Índice desta série Índice geral de artigos Curso de DJ Mapa do site
 

Wagner J. P.

 

Índice deste especial

Índice geral de artigos e dicas
 

Sistema inteligente de pesquisa no site

 

Mapa do site

 
Cursos para DJs
 

 Documentos registrados. Cópia proibida  para uso comercial!

 

DJArte.com e Xtreme-DJ.com
Artigos e dicas sobre tecnologias para DJs profissionais e amadores.
Recursos, tendências, evolução, análises, críticas, presente e futuro dos DJs.
Não seja mais um. Tenha diferencial. Seja especial e bom de verdade.

 

Sistemas básicos de amplificação para DJs

Profissional e amador (hobbie)

Série especial DJing/Mixando no computador

 (Fev/2007)

Que sistema utilizar?

 Caixas de som (acústicas) e sistemas surround multimídia.

Muitos não querem ou não podem investir a curto prazo e perguntam se é possível usar as caixas multimídia, aquelas caixinhas para computador. Sim, tecnicamente é possível, ser usado em qualquer sistema de amplificação desde uma caixinha multimídia, até o maior sistema de amplificação do mundo, de acordo com a necessidade. Quanto a caixinhas multimídia, existem umas muito ruins em todos os aspectos (volume e qualidade) até sistemas 7.1 de excelente qualidade. A maioria  das caixas acústicas multimídia tem baixa qualidade, e muitos leigos erroneamente atribuem este problema a placa de som achando que tem que comprar uma melhor, quando na realidade, tem que comprar um par de caixas acústicas (de som) melhor. Não há necessidade de se ter um super sistema de reprodução de áudio (amplificador e caixas) quanto a volume, para ensaiar/treinar como DJ profissional ou simplesmente para brincar de DJ, se divertir. Basta um par de caixas (até mesmo multimídia) que tenha uma boa qualidade, ou seja, que tenha boa definição de graves médios e agudos e que satisfaça suas necessidades auditivas, inclusive quanto a volume. Existem kits multimídia 2.1 relativamente baratos que tem qualidade e volume satisfatórios aos propósitos citados. E claro que quanto melhor a qualidade melhor serão os resultados e sua satisfação. Atenção, observe no gráfico abaixo que para conectar o kit multimídia a um mixer real será necessário um cabo especial (adaptador).

   

 

Micro/Mini System

Se você já tiver, o micro system é a melhor opção se comparado com caixinhas multimídia, pois dependendo do modelo das caixas o micro system pode ter melhor qualidade e maior poder. Os micro systems de hoje costumam ter boa potência e qualidade, suficiente para um home studio DJ. Apesar dos exageros, falsos conceitos e do preconceito de alguns profissionais, muitos destes quando começaram utilizaram equipamentos até piores, mas se esqueceram. Para que possa usar o micro system, ele deve ter uma entrada line, em alguns aparelho denominado, auxiliar e/ou vídeo. Mesmo um micro system velho, mas que o amplificador esteja funcionando, serve. Quanto a possibilidade de danificar o micro system seria a mesma das caixas multimídia ou dos sistemas profissionais, ou seja, se exceder os limites de qualquer um poderá danificar. Para evitar problemas procure utilizá-los dentro de uma margem de segurança. Procure utilizar no máximo 80% de sua potência.

 

 

Sistemas profissionais

O computador pode ser conectado a, desde um sistema profissional básico de pequeno porte (amplificador e caixas de som/acústicas de baixa potência) até a sistemas de grande porte. Sistemas profissionais normalmente consistem de equipamentos modulares, ou seja, separados, de grande potência e custo, basicamente amplificador (es), caixas e equalizador (es). Dependendo das necessidades e porte, se faz necessário outros equipamentos.  Como o objetivo deste material é apenas auxiliar quem está começando, não darei maiores detalhes sobre sistemas de grande porte. Para maior compreensão e/ou montagem de médio ou grande porte, deve consultar um profissional de áudio ou fazer um curso de áudio/acústica. Um sistema pequeno somente para brincar em casa e até para fazer pequenos eventos, pode se iniciar com amplificador e caixas acústicas de mais ou menos 150RMS (por canal), o que dependendo do tamanho do ambiente é mais do que suficiente, e faz um barulhão! Uma opção interessante, que deve ser analisada quanto a custo benefício são caixas profissionais amplificadas que também servem como monitor/retorno. Não esqueça, independente do porte que queira ou possa pagar, deve se ter uma boa definição sonora quanto as freqüências. Em sistemas profissionais, apesar de poder usar o Mixer virtual, do próprio software, em todos os casos, principalmente neste, recomendo para maior conforto usar Mixer real.

 

Cabos e conectores

 

Pode se montar um sistema com mixer real utilizando qualquer uma das opções acima. Quanto a amplificação e no caso da conexão do mixer a um micro system não há problema, pois normalmente o cabo é comum, o mesmo usado para conectar vários equipamentos de áudio profissional (RCA/RCA). Entretanto, para ligar o mixer a caixas multimídia, terá que mudar o conector P2 do cabo das caixas, para dois conectores do tipo RCA. Caso não queira mudar o cabo original das caixas multimídias poderá mandar fazer (em uma casa que conserte equipamentos eletrônicos), um cabo/adaptador, onde em uma extremidade terá um conector P2 estéreo fêmea e na outra extremidade, dois conectores RCA macho, ou se tiver conhecimentos básicos de eletrônica, fazer você mesmo.

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e veja mais sobre montagens e conexões.

Vários artigos sobre computadores e tecnologias para DJs profissionais e amadores.

 
Veja outros artigos sobre produtos, serviços e tecnologias para  DJs

 

Wagner J. Pereira ( DJ Instrutor )

 

Não basta ter este ou aquele equipamento. Mesmo que você tenha o melhor equipamento do mundo, sem ouvido, técnica, conhecimento, criatividade,  e aprendendo sozinho ou apenas com um cursinho convencional, poderá levar anos para dominar as principais técnicas, podendo se tornar somente mais um DJ  no mercado. Não compre ilusão. Conheça, confira e compare o curso do DJ Wagner J. Pereira. Muito mais que uma simples escola de DJs, e sim um home Studio / laboratório, de estudos e pesquisas voltado para diversão "noturna", música e DJs. Cursos personalizados, ministrados por instrutor especializado em cursos e palestras.

 

 Amplie seu conhecimento e tenha diferencial, veja também:

O computador “para DJs”      -      Placas de som ( soundcard ) “para DJs”.       -       Sistema de amplificação

Conexões básicas      -     Timecode DJ Controle      -     Controles USB / MIDI para DJs

Controles MIDI / USB profissionais e amadores      -    Controles híbridos     -    Controles MIDI/USB conceituais

Controles MIDI / USB conceituais integrados e modulares     -      Detalhes dos controles conceituais

Combinações de controles conceituais       -      Alternativa de timecode

Tecnologia alternativa aos sistemas timecode    

 Tecnologias e recursos dos players e mixers conceituais.

A indústria de equipamentos para DJs e os preços dos conceitos e tecnologias

Controles de velocidade (pitch, master tempo, pitch lock, keylock)

Nota sobre este especial

 

© 2007, Wagner J. Pereira - Todos os direitos reservados. Todo nosso material (textos, matérias, artigos,  imagens e gráficos de nossa autoria) é registrado. Veja nossa política de registro e cópia para publicação em outras mídias.

Xtreme-DJ.com  - Dicas, matérias e cursos para DJs. -  Botafogo  -  Rio de Janeiro - RJ - Brasil

 

Curso DJs