eventos musicais, de casas noturnas ou de eventos técnicos voltados para DJs; jornalistas, políticos, dentre outros. Mas infelizmente, a grande maioria não se prepara adequadamente, e com isso, colocam seus nomes, credibilidade e reputação em jogo. Clique no título e continue lendo o artigo.

 

O que é preciso aprender para se tornar um DJ bom de verdade em pouco tempo

Muitos imaginam que o mais difícil para se tornar um DJ bom de verdade seja entender e dominar os equipamentos. Estes são relativamente os mais simples e fáceis.

 

Os DJs, a "personalidade" / sonoridade musical e o controle de público

Quase todos os DJs falam sobre controle e domínio de pista / público, mas será que todos sabem ler e interpretar a música e a reação do público?

 

A cultura / história da música eletrônica é importante para os DJs?

Qual a importância de se estudar música no sentido cultural? Onde poso encontrar material? Este material é de qualidade e fundamentado em alguma pesquisa / estudo sério? Como conhecer e entender a música eletrônica, a dance music, por uma ótica cultural, debater e conversar do assunto com colegas, amigos, DJs renomados, veteranos e iniciantes?

 

Ansiedade, o inimigo perigoso para um iniciante

Muitos querem ficar famosos, ganhar dinheiro, mas não buscam os caminhos adequados. Querem colher sem plantar, cuidar. Amadurecem sem o treinamento, conhecimento e as habilidades adequadas e perdem muito mais tempo quebrando a cabeça.

 

 

 

Série especial
Equipamentos para DJs
Nova versão

 

Introdução geral á série de artigos "Equipamentos para DJs (Nova edição)"

Introdução geral à série de artigos “Equipamentos para DJs (edição 2009)”. Links dos principais fabricantes. A diversidade de modelos e dicas de como escolher o mais adequado.

 

Toca-discos profissionais para DJs

O equipamento que virou ícone e que ainda é venerado por alguns mais tradicionalistas que lutam para mantê-lo vivo perante os mais sofisticados players digitais.

 

CD/MP3 Players profissionais para DJs

Os sucessores dos toca-discos tradicionais, que vêm conquistando até DJs tradicionalistas, com diversos recursos e funções tecnológicas versáteis, precisas e eficientes. Principais tipos e marcas / fabricantes.     

 

Mixers profissionais, convencionais e híbridos para DJs

Um dos principais e fundamentais equipamentos para os DJs. Tem o mesmo nível de importância dos players. Sem mixer não tem mixagem. Principais tipos e marcas / fabricantes.

 

Sistemas / Workstations (estações de trabalho) profissionais para DJs

Workstations híbridas para DJs, mais flexíveis, versáteis, seguras e baratas.

 

Fones / headphones para DJs

Prós e contras de design, tamanho e peso. Dores provocadas por alguns modelos. Qualidade sonora X design / modelo X conforto operacional X preço.

 

Efeitos / processadores de áudio profissionais para DJs

Os equipamentos geradores de efeitos digitais e os efeitos embutidos nos Players e Mixers profissionais de médio e grande porte para DJs.

 

Softwares / programas de mixagem e controladores MIDI/USB profissionais para DJs

Os controladores estão amadurecendo rapidamente. Os mais tradicionais fabricantes de equipamentos para DJs já se renderam e lançaram controladores.

 

 

Série especial

Cursos de DJ e de produção musical

Mal elaborados e de baixa eficiência

 

 Cursos de produção musical e de DJ “baratos”, e caros sem qualidade.

Não jogue dinheiro fora. Invista algumas horas estudando para não comprar curso de DJ e ou de produção musical de baixo custo / "baratos" que podem se tornar caros, ou caros que podem se tornar muito mais caros e ou lhe frustrar devido a falta de qualidade e eficiência.

 

Falta de transparência, seriedade e classificações inadequadas dos cursos de DJs

Por malicia, má fé, propositadamente ou por falta de maturidade técnica e comercial / profissional muitos cursos / escolas de DJ e de produção musical não informam adequadamente sobre seus produtos e ou os classifica de forma inadequada.

 

Carga horária de cursos de DJs muito pequena ou muito acima das necessidades

Uma das coisas mais importante para trabalhar as principais habilidades em um curso de DJ é a carga horária presencial individual, prática, monitorada e dirigida. Mas infelizmente a maioria é inadequada, curta ou “longa” demais, o que gera grande desperdício de tempo e dinheiro.

 

Dificuldade em se ter um curso de DJ realmente eficiente de baixo custo

Vários fatores importantes influenciam no desenvolvimento e aplicação de cursos de DJ e de produção musical de qualidade e realmente eficiente. Porém muitos destes fatores são deixados de lado pela maioria das escolas, dos DJs e ou produtores que atuam como instrutores. Por isso a grande maioria dos cursos são mau elaborados, ineficientes e “baratos”.

 

Perda de tempo e dinheiro com cursos de produção musical e ou de DJ de baixa qualidade

Cursos de produção musical e de DJ mau elaborados, mau ministrados, de baixa qualidade e baixa eficiência, quando não frustram o aspirante, geram desperdício de tempo e dinheiro. Em outras palavras, levam o aprendiz a investir muito mais tempo e dinheiro do que o realmente necessário. Quem mais joga dinheiro fora são os que menos o tem.

 

Cursos de DJ e de produção musical com mais de 10 anos e ou renomados também têm baixa eficiência

A imaturidade leva muitos a crerem que somente os cursos novos e menos conhecidos de DJs é que não têm qualidade. Mas a realidade é que a grande maioria dos cursos veteranos, consagrados e renomados também têm baixíssima qualidade e eficiência.

 

Curso de computer music X curso de produção musical e ou de DJ

Muitas escolas de DJ e de produção musical vendem gato por lebre. Muitas pessoas, por preguiça de pesquisar e na falta de uma análise adequada, os compram. Algumas escolas vendem curso de computação musical (computer music) como se fosse curso de produção e ou de DJ.

 

A má escolha de cursos de produção musical e ou de DJ devido a maturidade e ou ansiedade.

A falta de maturidade, bom senso, coerência e ou ansiedade leva muitos aspirantes a investirem errado por não escolher adequadamente o curso de DJ e ou de produção musical.

 

Cursos de produção e de DJ jogam sujo por falta de qualidade e eficiência

Para se manter no mercado muitos cursos / escolas de produção musical e de DJ, e muitos DJs e produtores musicais que atuam como instrutores, jogam sujo por não terem o preparo adequado quanto a ensino e treinamento, e consequentemente não terem qualidade e eficiência.

 

DJ e produtor musical - duas atividades muito distintas

Apesar de muitos acharem que são a mesma coisa, DJ e produtor musical são duas atividades com muitas particularidades quanto a várias técnicas e conceitos, mas que com o estudo e treinamento adequado podem se fundir e se completarem.

 

A expressiva queda da qualidade do mercado DJ

O mercado e todo o universo DJ cresceu muito, mas por diversos motivos, os DJs e produtores vêm perdendo a qualidade e eficiência expressivamente, em proporção maior que seu crescimento. Hoje mais de 90% dos DJs e produtores musicais renomados não têm o conhecimento, habilidades e maturidade técnica e profissional que deveriam. A maioria só são famosos devido à publicidade enganosas e sensacionalistas.

 

O desrespeito e preconceito da arte DJ em relação ao produtor musical

Devido a falsos conceitos, falta de maturidade e conhecimento real sobre a arte e ciência dos DJs e da produção musical, muitas mídias, jornalistas, “DJs” e “produtores musicais”, de forma maliciosa, sensacionalistas ou ingênua, vêm disseminando ideias que estão levando a perda de técnicas e conceitos fundamentais, e consequentemente, a perda da essência de ambas as artes. Com isso, estão gerando preconceitos entre estas duas ciências próximas, mas distintas.

 

O tempo e a dedicação exigidos por algumas especialidades do universo DJ para se tornar realmente bom

No universo DJ, assim como nos de outras atividades, cada especialidade requer um volume de conhecimento e habilidades específicas; e de acordo com estes fatores, dominar algumas especialidades dos DJs e da produção musical pode levar mais tempo que outras, principalmente devido ao volume de informações geradas devido a evolução natural das técnicas, equipamentos e outros.

 

Mitos em torno da arte e ciência dos DJs e dos produtores musicais

Muitos mitos, falsos conceitos, ideias antiquadas e "forçação" de barra vêm prejudicando em muito o universo DJ e gerando perdas de técnicas e conceitos fundamentais. Infelizmente a maioria, inclusive veteranos, por falta de real maturidade técnica e profissional não enxergam.

 

 

Série especial
Controles, recursos e funções dos equipamentos para DJs

 

    Introdução geral a série Controles, recursos e funções dos equipamentos para DJs

Nesta série poderá conhecer os principais recursos e funções dos equipamentos, deixando assim as aulas em curso para conhecer a música de forma mais focada e desenvolver e/ou trabalhar as principais habilidades.     

 

    Os CDs / MP3s Players profissionais para DJs e seus principais controles, recursos e funções

Guia de referência dos principais controles, recursos e funções dos CDs / MP3s Players profissionais para DJs. Excelente para quem está começando e / ou ainda não tem total intimidade com estes equipamentos.

 

Os Mixers profissionais para DJs e seus principais controles, recursos e funções

Guia de referência dos principais controles, recursos e funções dos Mixers profissionais para DJs. Excelente para quem está começando e / ou ainda não tem total intimidade com estes equipamentos.     

 

 Os Displays dos equipamentos para DJs e suas informações básicas

É importante se ter intimidade com algumas das informações apresentadas nos displays dos equipamentos profissionais para DJs. Conheça neste guia algumas das principais.

 

A fácil e rápida adaptação a diferentes modelos de equipamentos para DJs quando se é bom de verdade

Quando um DJ “toca” bem de ouvido em um equipamento, sem vícios tecnológicos, quando se tem intimidade auditiva real com música, sua estrutura, sonoridade e personalidade, é muito fácil e rápido se adaptar a qualquer outro modelo e / ou tipo.

 

 

Série especial

O aprendizado, treinamento e domínio da arte e ciência DJ

 

Como escolher um curso de DJ e ou produção musical? Qual o melhor?

Qual a real finalidade de um curso de DJ? Qual sua importância? O que levar em consideração no momento de avaliar, escolher e comprar um curso de produção musical e ou de DJ?

 

Para fazer o curso de DJ é necessário ter software e / ou equipamento para DJs?

O equipamento próprio ajuda ou atrapalha no processo de aprendizagem? Treinar em casa durante o período do curso de DJ pode gerar vícios negativos que retardam o desenvolvimento das habilidades fundamentais aos DJs? Treinar sem um acompanhamento adequado pode atrapalhar?

 

A importância do material didático em curso de DJ, produção musical ou qualquer outra atividade

A maioria das pessoas têm preguiça e não valoriza o material didático, porém ele pode maximizar o aprendizado e desenvolvimento de habilidades, e pode também diminuir significativamente os investimentos quanto a tempo e dinheiro. Veja o artigo e amplie seu potencial.

 

Estudos complementares, pesquisas, investigações e a evolução de um DJ

Devido às evoluções e ao surgimento de novas tecnologias, equipamentos, técnicas e conceitos, por melhor que um DJ ou produtor sejam, para manter-se entre os melhores e mais bem preparados deve estar sempre promovendo novos estudos, pesquisas e análises. Porém, devido a vários motivos e fatores, muitos relaxam deixando espaço para outros o superarem.

 

O preço / custo / valor de um artigo autêntico e a importância de se registrar

A maioria das pessoas lêem artigos na internet e em outras mídias, mas não sabem ou não se dão conta do valor do mesmo. Tempo e conhecimento, “matérias-primas” bases de bons artigos, são duas das coisas mais importantes e valiosas na vida de profissionais realmente bons. Todo texto, mesmo que disponibilizado gratuitamente, tem um custo / valor.

 

Afinal de contas, se tornar um DJ é fácil ou difícil?

Muitos acham que é muito difícil se tornar um DJ, outros acham que é muito fácil, mas tudo depende de vários fatores. Pode realmente ser muito fácil ou muito difícil. Veja porquê.

 

Especialista em treinamento DJ e de produção musical

Muitos acham que para atuar como instrutor basta dominar uma atividade, mas fatos em todas as atividades, seja DJ, produção musical, aviação, medicina, direito e todas as outras, comprovam que isso é um grande equívoco.  

 

Aprender a ensinar


A falta de preparo da maioria dos que atuam como instrutores e alguns dos principais quesitos para ser / se tornar um verdadeiro instrutor, professor, treinador e ou palestrante.

 

Ensinar a aprender

Com treinamento adequado, bem dirigido, monitorado e um mínimo necessário de dedicação, a maioria das pessoas pode aprender praticamente qualquer coisa; mas devido a vários fatores, muitas têm muitas dificuldades em aprender e desenvolver habilidades. De quem é a culpa? O que se deve fazer? 

 

Como se tornar um super DJ mais rapidamente e superar a maioria

Saiba como adquirir conhecimento, habilidade e maturidade técnica em um tempo relativamente curto para se tornar um super DJ e estar tecnicamente entre os verdadeiros bons de verdade.

 

O que mais influencia na formação de um DJ verdadeiramente bem preparado?

Diversos fatores influenciam direta e indiretamente de forma positiva ou negativa na moldagem de um especialista / profissional de qualquer área / atividade. Leia o artigo, conheça alguns dos fatores mais importantes e amplie significativamente seu potencial.

 

 Assim como músico, qualquer um pode ser DJ

Se dedicando e se preparando adequadamente qualquer um pode ser DJ, músico,  produtor musical, cantor, promoter, ator, motorista, instrutor, faixa preta em alguma arte marcial, advogado, cirurgião, piloto, dentre muitos outros. Seja com fins comerciais / lucrativos, por profissão / dinheiro (profissional) ou como amador, por hobby, diversão, prazer, auto satisfação e ou por exercício mental. Mas não se iluda. Leia o artigo e saiba mais.  

 

   O tempo para desenvolvimento das principais habilidades dos verdadeiros DJs

Na atividade de DJ, assim como em qualquer outra, é necessário desenvolver e condicionar algumas habilidades específicas. Algumas são fáceis, outras um pouco mais difíceis de serem desenvolvidas, mas nada que um treinamento bem orquestrado e um pouco de dedicação não resolva rapidamente.

 

Ser DJ e as habilidades naturais e desenvolvidas

Quanto mais e maior forem as habilidades, melhor e mais completo será o profissional DJ. Porém cada especialidade da arte e ciência DJ exige um conjunto mínimo básico de habilidades específicas. Saiba mais sobre habilidades naturais e desenvolvidas.  

 

 Falsos conceitos quanto a utilizar / se adaptar a diferentes modelos de equipamentos para DJs

Normalmente por falta de raciocínio lógico, bom senso, coerência e ou maturidade, muitos crêem em falsos conceitos quanto a migrar, se adaptar e ou utilizar  diferentes modelos de equipamentos e ou softwares para DJs. Saiba mais sobre a migração e adaptação quanto a tecnologias, modelos e marcas.

 

  O mau uso das tecnologias versus a arte e ciência dos DJs

O uso inadequado de recursos e facilidades tecnológicas estão empobrecendo a música e a arte DJ. O uso de alguns tipos de facilidades, principalmente durante o processo de aprendizado, retardam expressivamente o desenvolvimento das principais habilidades.     

 

Benefícios proporcionados pelo estudo da música

Estudar música trás diversos benefícios e devido a sua dinâmica, a arte DJ também contribui e gera muitos benefícios mentais, sensoriais e até físicos. Tire mais proveito desta arte.     

 

Mitos e falsos conceitos no universo DJ

A grande maioria dos DJs e produtores musicais que surgiram a partir do início deste século (XXI) demoraram muito mais tempo que o necessário para amadurecer devido, dentre outras coisas, a se escorar em falsos conceitos, mitos e ou ideias antiquadas especialmente disseminadas pela internet por outros aspirantes / iniciantes, DJs renomados, jornalistas, blogueiros, mídias “especializadas” e por outros "profissionais" de várias especialidades e atividades ligadas aos DJs - todos igualmente imaturos e / ou sem conhecimento real do assunto que falam / escrevem. Saiba mais, neste artigo.   

 

Livro How to DJ Properly - em português (de Portugal)

“How to DJ Right (Properly)”

Um livro para aspirantes e DJs de todos os portes e especialidades

Quer ser bom de verdade, ampliar sua maturidade técnica e ter diferencial? Então não tenha preguiça. Leia, estude e pesquise. Leia “How to DJ Right” - um livro com conteúdo técnico voltado para todos os tipos e porte de DJs

 

 

Série especial
Montagem / instalação básica de equipamentos para DJs

 

Introdução geral à série montagem / instalação básica de equipamentos para DJs

Introdução geral da série sobre montagem básica de equipamentos para DJs (Mixer, Players e outros). Não deixe de ler antes de partir para os outros da série pois contém informações e recomendações significantes.

 

    DJs Mixers - montagem / instalação / plugs / conectores

Descrições / funções dos principais plugs / conectores dos Mixers para DJs (um guia de referência, praticamente um manual de instalação básico de Mixers, em português).

 

Plugs / conectores / conexões de outros equipamentos para DJs

Introdução geral da série sobre montagem básica de equipamentos para DJs (Mixer, Players e outros). Não deixe de ler antes de partir para os outros da série pois contém informações e recomendações significantes.

 

Tipos comuns / básicos de cabos, plugs / conectores dos equipamento utilizados por DJs

Resumo geral sobre alguns dos principais tipos / modelos de cabos, plugs / conectores utilizados para interconectar os equipamentos das Workstations / estações de trabalho dos DJs.

 

Diagramas de conexões conceituais de Workstations / estações de trabalho básicas para DJs

Vários exemplos ilustrados de conexões entre equipamentos formando Workstations / estações de trabalho básicas para DJs.

 

 

Série especial

MP3 para uso profissional

 

Acabando com o mito da grande diferença de qualidade entre o vinil, CD e MP3 no universo DJ

Muitos DJs, inclusive veteranos e renomados, acreditam convictamente, sem ter promovido testes bem dirigidos / coordenados e ou análises sérias de forma correta, imparcial e coerente, que o áudio compactado como o MP3 é inferior ao CD, que por sua vez é inferior ao vinil, e que a diferença sonora quanto à qualidade é muito perceptível. Leia o artigo baseado em estudos e fatos, e veja a realidade.

 

O formato ideal do MP3 para uso na atividade DJ

Pouquíssimos DJs, incluindo renomados e veteranos, conhecem o formato de áudio compactado como deveriam, e com isso não tiram o proveito que poderiam. Seja para uso profissional ou por hobby, em relação ao DJ, vários parâmetros devem ser levados em consideração quanto ao MP3. Conheça melhor este formato de áudio para maximizar a qualidade sonora de sua apresentação.

 

Testando e quebrando mitos de que o MP3 é o vilão da história

O MP3 nem sempre é o vilão quanto à qualidade sonora de um evento, casa noturna ou club, como mostram muitos mitos, falsos conceitos e algumas ideias antiquadas disseminadas na internet por quem não tem conhecimentos reais sobre o assunto. Saiba como testar, analise com bom senso e maturidade, e reveja seus conceitos.

 

 A real qualidade sonora do CD e do MP3 em relação ao vinil e os mitos e ideias antiquadas

Durante décadas foram gerados, disseminados e sustentados em algumas mídias, principalmente na internet, muitos mitos, falsos conceitos e ideias antiquadas quanto a sonoridade do CD e do MP3 em relação ao vinil. Porém fatos, estudos e testes podem comprovar que muitos não são plausíveis.

 

Mp3 para DJs

O áudio compactado possui diversos formatos e parâmetros ligados à qualidade e compatibilidade. Para que o DJ tire maior proveito do MP3, deve conhecer alguns dos seus principais parâmetros,  buscando entender um pouco mais profundamente.

 

Vinil, CD, MP3 e as verdades, mitos, falsos conceitos e ideias antiquadas quanto a qualidade sonora

Os exageros, falta de bom senso, conhecimento, maturidade técnica e outros. O fato é que todos têm deficiências e virtudes quanto a sonoridade. Além disso, nenhum possui fidelidade total pois a sonoridade depende de diversos outros fatores. Conheça alguns e saiba tirar o máximo do que as novas tecnologias oferecem

 

 DJs inflexíveis, mente fechada X MP3

Muitos DJs, principalmente veteranos, são inflexíveis, têm mente fechada para áudio compactado / MP3 e se limitam técnica e profissionalmente.

Devido a falsos conceitos, mitos, ideias antiquadas e visão unidirecional, muitos DJs, produtores musicais e outros profissionais ligados à música, inclusive veteranos, não abrem o coração para formatos de áudio compactado como o MP3 e com isso se limitam técnica e profissionalmente.  

 

Edição de MP3 e de wav e a relação com a qualidade sonora

A edição de áudio digital compactado como o MP3, e de áudio digital não compactado como o wav e a relação com a qualidade sonora

Existem muitas controvérsias quanto a qualidade sonora entre CD, vinil e áudio compactado. Porém, o fato é que nenhuma destas tecnologias é perfeita. Cada uma tem seus prós, contras, virtudes e deficiências.

 

A reconversão do MP3 e a perda de qualidade

A edição, a conversão da conversão e a perda de qualidade do MP3 

Muitos DJs, especialmente os tecnologicamente menos preparados, têm o falso conceito de que converter / recompactar uma música de uma resolução ou formato para outro melhor, melhorará sua qualidade. Saiba o que de fato ocorre.  

 

 

Série especial

A arte e ciência dos DJs e a audição

 

DJs e amantes de música maltratam a audição

Sem perceber que estão provocando danos muitas vezes irreversíveis em uma das mais fantásticas ferramentas, jovens amantes da música, aspirantes a DJs e ou produtores musicais, DJs e produtores musicais castigam a audição de várias maneiras, muitas inconscientemente.

 

Fatores dentro e fora do universo DJ que geram perdas auditivas

Muitas situações, hábitos, atividades, doenças e outros fatores dentro e fora do universo dos DJs e da música, contribuem para a diminuição e até levam a perda total da audição mais rapidamente.

 

Os primeiros sinais da perda de audição

Para evitar problemas irreversíveis, os DJs, produtores musicais, pessoas que ouvem música muito alta e ou trabalham em locais barulhentos / sonoramente poluídos, devem conhecer alguns dos principais sinais de perda de audição.

 

Os DJs e os exames auditivos preventivos periódicos

A grande maioria dos DJs e produtores musicais - dos iniciantes aos veteranos - não se previnem, e quando descobrem problemas auditivos, muitas vezes já é tarde; já é irreversível.

 

DJs e produtores musicais e a limpeza inadequada dos ouvidos

Além de maltratarem com som muito intenso durante muito tempo, muitos aspirantes a DJs, produtores musicais, veteranos e outros profissionais da música não cuidam da limpeza dos ouvidos de forma apropriada.

 

Os DJs e produtores musicais e os cuidados para conservar a audição

Os que querem ser DJs e ou produtores musicais; os profissionais que utilizam a audição como ferramenta e os que querem apenas curtir música por muito tempo, sem, ou com o mínimo de problemas auditivos possíveis, devem conhecer os riscos, entender, se conscientizar e procurar cuidar bem da audição.

 

 

Série especial
Versão atualizada baseada na versão original de 2005
As especialidades técnicas dos DJs

 

Introdução geral a série Classificação / especialidades / categorias DJs

Muitas pessoas acham que DJs são todos iguais, porém há grandes diferenças técnicas, culturais / musicais e outras, dentre os vários tipos, o que poderíamos classificar em categorias / especialidades. Conheça nesta série as principais características e particularidades das principais especialidades / categorias dos DJs.

 

Classificação dos DJs quanto a cultura musical (gêneros, ritmos e estilos)

Quanto a cultura musical o DJ pode ser classificado em várias especialidades. Ao contrário do que muitos imaginam a grande maioria dos melhores e / ou mais famosos DJs do mundo, já tocou vários ritmos antes de se definir e optar por um ou dois.     

 

Classificação dos DJs quanto aos equipamentos e tecnologias

Com a diversidade de equipamentos, e também das diferentes características e necessidades técnicas das diversas especialidades da atividade de DJ, é possível classificar os DJs quanto a equipamentos em 4 categorias básicas. Veja mais.     

 

Introdução a classificação de algumas das principais categorias / especialidades técnicas dos DJs

Cada uma das especialidades dos DJs requer um conjunto de conhecimentos e habilidades distintas e cada uma tem suas virtudes, deficiências e particularidades.

 

Os DJs em sua essência original e suas principais características e particularidades

O DJ no seu formato verdadeiro / original / tradicional que vem sofrendo mutações através da fusão com outras especialidades musicais e dando origem a novas especialidades, algumas mal interpretadas.

 

Os DJs de clubes, rádios e raves e suas principais características e particularidades

Três especialidades tecnicamente próximas, mas com algumas particularidades significantes, principalmente quanto a conhecimentos, habilidades e domínio / manipulação de públicos.

 

Os DJs turntablists (performances) e suas principais características e particularidades

Esta especialidade está entre as primeiras e poderia realmente ser classificada como DJ Live PA. Alguns DJs desta especialidade criam remixes durante suas apresentações ao vivo, através da aplicação de efeitos e “malabarismos” sonoros / musicais.

 

Os DJs Produtores / Remixers e suas principais características e particularidades

Especialidade que surgiu basicamente da fusão do DJ tradicional / clássico e do produtor musical. Duas atividades musicais completamente distintas quanto a técnicas, conceitos e ferramentas.

 

Os DJs de equipes de sonorização / Mobiles DJs e suas principais características e particularidades

Muito dos melhores e respeitados DJs da atualidade começaram nesta especialidade. Apesar de não ter destaque na mídia esta especialidade é uma das que possuem DJs muito bem preparados, e que tecnicamente superam facilmente muitos DJs renomados.

 

Os DJs de Live PA e suas principais características e particularidades

A mais nova” e controversa das especialidades DJs. Devido a diversas características é mal interpretada / compreendida pela grande maioria, inclusive por muitos jornalistas e mídias especializadas. Corretamente compreendida e aplicada, é com certeza uma das mais fantásticas especialidades dos DJs.

 

Os DJs instrutores e suas principais características e particularidades

A especialidade que tem o objetivo de construir os novos futuros DJs no menor tempo, com o máximo de conhecimento, criatividade, habilidade e maturidade técnica profissional.

 

Considerações finais sobre a série Classificação / especialidades / categorias DJs

Cada pessoa tem mais a ver com uma especialidade que com outra. Poucos são bons em várias. De qualquer forma, o ideal é que domine primeiramente uma, depois conheça e explore outras, e assim escolha a mais adequada a sua personalidade.

 

 

Série especial
Como comprar produtos para DJs

 

Menu geral da série especial com vários artigos sobre como comprar produtos para DJs

Minimize ou elimine possíveis erros e arrependimentos quanto a compra de equipamentos, softwares / programas e outros produtos e serviços para DJs e varias outras áreas.

 

Erros comuns na escolha e compra de produtos para DJs   

Aprendendo a analisar e escolher os equipamentos e / ou softwares / programas mais adequados às suas necessidades, minimizando possíveis erros e arrependimentos.

 

    Obtendo informações adequadas para minimizar erros na compra de produtos para DJs

Aspirante a DJ, DJs  iniciantes e muitos DJs experientes investem errado por falta de informações, se guiar por mitos e ou falsos conceitos e muitas vezes ser "Maria vai com as outras".     

 

Falsos conceitos e preconceitos quanto a equipamentos e outros produtos para DJs

Falsos conceitos e preconceito quanto a marcas, modelos, recursos e facilidades dos produtos e tecnologias para DJs.   

 

Comprando equipamentos e softwares quanto à sua técnica, necessidades e bolso

Muitos acham que para ser um DJ  bom de verdade tem que ter equipamento top de linha, o mais caro; mas a realidade é que nem sempre os  modelos tops de linha e ou os mais caros são os mais indicados e adequados a alguns tipos / categorias de profissionais. 

 

O equipamento e a especialidade / necessidade técnica do DJ

Modelos, tipos dos equipamentos, recursos e funções X especialidades, categorias profissionais e necessidades técnicas do DJ.

 

Equipamentos para DJs, novidades, lançamentos e prováveis problemas

Ansiedade para comprar novidades no período do lançamento pode gerar dor de cabeça, principalmente devido a suporte ineficiente no mercado.

 

Ser bom e ser famoso são duas coisas diferentes

Bonito, popular X qualidade e eficiência

Beleza / aparência, marca / etiqueta, tradição e popularidade, nem sempre são sinônimos de qualidade e eficiência.

 

Conceito de caro, barato, econômico, justo / compatível, bom e ruim

Custo X Benefício (durabilidade, qualidade e eficiência). O barato pode sair caro e o caro pode sair muito caro.

 

O preço justo para produtos, equipamentos softwares / programas e serviços de / para DJs

Compatibilidade entre qualidade / eficiência e preço, sem exageros e margens de lucros exorbitantes, justo para todos: indústria, comércio e consumidor final.

 

(Classificação / categoria de produtos)

X

(Custo x benefício / eficiência)

Para que os DJs / consumidores escolham com mas facilidade e façam uma compra mais acertada é necessário que a indústria e o comércio classifiquem melhor seus produtos.

 

 

Assuntos gerais para DJs

 

    Problemas e inconvenientes causados pela "USB"

Apesar de ser uma maravilha e extremamente útil, a porta USB tem inúmeras deficiências. A maioria dos usuários acha que pode sair conectando qualquer tipo de equipamento a qualquer porta USB sem problemas, mas infelizmente a coisa não é bem assim. Antes de criticar o PC e / ou o sistema operacional, conheça um pouco desta porta e algumas de suas deficiências / limitações.

 

    A rápida evolução dos controladores e dos equipamentos híbridos para DJs

Os novos controladores e equipamentos USB/MIDI para DJs, da Numark, Denon, Vestax, Pioneer e EKS, tais como, Otus, CDJ-400, MEP-7000, NS7, DN-S1200, VCI-300.   

 

    CDJ 2000 e CDJ 900

CDJ-2000 e o CDJ-900 resultado da mistura / fusão de recursos, funções e design da CDJ-1000 com o MEP-7000 também da Pioneer.     

 

Sistema de amplificação

Sistemas de amplificação que podem ser utilizados com o computador para criar sistema de mixagens para DJs. De equipamentos mais profissionais e mais caros, a sistemas pequenos para ensaiar ou se divertir com baixo custo.     

 

Conexões básicas

(Placas de som X Mixer X Sistema de amplificação)

Montagem física básica de placas de som ao sistema de áudio (amador ou profissional) para uso com softwares profissionais de mixagem para DJs.   

 

A Pioneer poderá produzir equipamentos para DJs no Brasil?!

A possibilidade da Pioneer produzir equipamentos para DJs no Brasil e a relação com preços baixos, melhor garantia e suporte técnico de qualidade.

 

    A Pioneer DJ na ExpoMusic e o DDJ-Ergo, seu novo controlador

Mais uma vez, a grande novidade da ExpoMusic para DJs este ano ficou por conta da Pioneer. Ela apresentou no evento seu novo controlador e desta vez, pelo que tudo indica, a parceria é com a Atomix, desenvolvedora do VirtualDJ, um dos mais populares softwares profissionais para DJs.

 

Controladores complementares para DJs

Controladores para softwares / programas de áudio, vídeo, iluminação de diversos modelos para diferentes necessidades e aplicações como, performance Live PA, estúdios e mais.

 

Conceitual

Especial DJing / Mixando no computador

Tecnologias para DJs

Vários artigos sobre as novas gerações,  tecnologias, recursos, tendências, evoluções, análises, dicas, críticas, presente e futuro dos equipamentos para DJs modernos, dinâmicos, criativos e também para tradicionais / conservadores,  amadores ou profissionais.

 

    Programas(softwares) profissionais de mixagem para DJs

Leia o resultado das análises e saiba os prós e contras de alguns dos principais programas profissionais para DJs. Saiba o que é preciso para funcionar corretamente e com a mesma confiabilidade dos equipamentos convencionais.

 

Virtual DJ

Programa/software profissional de mixagem para DJs

Leia uma breve análise do Virtual DJ, um dos softwares profissionais mais populares, e conheça alguns dos seus prós e contras.

 

Traktor

Programas/softwares profissional de mixagem para DJs

Leia uma breve análise do Traktor, um dos softwares profissionais com melhor qualidade de áudio e maior estabilidade, e conheça alguns dos seus prós e contras.

 

Timecode DJ Controle

Custo X benefício X portabilidade.
Será que vale a pena?

Sistema que transforma toca-discos profissionais em "joysticks" para manipular músicas armazenadas no computador como se estivessem no próprio vinil. 

 

 

ID3 / Tag

Conheça o ID3  e saiba sobre suas incompatibilidades com os players Denon DN-S1000 e Technics SL DZ-1200 para DJs. Veja também a solução para o problema.

 

Computador - a configuração básica ideal para DJs

O computador para uso com softwares de mixagens para DJs para uso profissional e ou amador.

 

Placas de som (soundcards) para DJs

Soundcards para softwares profissionais de mixagem para DJs

Placa de som surround X multi-canais estéreis

Drivers - ASIO X MME (multimídia) / DirectSound e os softwares para DJs.

 

A indústria de equipamentos para DJs     

A evolução, acertos, erros,  falhas e as deficiências da indústria de equipamentos para DJs.

 

Tecnologias, recursos, conceitos e tendências de Players, Mixers convencionais e controladores

Tecnologias, recursos e conceitos que maximizam a precisão, resistência e conforto operacional dos controladores e dos equipamentos convencionais para DJs e a má utilização destas tecnologias por parte da indústria.

 

ExpoMusic também para DJs

Maior evento comercial de música da América latina. Um espaço também para produtores e DJs, iniciantes ou veteranos.

 

26ª edição da ExpoMusic e as novidades para DJs

As atenções dos DJs que visitaram a 26ª Expomusic estavam voltadas para a CDJ-2000 da Pioneer, o NS7 da Numark e a APC40 da Akai. Veja um resumo sobre os principais expositores de produtos para DJs.     

 

27ª edição da ExpoMusic e as novidades para DJs

Mais uma vez a ExpoMusic, evento voltado para o mercado de shows e eventos musicais de todos os portes / tamanhos, apresentou algumas novidades para DJs através de distribuidores oficiais do Brasil.     

 

    RMC - Rio Music Conference

Um evento extremamente recomendado, praticamente indispensável para quem é ou quer ser DJ e / ou produtor bom de verdade, que pretende atuar comercialmente. É um evento quase que obrigatório para quem quer entrar no mercado DJ e de produção musical pela porta da frente, com conhecimento e maturidade técnica profissional.

 

 

 

Série especial
Cuidados com os equipamentos para DJs

 

Cuidados com os equipamentos para DJs

Vilões e vítimas

Introdução geral, componentes mais frágeis, defeitos, causas e soluções. Saiba quais os principais defeitos dos equipamentos para DJs e os cuidados que se deve ter para minimizar o desgaste e aumentar a vida útil dos mixers e players.     

 

Cuidados com os equipamentos para DJs

Potenciômetros

Poeira, uso excessivo desnecessário e / ou em performances, falha da indústria, falta de cuidados preventivos do usuário fazem com que os potenciômetros durem muito menos do que poderiam.

 

Cuidados com os equipamentos para DJs

Unidade óptica / leitor óptico / pick-up

Mídias (CD/DVD) arranhadas, sujas, formatos de mídia, etiquetas e  falta de cuidados preventivos do usuário são alguns dos vários fatores que danificam a unidade óptica dos players.

 

Cuidados com os equipamentos para DJs

Cuidados gerais

Pancadas, vibrações principalmente no transporte, umidade e  temperatura diminuem dramaticamente a  vida útil dos componentes e de todo o equipamento.     

 

 

Série especial

Briga tecnológica entre os tops DJs players

 

Briga tecnológica entre os tops DJs players

Introdução geral

Denon, Pioneer, Numark ou Technics? Qual fabricante tem os melhores equipamentos? Qual o melhor modelo? Que equipamentos tem o melhor preço? Como escolher o que comprar?  Esclareça estas e muitas outras dúvidas.     

 

Briga tecnológica entre os tops DJs players

Numark CDX

Um equipamento que quanto a design e sensibilidade pode agradar tanto aos modernistas quanto aos tradicionalistas e principalmente aos DJs turntablists (DJs de performances).

 

Briga tecnológica entre os tops DJs players

Technics SL DZ1200

Apesar do grande esforço da Technics, da grande evolução, dos vários recursos, excelente acabamento, qualidade dos componentes  e de ser muito bonita, a  DZ1200 possui muitos contras, pontos negativos, principalmente quando comparada a modelos de MP3 players profissionais da Numark e da Denon.

 

Briga tecnológica entre os tops DJs players

Denon DN-1000

Feita para concorrer na categoria dos pesos leves de MP3 Players profissionais como a CDJ-200 da Pioneer, a DN-S1000 possui recursos e funções de peso pesado como a CDJ-1000 também da Pioneer.

 

 

Série especial (Jan/2010)
A baixa qualidade de eventos técnicos para DJs

 

A baixa qualidade de eventos técnicos para DJs

Muitas idéias / projetos são excelentes e aparentemente alguns responsáveis, idealizadores e executores têm boas intenções, mas na prática a maioria dos eventos são extremamente fracos, de baixa qualidade, ineficientes e conseqüentemente caros.

 

A falta de preparo da maioria dos que atuam em eventos técnicos para DJs

Alguns eventos técnicos deixam claro que para atuar em workshops, palestras, debates e treinamentos em geral, não basta só ser bom e / ou ser famoso. É preciso ter um preparo especial adequado em treinamento, pois nem todo bom profissional sabe ensinar / passar seu conhecimento de forma técnica e descomplicada.

 

Falta de estudos, pesquisas, investigações e planejamentos adequados

Muitos eventos são criados sem nenhum estudo e planejamento adequado, simplesmente na tentativa e erro, sem técnica, totalmente na base da aventura, e por isso muitos destes eventos levam anos para realmente terem alguma qualidade e serem bons de verdade.

 

    O mau direcionamento dos eventos técnicos para DJs

Muitos eventos técnicos para DJs como workshops, oficinas e / ou cursos não têm definições claras quanto a tema, assunto, nível técnico (básico, médio, avançado, completo / do básico ao avançado), dentre outras classificações importantes; com isso a maioria das pessoas investe inadequadamente, e se frustra.     

 

Pagando para assistir comercial

Alguns "profissionais" / empresas promovem eventos técnicos como "workshops", 100% patrocinados, para demonstrar, apresentar, divulgar produtos e seu poder, com objetivos publicitários e comerciais, porém cobrados / pagos. Não tem lógica e é até injusto pagar para assistir este tipo de evento. Daqui a pouco vão cobrar para se entrar em loja de automóveis, eletroeletrônicos...

 

 

Série especial (Fev/2007)
Controladores USB / MIDI conceituais para DJs

 

Introdução aos controladores USB/MIDI conceituais para DJs

Tendência que em um futuro próximo pode substituir a maioria dos equipamentos tradicionais completamente, os sistemas timecode e CD / MP3 players profissionais para DJs, devido a praticidade, confiabilidade, precisão, versatilidade e custo.

 

Controladores MIDI / USB conceituais integrados e modulares para DJs

Devido a diferentes necessidades das diferentes especialidades dos DJs, faz-se necessário diferentes modelos, com diferentes recursos e custos

 

Alguns detalhes dos controladores conceituais para DJs

Alguns detalhes, recursos e facilidades  de conceito apresentado nesta série.

 

Combinações de controladores conceituais

Veja outras possibilidades e algumas combinações de controladores conceituais para DJs.

 

Tecnologias alternativas aos sistemas timecode para DJs

Mais práticas, precisas, flexíveis, inteligentes, confiáveis e, possivelmente, de menores custos

Tecnologia / recurso conceitual alternativa ao timecode para aproveitar os toca-discos, e / ou manter o charme físico de se usar o vinil, que poderia diminuir ainda mais o custo e aumentar a precisão e confiabilidade, se utilizado em conjunto com outras tecnologias, recursos e conceitos citados nesta série de artigos.     

 

 

Série especial

A injusta classificação dos DJs promovida por algumas mídias

 

Boa intenção, porém ineficiente, injusto e até desastroso o método de classificação dos DJs

Apesar da boa intenção e da ideia ser válida, de forma muitas vezes inconsciente, algumas mídias nacionais e internacionais classificam DJs, produtores e outros profissionais de forma inadequada, até injusta, e com isso, acabam não trazendo nenhum benefício.

 

A metodologia de classificação e a injustiça com a maioria dos DJs

Os atuais métodos utilizados para classificar os DJs quanto a ser bom / ser o melhor provocam muita injustiça.

 

Maliciosa, proposital ou inocente a inadequada classificação dos DJs?

Apesar de algumas classificações parecerem propositais, para forçar a venda de forma artificial...

 

Preconceito e desrespeito com muitas especialidades da atividade DJ

Na maioria das classificações denominadas “Os melhores DJs”  do Brasil, do mundo ou outra, existem certos preconceitos ou “esquecimentos”.

 

Conclusão da série sobre a má classificação dos DJs

Com a má classificação, dentre outras deficiências graves do mercado DJ, mais cedo ou mais tarde, inclusive algumas mídias, vão acabar perdendo a pouca...

 

 

Série especial (Jan/2009)
Prostituição comercial
Como não ser só mais um aventureiro oportunista

 

Introdução geral

Muitos querem ser famosos e / ou ganhar dinheiro, mas não se esforçam nem se dedicam para primeiramente serem bons e terem diferencial; daí se tornam aventureiros, oportunistas em geral e contribuem com a prostituição comercial.

 

A prostituição comercial

Preguiça, acomodação, relaxamento, ganância, pressa, ansiedade para ser famoso e / ou rico, falta de estudo, pesquisa, preparo, condicionamento mental e físico, falta de visão comercial, maturidade, auto-avaliação, são alguns dos maiores culpados pela prostituição comercial.

 

O aventureiro comercial

Sem o preparo, conhecimento e habilidade mínima adequada / necessária para atuar comercialmente, se aventuram em um mercado gerando, contribuindo e / ou patrocinando a prostituição comercial. Muitos “profissionais” de várias áreas e a grande maioria dos DJs são aventureiros comerciais.

 

O oportunista comercial

DJs e vários outros tipos de “profissionais” vivem procurando / forçando oportunidades, muitas vezes puxando o saco para se ingressar em um mercado, se dar bem, ficar famoso e / ou rico de maneira “rápida” e / ou “fácil”, antes de estar realmente pronto, preparado com qualidade e / ou eficiência real mínima necessária para atuar.

 

Reconhecimento e classificação geral do oportunista e aventureiro comercial

É fácil distinguir um profissional bom de verdade de um aventureiro e / ou oportunista. O bom de verdade primeiro se prepara, busca diferencial para depois atuar.

 

Prejuízos e injustiça comercial provocados pelos aventureiros, oportunistas e prostituição comercial

Os aventureiros e / ou oportunistas comerciais, sem ou com intenção, prostituem o mercado vendendo ilusão, produtos e / ou serviços de baixa qualidade, desrespeitando clientes e  profissionais sérios bons de verdade.

 

Aventureiros e oportunistas que não aprenderam a lição

DJs aventureiros e / ou oportunistas que ficam bons de verdade depois de anos quebrando a cabeça, deixam de ser aventureiros e novamente voltam a se aventurar em outra(s) especialidade(s) e / ou atividade(s) e DJs bons de verdade que se tornam aventureiros e ou oportunistas.

 

Conhecimento, habilidade versus o certificado

Em qualquer atividade, profissional ou não, do músico ao médico, bons cursos são necessários para maximizar o aprendizado, conhecimento, habilidades e   o amadurecimento técnico profissional, porém nem sempre o certificado é sinônimo de qualidade e eficiência.

 

É possível aprender sozinho e não se tornar um oportunista ou aventureiro?

Apesar de se perder muito mais tempo, até anos, para  dominar o que em um bom curso se levaria meses ou semanas, qualquer pessoa normal, pode aprender sozinha. Um bom curso é importante para minimizar em até centenas de vezes o tempo de aprendizado e maximizar o conhecimento e habilidade.

 

Ser bom de verdade e não um aventureiro oportunista

O que você quer ser quando crescer? Bom de verdade ou um oportunista e / ou aventureiro preguiçoso?
Não importa a atividade comercial. Seja médico, DJ, engenheiro, produtor, promoter, empresário ou tantas outras.

 

Montar uma empresa ou se transformar em um profissional é fácil, "difícil" é ser bom

Montar uma empresa ou se transformar em um profissional com um certificado é fácil; difícil é ser bom de verdade, ter conhecimento, sabedoria, habilidades reais e diferenciais.  

 

Oportunismo disfarçado

Falso conceito: só caro, bonito, grande, famoso (“popular”) é bom, porém uma empresa ou profissional não precisa ser grande ou famoso para ser bom de verdade, e isso é fácil perceber, pois no mercado há muitos profissionais e empresas renomadas que surgiram e se mantém por oportunismo, não por méritos de qualidade, eficiência real.

 

O objetivo desta série sobre prostituição comercial

Um dos objetivos é conscientizar os que praticam e / ou promovem a prostituição comercial inconscientemente, sem má intenção, para que possam acordar e melhorar seus produtos / serviços. Também é objetivo mostrar aos mal intencionados que há formas de reconhecer, combater e / ou desmascará-los tecnicamente.

 

Notas complementares sobre prostituição comercial

-Desculpa de muitos DJs oportunistas e / ou aventureiros.
-Buscando ser exemplo de luta contra a prostituição comercial em vários mercados profissionais.

 

 

Série especial

Áudio / acústica básica para DJs

 

Introdução geral da série áudio / acústica

Para a maioria das categorias de DJs não é obrigatório o conhecimento profundo deste assunto porém, o estudo / conhecimento, pelo menos básico,  ajuda a entender alguns parâmetros e características sonoras da música e de ambientes. Para profissionais de equipe de sonorização, responsáveis pela montagem, instalação e configuração dos equipamentos, o assunto se torna obrigatório.

 

Som

A matéria-prima da música

Apresentação de alguns conceitos básicos e fundamentais de áudio e acústica, de uma forma simplificada para DJ.

 

Freqüências / Tons

Apresentação de alguns conceitos básicos e fundamentais de áudio e acústica, de uma forma simplificada para DJ.     

 

Efeitos sonoros naturais ou provocados intencionalmente (artificiais)

Apresentação de alguns conceitos básicos e fundamentais de áudio e acústica, de uma forma simplificada para DJ.

 

Conclusão e observação do DJ especialista em treinamento WJP

Conclusão e nota / observação do especialista em treinamento DJ Wagner J. Pereira sobre a série "Áudio / acústica básica para DJs" .

 

 

Primeiros artigos experimentais

 

O que é e para que serve MP3

Apesar de ser um artigo antigo, com visual simples, tem um excelente conteúdo, informações técnicas muito úteis e pouco conhecidas, mesmo por profissionais da música.     

 

Manual de instalação e configuração do PCDJ

Manual em português de instalação e configurações básicas do software de mixagem profissional para DJs, desenvolvido em nosso laboratório / estúdio.

 

Equipamentos para DJs

versão de 2002

Conheça os principais equipamentos ( mídias e tecnologias) para DJs ( CD / MP3 Players, turntable / toca-discos, mixers e efeitos).

 

 

Alguns dos artigos acima faziam / fazem parte do material didático do curso de DJ do instrutor Wagner J. Pereira e foram rapidamente adaptados para este site, que também é de sua autoria.

 

Clique aqui e veja outros artigos e críticas

Escritos pelo DJ Instrutor Wagner J. Pereira

No novo site

(Experimental em desenvolvimento e teste)

 

 

Neste site promovo críticas positivas e negativas e mostro prós e contras de produtos e serviços voltados para noite e DJ, sempre buscando ser justo e imparcial, com o objetivo de contribuir com a melhora em vários aspectos do mercado, o que trará consequentemente, benefícios a todos com o mesmo propósito. Não sou jornalista, repórter ou outra especialidade do gênero.  Sou apenas um estudioso da vida noturna,  DJ, música, tecnologia geral e outros assuntos indiretamente ligados a eles. Tenho também visão extremamente lógica, técnica, imparcial e muito bom senso, além de extrema facilidade para assimilar e analisar de forma técnica praticamente qualquer coisa. Tudo adquirido ao longo de anos de dedicação em estudos, pesquisas e  testes.  Os textos e matérias daqui são apenas formas de compartilhar uma pequena fração dos meus conhecimentos com quem se interessar e / ou precisar deles, e divulgar um pouco meu trabalho de estudo e pesquisa.  Para maiores detalhes, veja nossas políticas.

 

 

Veja como copiar e / ou imprimir as dicas e matérias e nossa  política de registro e cópia.

 

Veja também nossa política geral e principalmente de desenvolvimento de matérias.

 

Todos os  artigos e dicas foram 100% escritos, ilustrados e adaptados para o site (montagem das páginas) pelo DJ Wagner J. Pereira especializado em treinamento, instrutor do Xtreme-DJ.