O Curso de DJ Artigos, análises e dicas para DJs O DJ instrutor, analista e crítico Wagner J. P. Contato

 

Curso XTrM

Diferencial do nosso curso
Questões Frequente
Os cursos de DJ
Método de Ensino do Xtreme DJ
Material didático
Equipamento do curso
Gênero, ritmos e estilos
Cronograma didático do curso
Local, dias e horários
Plano de pagamento
Dicas e artigos
Outras
 informações
Certificado
O Instrutor
Vídeos
Ex-alunos
O Site do curso

Política geral

 

Mapa do site

 

FAQ antigo

 

Novos artigos

 

 

 

DÚVIDAS MAIS FREQÜENTES QUANTO AOS NOSSOS CURSOS PARA DJs

Xtreme-DJ ( Arte, Cultura e Tecnologia )

 

Ser DJ é divertido, mas tem que levar a sério.

 

?  ?  ?   Por que, quando, como, onde   ?  ?  ?

 

Não tenha dúvidas, falsos conceitos, não compre ilusão e/ ou mentira e não jogue dinheiro fora. Pesquise, compare e escolha.

 
 

QUER SER UM DJ DE VERDADE?

QUER SABER MAIS SOBRE A PROFISSÃO / ATIVIDADE?

LEIA O FAQ ABAIXO E ELIMINE SUAS DÚVIDAS.

 

O FAQ contém informações que serão muito importantes na decisão quanto a profissão / atividade e na comparação e escolha de um bom curso.

 

»  O que é o DJ?

»  Como saber se ser DJ é uma boa opção para mim?

»  Para quem é direcionado o curso?

»  E fácil ser DJ?

»  O que é estudado no curso?

»  O curso é complicado?

»  Qual o objetivo do curso?

»  Como são as aulas e o curso?

»  Como é o material didático / apostila do curso de DJ Xtreme?

»  Como saber se o material didático / apostila  foi realmente desenvolvido por vocês?

»  O que acontecerá se alguém copiar suas idéias e/ou material didático?

»  O curso é caro?

»  Que ritmos são estudados no curso?

»  Tenho que ter algum equipamento para fazer o curso de DJ?

»  Sou obrigado a ler a apostila do curso de DJ Xtreme e fazer as aulas teóricas?

»  Que idade mínima pode ter o interessado para fazer o curso de DJ?

»  Quais equipamentos são utilizados no curso?

»  Em quanto tempo posso ser um grande profissional?

»  O que o curso espera de um aluno?

»  Como saber se o curso realmente é bom?

»  O que pode acontecer se eu tentar aprender sozinho ou com alguém que não está preparado técnica e didaticamente?

»  Além do material didático do curso, preciso levar algum material extra?

»  Qual a periodicidade de atualização do material didático?

»  Que cuidados devo tomar quanto aos ouvidos durante o curso?

»  Quais são as principais ferramentas de um DJ?

»  Devo ou poderei fazer um curso de produção paralelo ou posterior ao curso  de DJ?

» Quais os futuros projetos do curso?

» Qual o seu ritmo preferido?

 

 

 

O que é o DJ?

Em resumo o DJ é um apreciador, profundo conhecedor e colecionador musical, que usa este conhecimento para animar públicos.  Na maioria das vezes, é o principal responsável pela animação e sucesso de casas, festas ou eventos.

Sugestão: Leia a série de artigos abaixo e conheça mais sobre DJs, classificação tipos / especialidades e muito mais. Escrito pelo DJ instrutor especializado em treinamento Wagner J. Pereira.

Volta 

 

Como saber se ser DJ é uma boa opção para mim?

Praticamente qualquer um pode ser DJ. Depende apenas do nível de dedicação, maturidade,  personalidade e / ou necessidade (diversão, profissão, terapia, entre outros). Se você sempre gostou muito de música, há algum  tempo vem pensando em entrar na música de alguma forma e não é apenas empolgação de momento ou não está fazendo somente para agradar a terceiros ou por dinheiro, com certeza é uma boa opção. Se sua escolha foi de coração e se gosta de verdade, irá se divertir e aprender muito. Fazendo com o coração, com certeza se dedicará mais, com isso terá terá um diferencial expressivo e mais chance comercial de sucesso.

Sugestão: Leia os artigos abaixo para saber sobre os benefícios do estudo musical como DJ e conheça também as especialidades existentes. Assim poderá escolher uma mais adequada para você, quanto a necessidade, objetivos e / ou personalidade.

Volta

 

Para quem é direcionado o curso?

Para qualquer um que goste de música e queira muito aprender a arte dos DJs para uso profissional ou apenas como hobby, diversão, autosatisfação ou complemento profissional. Nosso curso também serve para DJs que não possuem e querem acrescentar técnica ao seu trabalho e para profissionais ligados a música, como locutores, aumentando a visão musical e possibilidades comerciais.

Volta  

 

E fácil ser DJ?

Ser DJ é fácil, mas ser bom requer dedicação, como qualquer outra atividade, profissão, esporte ou hobby. Ser um grande profissional, de qualquer área / atividade não é tão fácil, mas também não é tão difícil. Só depende da dedicação, disciplina e maturidade de cada um. Se fosse muito fácil não teria graça, e facilmente todos seriam grandes DJs, cantores, médicos, pilotos, advogados, engenheiros  e até poderiam atuar / ter  em várias atividades / profissões simultaneamente. São justamente os obstáculos, as dificuldades e o fato de vencer, superar e adquirir conhecimento e diferencial,  que tornam as coisas interessantes e sedutoras. Coisas fáceis são monótonas, tornam-se enjoativas e perdem a graça rapidamente até para os menos dedicados, relaxados e preguiçosos. Os mais dedicados, esforçados e persistentes vencem qualquer obstáculo e chegam onde querem facilmente.

Volta   

 

O que é estudado no curso?

Na aula teórica em estúdio, estudamos principalmente a estrutura e a sonoridade musical, que juntos têm mais de 70% de importância no curso. As aulas práticas servem para treinar / praticar o que foi ensinado / aprendido na aula teórica e desenvolver as principais habilidade mentais, físicas e sensoriais (auditivas) necessária aos DJs.

Volta  

 

O curso é complicado?

Para quem quer estudar / aprender porque realmente gosta de música, e não por obrigação, só para aparecer, ou chamar a atenção, não é complicado. Qualquer coisa que se estuda por gostar, por prazer, por mais difícil que pareça, se torna fácil. Todo estudo, pesquisa, análise, conhecimento da estrutura e da sonoridade musical, descobertas dos segredos da música, tanto para melhor apreciação musical quanto para técnica profissional DJ, será muito interessante e divertido para quem gosta de música. Quem fizer o curso apenas por empolgação de momento, somente por status, dinheiro ou para aparecer, sem ser realmente apaixonado por música pode no início achar o curso chato, pois não fez a escolha com sua própria cabeça e coração. Um bom profissional, que se destaca facilmente, é aquele que faz algo porque gosta e não só por dinheiro ou, como já dissemos, para aparecer/ chamar a atenção. Falta de dedicação, relaxamento, preguiça geral e principalmente mental e falta de maturidade contribuem em muito para tornar o curso / aprendizado mais complicado do que realmente é. Outro fator que torna o estudo complicado é se o curso for ministrado por DJs que não são realmente especializados em treinamento, não têm didática, técnica de treinamento e um bom material didático auxiliar / complementar. Não adianta apenas saber tocar bem para ministrar aulas / cursos; é necessário ter técnica didática, conhecimentos e habilidades especiais relacionados a treinamento para atuar como instrutor.

Volta   

 

Qual o objetivo do curso?

Criar gerações de novos profissionais mais bem preparados, criativos, técnicos e maduros profissionalmente através de um curso de DJ bem elaborado, treinamento bem dirigido, bem coordenado, ministrado por um instrutor realmente especializado em treinamento DJ e com um material didático complementar, em muito menos tempo que o necessário quebrando a cabeça na tentativa e erro sozinho ou após um curso mal elaborado. Nosso objetivo é principalmente criar DJs para fazer a diferença no mercado e não ser simplesmente mais um.

Volta   

 

Como são as aulas e o curso?

Apesar de sério, o curso é alegre, descontraído, dinâmico, moderno, inteligente, técnico, lógico, transparente, criativo e algumas vezes, quando necessário, rígido. Grande parte das técnicas e conceitos de treinamento são próprios e exclusivos, criados e analisados em nosso estúdio / laboratório ao longo de anos, para simplificar / facilitar a compreensão e maximizar a assimilação e / ou aprendizado de acordo com o perfil intelectual, emocional, nível de maturidade, dedicação e dinâmica de cada aluno.

Volta   

 

Como é a apostila do curso de DJ Xtreme?

Nosso material didático / apostila está em constante atualização, onde são inseridas novas informações, técnicas e conceitos de acordo com a evolução natural da atividade DJ. Atualmente a apostila técnica está dividida em quatro partes: estrutura musical, sonoridade musical, equipamentos e o equipamento e a música (mixagem), tudo muito ilustrado para facilitar a compreensão e a assimilação. Além da apostila, mantemos um site com artigos técnicos complementares de assuntos variados opcionais  direto e indiretamente ligados aos DJs. O site possui um conteúdo rico, com informações que podem ampliar o conhecimento, maturidade, técnicas e contribuir com as habilidades mentais (intelectuais e emocionais) e sensoriais (auditivas) muito mais rapidamente se somado ao treinamento promovido nas aulas práticas estratégicas ministradas em nosso estúdio / laboratório durante o curso, pelo instrutor especializado em treinamento Wagner J. Pereira. A soma do conteúdo do treinamento adequado com o estudo igualmente adequado, dedicado e com atenção do conteúdo da apostila e de alguns artigos do site, permite que uma pessoa adquira conhecimento, habilidade e maturidade técnica profissional equivalente a DJs profissionais, bons de verdade, com anos de experiência em apenas algumas semanas.

Para comprovar nossa seriedade e dedicação, e em respeito aos nossos clientes / alunos, nosso material didático, técnicas de treinamento e todo o conteúdo do site são exclusivos de nossa autoria e há mais de 10 anos são 100% documentados e registrados, para evitar controvérsias.

Clique aqui e saiba mais sobre o material didático / apostila do curso de DJ.

Volta   

 

Como saber se o material / apostila foi realmente desenvolvido por vocês?

Através do rico conteúdo documentado e registrado de nossa autoria, que serve para comprovar a autenticidade de tudo que desenvolvemos, nossa seriedade, dedicação, esforço, que somos verdadeiramente especializados em treinamento DJ, que somos pioneiros no desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação de muitas técnicas, conceitos de treinamento DJ, que temos diferencial e também que somos referência para muitos, inclusive renomados. Através do conteúdo do material didático podemos  comprovar que não somos só mais um  aventureiro, oportunista, mal preparado buscando ganhar dinheiro fácil como a grande maioria dos concorrentes que jogam sujo para se destacar, e não têm o conhecimento e preparo real dentro de suas ditas especialidades. Tudo que desenvolvemos, registramos justamente para evitar controvérsias.  O primeiro registro de nossas criações consta datado no órgão responsável em dezembro de 1999. Até 2010 já fizemos mais de 10 registros, totalizando aproximadamente 1.000 páginas de material técnico de treinamento, artigos e outros, diretamente ligados à DJs. Nosso material está em constante evolução. Veja nossa política geral.

Volta   

 

O que acontecerá se alguém copiar suas idéias e / ou material didático?

Primeiro ficará bastante chato para eles, pois, podemos comprovar jurídica e publicamente a autenticidade de nossas criações, através do conteúdo documentado e registrado. Além do mais, não registramos nossos artigos e material contendo nossas técnicas e conceitos de treinamento apenas para comprovar sermos os donos dos direitos autorais pois uma das coisas mais importante para nós é comprovar quando os mesmos foram desenvolvidos e registrados, através da data do documento / registro, e com isso mostrar que estamos a frente, que somos referência para muitos. Para saber mais sobre este assunto leia a resposta da pergunta anterior e veja nossa política de segurança de dados/informações.

Volta   

 

O curso é caro?

Dependendo do ponto de vista, nosso curso é dez vezes mais barato que qualquer outro curso do mercado, mesmo sendo financeiramente mais caro, pois não se mede um produto apenas pelo preço e sim pelo seu custo X benefício. O que vale mais: comprar um produto que custa a metade e rende 10 vezes menos ou o que custa o dobro e rende 10 vezes mais?  (Veja: custos, descontos e planos especiais). Financeiramente nosso curso está entre os mais caros porém chega a ser até 10 vezes mais barato devido a qualidade e eficiência. Para comprovar, agende uma visita ao nosso e a outros cursos de DJ que conheça, informe-se, converse com os instrutores, e escolha o que julgar ser o melhor.

Volta   

 

Que ritmos são estudados no curso?

No curso trabalhamos o ritmo de interesse do aluno, porém nas primeiras aulas estudamos / trabalhamos alguns ritmos e estilos estratégicos, que auxiliam no rápido desenvolvimento das principais habilidade dos DJs bons de verdade. No curso se estuda estrutura e sonoridade musical na visão DJ no geral, do gênero Dance Music  como House, Techno, Trance, R&B, Rap, DnB e suas vertentes / estilos. O estudo e treinamento é feito de forma imparcial, independente de ritmo e estilo, pois é de fundamental importância que se conheça pelo menos tecnicamente alguns ritmos e estilos, para além de se construir e aperfeiçoar as habilidades, compreender com facilidade a organização e a estrutura musical, e tirar o máximo do (s) ritmo (s) que trabalhará oficialmente e / ou que mais gosta. Inicialmente utilizamos músicas de ritmos com estrutura simples, mais fácil de se dominar, e de acordo com a evolução do aluno, estrategicamente passamos por outros mais complexos para desenvolver e / ou ampliar ainda mais as habilidades mentais, sensoriais (auditivas) e os reflexos, até chegar, ou voltar, ao de preferência do aluno. Como é estudada a estrutura técnica básica da música, após o treinamento auditivo adequado o aluno poderá facilmente compreender qualquer ritmo e estilo, e assim escolher ou trabalhar o (s) ritmo (s) que fará (ão) parte do seu repertório.

Volta  

 

Preciso ter algum equipamento para fazer o curso de DJ?

Os alunos que normalmente têm o melhor desempenho, são aqueles que não têm equipamentos, pois não adquirem vícios de ouvido por fazer exercícios e aplicar técnicas ineficientes e /ou  inadequadas durante o aprendizado em casa, sem o correto acompanhamento e direcionamento em tempo real, e que se dedicam mais durante as aulas monitoradas e coordenadas pelo DJ especializado em treinamento Wagner J. Pereira. Não é obrigado a adquirir os equipamentos, mas se os adquirir, somente o ajudará se for utilizado no momento e da forma correta. Ter equipamentos próprios após o curso, mesmo que simples, é fundamental para aperfeiçoar as técnicas e habilidades adquiridas com o instrutor. Os ex-alunos do curso de DJ que se dedicarem, promoverem o treinamento adequado como indicado pelo instrutor e adquirirem as principais habilidades e técnicas durante o curso, poderão levar até meses para adquirir seus equipamentos que não terá perdas, desde que se mantenham dedicando-se e ouvindo música periodicamente como ensinado em nosso curso, ou seja, com a visão DJ, observando alguns detalhes técnicos estruturais e sonoros de algumas músicas . Porém não é recomendado que se leve muito tempo para adquirir um equipamento.

Volta  

 

Sou obrigado a ler a apostila e fazer as aulas teóricas?

O conhecimento teórico adquirido em qualquer estudo de qualquer área e / ou em qualquer curso é muito importante. Dentre muitas outras coisas, as informações contidas na teoria ajudam a entender melhor o como, o onde, o quanto, de que forma e o porque de cada um dos exercícios, técnicas e conceitos da atividade, e com isso ampliar o aproveitamento das aulas práticas, podendo proporcionar até mais de 90% de aproveitamento de todo o curso, o que conseqüentemente ajuda a desenvolver a maturidade técnica profissional de forma muito mais rápida do que na tentativa e erro, sem um treinamento base adequado, ou seja, no que muitos chamam de aprender na "prática". Muitos têm preguiça, medo e / ou não valorizam a teoria e costumam levar muito mais tempo que o necessário para aprender, dominar uma atividade e se destacar no mercado sem auxílio do conhecimento adquirido na teoria. Muitos levam até anos para aprender, desenvolver habilidades e dominar completamente uma atividade sem o estudo e treinamento inicial adequado. Em muitos casos, o que a maioria leva anos para aprender sem um bom treinamento, outros com treinamento bem dirigido pode levar semanas, no máximo alguns poucos meses. Em nosso curso para DJs, o estudo da apostila com atenção, antes, durante e até após o mesmo, gerará conhecimento para tornar-se criativo e poder inclusive migrar com mais facilidade para a atividade de produtor musical. Mas respondendo a pergunta, não é obrigado a nada, principalmente se quer apenas jogar tempo e dinheiro fora.

Volta  

 

Que idade mínima deve ter o interessado para fazer o curso?

O interessado deve ter no mínimo 8 anos, porém como não vendemos ilusão é mais  indicado que tenha mais de 12 anos para que obtenha um maior aproveitamento do curso. Menores de idade só são aceitos com autorização de um responsável legal maior de idade. No processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades o mais importante é a idade mental, ou seja, o nível maturidade. Em nosso curso temos alunos de 12 anos até quase 70. E é muito comum jovens com idade biológica menor que 15 anos mas com idade mental (nível de maturidade) superior a alunos com idade biológica acima de 20 anos e vice versa. Apesar de na média muitos jovens terem um pouco mais de dificuldade devido principalmente ao nível de maturidade, disciplina e dedicação, muitos tem bons resultados técnicos e finalizam o curso com bom domínio sobre a música e equipamentos, porém normalmente a maioria não tem maturidade para controlar / dominar uma pista / público / evento de forma adequada, como deve ser. Saber ler e interpretar o comportamento do público e traçar a estratégia é uma das mais importantes habilidades de um DJ e muitos jovens ainda não tem formado seu senso analítico, crítico, não tem bom senso e coerência para analisar um público e tomar algumas decisões quanto a administração musical e de público, que são complexas até para alguns adultos normalmente um pouco imaturos. Por ser um curso de DJ personalizado, trabalhamos cada aluno dentro do seu perfil emocional, intelectual, cultural, nível de maturidade, dinâmica, capacidade de assimilação, dentre outros fatores, o que traz grandes benefícios em relação ao desenvolvimento mental e intelectual para todos, em especial para os mais jovens. Porém como já disse, não vendemos ilusão e a grande maioria dos alunos com idade inferior a 12 anos levará muito mais tempo para adquirir conhecimento, habilidade, dinâmica e maturidade técnica e profissional para atuar comercialmente como os com idade igual ou superior.

Volta 

 

Quais equipamentos são utilizados no curso?

Trabalhamos com vários tipos de equipamentos para DJs, de modelos mais simples a modelos mais sofisticados. Em nosso estúdio / laboratório trabalhamos com CD / MP3 Players, mixers de vários modelos e marcas, e também com softwares / programas profissionais utilizando controladores conectados a computadores. Apesar de trabalhar com equipamentos sofisticados, estrategicamente trabalhamos também com equipamentos simples / básicos pois, quanto menos recursos mais se exige do aluno, forçando-o a trabalhar e a desenvolver as principais habilidades e reflexos, e também a criatividade. Para se ter uma idéia,os tradicionais toca-discos profissionais para DJs, são extremamente simples em comparação com os super CD / MP3 players e controladores de hoje e foram através dos toca-discos que surgiram muitos dos melhores DJs do mundo, e que se destacam até hoje. Nossos equipamentos são escolhidos estrategicamente para que o aluno se familiarize, tenha intimidade e facilidade em se adaptar a diferentes tecnologias, mídias, fabricantes, modelos e suas sensibilidades. (Veja: Conheça nosso laboratório/estúdio e  equipamentos)

Volta

 

Em quanto tempo posso ser um grande profissional?

Com as técnicas eficientes de treinamento e exercícios que desenvolvemos, poderá finalizar nosso curso com no mínimo o triplo de conhecimento em até menos de 10% do tempo necessário em treinamento inadequado, ineficiente, mal elaborado e mal direcionado. Além da qualidade e eficiência do nosso curso, só dependerá também da dedicação, disciplina, maturidade, poder de assimilação e outros fatores de cada aluno. Os que se dedicam, estudam o material didático de forma adequada, praticam os exercícios durante o curso de forma correta, seguem as dicas, recomendações e "conselhos" do instrutor, e além disso ouvem e analisam periodicamente algumas  músicas, freqüentam sempre que possível casas noturnas e / ou raves e ouvem programas de rádio dance, podem adquirir conhecimento, habilidade e estar cultural, técnico e profissionalmente maduro em no máximo três meses após nosso curso. Em casos menos comuns, normalmente os mais relaxados e / ou que não têm tempo para se dedicar podem levar até um ano para amadurecer e se tornar um bom profissional. De três meses a um ano é mais ou menos o tempo de incubação necessário para fixar as informações, condicionar e / ou aperfeiçoar as técnicas e habilidade adquiridas no curso, definir as suas próprias, construir uma cultura / repertório dentro de sua especialidade e adquirir experiência técnica. Quase todos os grandes DJs de hoje, levaram em média de três a cinco anos, sem nenhum treinamento adequado, eficiente e fundamentado para compreender a música e amadurecer técnica e profissionalmente de forma adequada para se tornarem os profissionais bons de verdade que são hoje.  

Volta   

 

O que o curso espera de um aluno?

A mesma dedicação e determinação para estudar que utilizamos para desenvolver nosso curso e material didático, além de disciplina, e claro, gostar muito de música.

Volta   

 

Como saber se o curso realmente é bom?

Primeiramente, analisando o máximo possível o conteúdo do site, onde encontrará diversas informações transparentes e que inclusive mostram a competência, dedicação, seriedade e o carinho depositado em seu desenvolvimento, que foi o mesmo depositado nos estudos, pesquisas e investigações pelo instrutor Wagner J. Pereira para projetar e desenvolver o curso, técnicas de treinamento e material didático. Segundo, poderá conhecer nosso diferencial e ler alguns artigos escritos pelo instrutor, um DJ especializado em treinamento. Nos artigos poderá se certificar do  conhecimento técnico e profissional do instrutor em suas especialidades integradas, diretamente ligadas umas às outras (instrutor, analista e crítico de produtos e serviços para DJs). Além de tudo isso, poderá agendar uma visita para conhecer nosso home studio / laboratório, instrutor e material de treinamento, e a partir daí  compará-lo a outros produtos / cursos do mercado, para assim escolher o que julgar ser o melhor. Se quiser, poderá ainda, conhecer mais sobre o instrutor em sua página pessoal clicando aqui, onde poderá saber mais sobre todo seu trabalho, seu preparo, condicionamento, habilidades, especialidades e muito mais.

Volta  

 

O que pode acontecer se eu tentar aprender sozinho ou com alguém que não é especializado em treinamento?

Sem um treinamento bem direcionado, promovido por um especialista em treinamento, além de perder muito mais tempo para encaixar as peças do quebra-cabeça na tentativa e erro, poderá aprender errado, baseando-se em falsos conceitos e mitos quanto ao processo de  treinamento e aprendizado, além disso aplicar / utilizar técnicas e / ou "exercícios"  ineficientes para iniciantes, adquirir manias / vícios negativos que normalmente retardam expressivamente o processo de aprendizado e desenvolvimento das principais habilidades, e ainda fazer com que se leve até anos para realmente dominar a música, amadurecer técnica e profissionalmente, e conseqüentemente tornar-se bom de verdade. Um treinamento bem  elaborado e bem  direcionado / dirigido, promovido por um DJ realmente especializado em treinamento, tendo como suporte complementar um bom material didático, pode fazer com que um aluno dedicado leve alguns dias, no máximo semana, para aprender e desenvolver as principais habilidades necessárias a um DJ bom de verdade. O objetivo de um bom curso, de um especialista em treinamento é fazer com que se aprenda muito mais e muito mais rápido do que na tentativa e erro, sem uma base fundamentada concreta. Na realidade o instrutor é um guia técnico.

Volta  

 

Além do material didático do curso, preciso levar algum material extra?

Não, pois temos todo material necessário para ministrar o curso. Não é necessário trazer nem mesmo o material didático, pois este foi desenvolvido para ser estudado fora do curso. Caso seja necessário recapitular algum assunto contido no mesmo, o instrutor utilizará seu próprio exemplar.

Volta   

 

Qual a periodicidade de atualização do material didático?

Periodicamente registramos nova versão do nosso material didático com novos conceitos e técnicas de treinamento, mas neste meio tempo elas são explicadas e / ou aplicadas nas aulas normalmente.

Volta   

 

Que cuidados devo tomar quanto aos ouvidos durante o curso?

Como os ouvidos são uma da principais ferramentas dos DJs, merecem atenção e cuidados especiais sempre, mas principalmente durante o curso. Seu conhecimento e manutenção (limpeza) de forma correta, ajuda a ouvir melhor cada som da música. Evite ouvir música alta, principalmente por pelo menos duas horas antes das aulas.  Apesar de não ser obrigatório, é recomendável exame periódico com  especialista para saber como está a saúde desta ferramenta. Para saber mais sobre a audição, clique aqui e leia alguns artigos especiais, relacionados a esta ferramenta em nosso site.

Volta   

 

Quais são as principais ferramentas de um DJ?

O cérebro e os ouvidos, respectivamente, e só depois vêm os equipamentos convencionais. Para saber mais sobre a audição, clique aqui e leia alguns artigos especiais relacionados a esta ferramenta em nosso site.

Sugestão: Leia os artigos abaixo, e  conheça os principais equipamentos, softwares (programas) e marcas utilizados pelos DJs  (artigos escritos pelo instrutor Wagner J. Pereira)

   

- Equipamentos para DJs

Conheça os principais equipamentos ( mídias e tecnologias) para DJs ( CD / MP3 Players, Turntable / Toca-discos, Mixers e Efeitos).

   

- Programas (softwares) profissionais de mixagem para DJs

Leia o resultado das análises e saiba os prós e contras de alguns dos principais programas profissionais para DJs. Saiba o que é preciso para funcionar corretamente e com a mesma confiabilidade dos equipamentos convencionais.

   

- Briga tecnológica entre os tops players

Denon, Pioneer, Numark ou Technics? Qual fabricante tem os melhores produtos? Qual o melhor modelo? Que equipamentos tem o melhor preço? Como escolher o que comprar?  Esclareça estas e muitas outras dúvidas.

   
 
 

- Cuidados com a audição, principal ferramenta dos DJs e produtores

Muitos querem ser DJs e / ou produtores, mas não cuidam, pelo contrário, tratam muito mal no dia a dia, a audição - uma das principais ferramentas na área de música.

 

 

- O cérebro e a audição: as principais ferramentas dos DJs e dos produtores

Captação, análise e processamento auditivo e mental como DJs. Para ser DJ, músico, produtor, dentre outros profissionais da área musical é preciso conhecer, entender e treinar os ouvidos e cérebro quanto a música.

Volta  

 

Devo ou poderei fazer um curso de produção paralelo ou posterior ao curso de DJ?

Para se ter um bom aproveitamento em ambos os cursos, o ideal é que primeiro se adquira conhecimento, as principais habilidades, maturidade técnica e domine a música na visão DJ. Este foi, e ainda é, o caminho que a maioria dos DJs que optaram por também serem produtores fizeram. Normalmente é mais eficiente e até econômico. Devido ao rico conteúdo quanto a estrutura e sonoridade musical, às técnicas de treinamento e exercícios bem elaborados e bem direcionados, nosso curso de DJ fornece boa base, facilitando expressivamente a assimilação e o aproveitamento de cursos de produção musical, principalmente daqueles que ensinam ou focam somente Computer Music (computação musical) e que erroneamente classificam / chamam de curso de produção musical. Por outro ângulo, com um estudo adequado,  dedicado, com atenção ao material didático / apostila de nosso curso de DJ e o bom aproveitamento das aulas práticas, o aluno tem muito mais chances de se destacar em cursos de produção. O ideal é que após o curso de DJ se pratique por pelo menos 50 horas, no mínimo de duas a três vezes por semana com duas horas por dia, ou seja, uma média de no mínimo 6 horas semanais. Com tudo isso, o aproveitamento  de um curso de produção  será muito maior, pois já terá uma boa base de  conhecimento e maturidade técnica fundamentais e habilidades mentais e sensoriais (auditivas) comuns em ambas as atividades, apesar de DJ e produção serem duas atividades distintas e terem muitas particularidades uma em relação à outra.

Sugestão: Leia a série de artigos abaixo e saiba mais sobre DJs, produtores e DJs produtores. Veja as diferenças técnicas e particularidades entre cada uma das especialidades (artigos escritos pelo DJ instrutor Wagner J. Pereira).

Volta  

 

Quais os futuros projetos do curso?

Temos vários projetos em andamento, e muitos deles por estar em desenvolvimento, e por estratégia, ainda são confidenciais.

Volta   

 

Qual o seu ritmo preferido?

Primeiramente quero deixar claro que nem sempre o que gosto de tocar, dançar e / ou ouvir é o que trabalho no curso, pois depende das necessidades de cada aluno. Respondendo a pergunta, sou extremamente eclético para ouvir, principalmente por ser instrutor e estudar vários gêneros, ritmos e estilos musicais.  Para tocar, dependendo do público e momento, meus ritmos, estilos e épocas preferidos são Eurodance, House, Techno, Trance, DnB, os clássicos dos anos 70, 80 e em especial dos anos 90, tanto versões originais quanto em versões remix. Na realidade, para tocar escolho a música pela sonoridade / personalidade, certos componentes e características e não pelo ritmo. Dentre as características, tenho maior preferência por músicas mais rítmicas, alegres, dançantes, com densidade e animação equilibradas. Posso em um evento tocar um único ritmo ou estilo ou variar em 2 a 4 próximos ou distintos, dependendo do evento / público. Gosto de tocar para dançar. Um bom profissional, para ampliar seus horizontes técnicos e culturais, normalmente tem ouvido e curiosidade para ouvir de tudo, o que não quer dizer que ele toque de tudo. Na minha opinião, tem hora e lugar para tudo ou para cada coisa. Em se tratando de música, existem diversos tipos de públicos / eventos.

Sugestão: Leia o artigo abaixo e veja a classificação dos DJs quanto a ritmos e estilos musicais (artigo escrito pelo instrutor Wagner J. Pereira)

Volta

 

Wagner J. Pereira ( DJ Instrutor )