Fones / headphones para DJs
Prós e contras de design, tamanho e peso. Dores provocadas pela utilização de alguns modelos. Qualidade sonora X design / modelo X conforto operacional X preço.
Os fones são equipamentos que praticamente todos conhecem. Os fones para DJs não têm diferenças significativas se comparados a bons fones encontrados em lojas de áudio e vídeo. Na realidade, muitos fones para DJs custam caro somente por levar o rótulo “para DJs”. Para ser bom não precisa ser caro. Existem fones excelentes, alguns até superiores a modelos “para DJs” de marcas que não se tornaram referência no mercado DJ, com praticamente a mesma qualidade, resistência, virtudes e deficiências, por preço de 50% até 80% menor.
Assim como os outros equipamentos, para escolher um fone adequado, devem-se levar em consideração diversos fatores como a qualidade de áudio (freqüências em destaque), qualidade física (resistência / durabilidade), conforto (tamanho, peso, pressão), entre outros. Muitos DJs, principalmente iniciantes usam modelos de fones caros somente por status, para impressionar. Na realidade muitos nem têm sensibilidade sensorial (auditiva) e mental para percebem suas vantagens. De uns modelos de fones para outros, existe diferença de qualidade, mas muitos modelos caros não têm qualidade que justifique a grande diferença de preço em comparação com modelos de marcas excelentes, mas não popular no mundo DJ.
Deve buscar um fone bom, com qualidade, mas não precisa exagerar a menos que vá usá-lo parar curtir música profundamente em casa ou em outro local menos poluído sonoramente que festas e eventos. Fones caros com altíssima qualidade são bons para se curtir música em ambiente tranqüilo ou com baixo ruído para que se perceba o que ele oferece quanto à qualidade de áudio. Não justifica investimento muito alto para se usar como DJ, pois em eventos com altos volumes, os ouvidos se cansam, perdendo grande parte da sensibilidade temporariamente, deixando de perceber assim alguns grupos de freqüências menos expressivas / mais sutis, ligados a alta qualidade. Em outras palavras, só ouve as freqüências básicas de fácil percepção, não percebendo assim a real qualidade do headphone. Cada modelo de fone destaca melhor um grupo de freqüências. Uns reproduzem melhor os graves, outros os agudos. A maioria tem médios aceitáveis, tendo em vista que é um grupo de freqüência de fácil percepção pelos ouvidos humanos. Não precisa ser radical, mas um DJ bom de verdade mesmo sentido desconforto quanto à qualidade toca e se sai bem mesmo com um fone de menos de U$10.00. Não é o equipamento que faz o profissional.
Quanto ao conforto físico / operacional, alguns fones pressionam muito e incomodam, outros são folgados demais e escorregam com facilidade. Fones grandes demais geram desconforto para alguns e modelos pesados podem provocar dores no pescoço, costas e problema sérios de coluna em longo prazo principalmente em quem não pratica esportes que fortaleçam a musculatura do pescoço. Alguns modelos isolam mais o som externo do evento que outros, permitido que ouça melhor cada um (do evento e do fone) de forma mais limpa, transparente. Para muitos isto é uma virtude principalmente quando a música do fone é ou está em um trecho muito baixo e / ou com pouca densidade. Como deu para notar, o fone é uma ferramenta muito pessoal, cada um tem seus prós e contras e você deve escolher o mais adequado a você, pois o que é deficiência para uns pode ser virtude para outros e vice-versa. Antes de levar em conta a beleza / design, pense nos prós e contras, pense na qualidade e conforto do produto. Para usar como DJ, qualquer fone com uma qualidade mínima de áudio aceitável e fisicamente resistente, serve, só depende de como cada um utiliza.
Pioneer, Technics, Sony, Denon, Shure, Sennheiser, Behringer, Numark, Stanton, Gemini, M-Audio são alguns fabricantes/marcas de fones “para DJs”. Durante o desenvolvimento deste material encontramos em uma única loja norte americana on-line, mais de 40 modelos de fones variando entre US$20.00 a US$350.00, e até um de US$700.00.
Muitos imaginam que fora o visual, os fones são todos iguais, porém existem vários parâmetros complexos e ou pouco relevantes para muitos, tais como, potência máxima (medida em mW), freqüências (Hz), impedância (Ohms) e sensibilidade (dB/mW). Apesar de muitos não saberem e / ou se preocuparem e comprarem headphones somente pela marca, estes parâmetros podem refletir na qualidade e volume do som, principalmente em relação aos mesmos parâmetros gerados pela saída dos Mixers, ou seja, um fone pode gerar sonoridade diferente, um pouco melhor ou pior de um modelo e ou marca de Mixer para outro. Como deu para notar, infelizmente não existe um padrão quanto aos parâmetros citados, cada fabricante de fone e de Mixer determina o padrão do modelo. Porém quanto aos fones, alguns destes parâmetros têm relação com o formato e ou tamanho dos mesmos. O ideal é utilizar fones que seja o mais próximo possível na média dos parâmetros dos Mixers, para evitar que tenha perda de qualidade, volume e até evitar que danifique, o que apesar de pouco provável, é possível. |
As ilustrações deste módulo, assim como algumas outras deste material são de modelos fictícios e conceituais, apenas ilustrativos.
Este documento fazia parte do material didático do curso de DJ do instrutor Wagner J. Pereira. Por não ser o segredo para se tornar um DJ bom de verdade, ficará disponível em nosso site para todos.
Vs: 1.0 (Ed 2009) Pt: 06 de 08 (Rg 2009)
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