Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Efeitos sonoros naturais ou provocados intencionalmente (artificiais)

A sonorização de ambientes sem o conhecimento mínimo e ou sem um bom ouvido pode trazer conseqüências sonoras desagradáveis, pois os sons podem mudar muito, ganhar ou perder freqüências, efeitos e intensidade dependendo de diversos fatores naturais ou artificiais, às vezes de propósito ou acidentalmente. Basicamente os efeitos naturais são criados, entre outros, por fenômenos e barreiras encontradas naturalmente pelo som, e os artificiais são criados com equipamentos que podem até simular a sonoridade de diversos tipos de ambientes. Dependendo do som, ambiente e sensibilidade ou cansaço auditivo pode até ser imperceptível a mudança sonora, mas em uma música com diversos sons de diversas freqüências torna-se mais perceptível que em um único som. Os efeitos naturais mais comuns são o eco e a reverberação (veja no final deste uma breve explicação sobre estes efeitos). Alguns tipos de obstáculos ou barreira podem mudar a sonoridade de um ambiente de forma desejada ou não, devido ao direcionamento e ou bloqueio de freqüências. Para se ter uma idéia, até o tamanho, quantidade e estado das folhas de plantas / árvores, podem alterar a sonoridade em um ambiente; tanto que alguns tipos de árvores são utilizadas para fazer isolamento acústico, abafar e ou redirecionar os sons em alguns locais. Para evitar os efeitos naturais indesejados em determinados eventos e ou locais, principalmente musicais, são utilizados vários equipamentos, obstáculos e caixas em tamanhos e posições estratégicas, matematicamente calculadas para direcionar, eliminar e ou apenas inibir certas freqüências, minimizando o problema.

Como vimos, um único som pode conter diversas freqüências e isso torna mais difícil o completo bloqueio e ou redirecionamento dos sons. Um profissional especializado em acústica sabe quando e como deve direcionar e ou bloquear um som, e que tamanho de obstáculo e ou tipo de material usará para isso, de acordo com a necessidade. Alguns grupos de freqüências são mais redirecionáveis que outros. Na realidade este processo é gradual, do mais grave para o mais agudo.
Portanto para fazer a acústica de um ambiente são levados em consideração também que os sons (freqüências) mais graves são amplos e mais difíceis de serem direcionados, porém, são mais fáceis de serem bloqueados / “quebrados”. Já os sons médios e principalmente os mais agudos são mais redirecionáveis e mais difíceis de serem “quebrados” / bloqueados. Em resumo: quanto mais grave é relativamente mais fácil de bloquear / quebrar e difícil de redirecionar e quanto mais agudo mais fácil de redirecionar e mais difícil de bloquear. Fatores como o vento, posicionamento das caixas e ou obstáculos podem redirecionar as freqüências (sons) como já falado acima.
Nesse estudo, apesar de não ser objetivo do curso, podemos concluir que nunca teremos uma reprodução idêntica a gravação já que para isso teríamos que recriar todas as condições climáticas e físicas do ambiente onde foi feita a gravação. Portanto não adianta exageros quanto a caixas de som e equipamentos pensando na 100% real fidelidade sonora da gravação. O máximo que devemos procurar é qualidade, tanto sonora quanto física, dos equipamentos e para isso não é necessário gastar fortunas em marcas que muitas vezes são só etiqueta. Veja abaixo exemplo de uma lista básica de itens que podem alterar a sonoridade de um ambiente e conseqüentemente das músicas.

Tipo de ambiente: parcialmente aberto, fechado, ar livre
Formato do ambiente: arredondado, quadrado, retangular
Material da construção: concreto, vidro, madeiras, metais, plásticos
Obstáculos: pessoas, móveis, colunas (estrutura), plantas
Entre outros como: tamanho do ambiente, espessura das paredes, temperatura, umidade do ar e ou direção do vento.

De acordo com diversos fatores, alguns citados acima, a sonoridade de um ambiente pode soar mais densa, seca / limpa, grave, aguda, entre outros. A função de um “engenheiro / especialista em acústica” é basicamente analisar, corrigir e adequar a sonoridade do ambiente usando diversos artifícios e recursos dentro dos objetivos e necessidades. Existem vários materiais e texturas utilizadas de diversas formas pelo especialista para corrigir / adequar a sonoridade de ambientes que absorve / desintegra os sons / freqüências, e os que refletem de volta.

 

Um comentário para Efeitos sonoros naturais ou provocados intencionalmente (artificiais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.