Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas
Siga-nos

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Este canal tem foco em economia, jogo sujo geral e que caracteriza concorrência desleal e outros temas direta e indiretamente relacionados.

Classificação dos DJs quanto a cultura musical (gêneros, ritmos e estilos)

Read in 2.41 mintues

Quanto a cultura musical, o DJ pode ser classificado em várias especialidades. Tem DJ que se especializa somente em um ritmo ou estilo, outros em dois ou três, normalmente próximos, existem os mais ecléticos que tocam vários ou todo o gênero Dance Music e finalmente os que tocam de tudo sem exceção, que normalmente são os DJs especializados em festas / eventos gerais, como casamentos, aniversários e outros tipos de eventos temáticos. Todas as especialidades têm seus prós e contras. 

DJ_mixando_-_classificacao_das_especialidades_profissionais_dos_DJs_imagem_05Para iniciantes / aprendizes o ideal ou recomendado é que se conheça pelo menos um pouco de vários ritmos e estilos, principalmente distintos quanto à estrutura e sonoridade, o que em um treinamento bem direcionado e coordenado ajuda a desenvolver mais rapidamente as principais habilidades sensoriais. Depois se desejar, poderá se especializar em um ou alguns poucos ritmos e / ou estilos musicais. DJs especializados em eventos e festas temáticas ou gerais que atuam em equipes de sonorização, e / ou DJs que prestam consultoria musical para estações de rádio ecléticas, ou seja, que montam a programação / sequência musical de alguns ou de todos os programas da rádio, normalmente são ecléticos e estão atualizados quanto aos hits (sucessos) do momento, dos principais gêneros, ritmos e estilos trabalhados. Apesar destes DJs não focarem em um único ritmo e sim terem um conhecimento amplo e parcial dos principais hits de vários gêneros musicais, nada impede, exceto o tempo disponível para investir em pesquisa musical, que ele se especialize em pelo menos um único ritmo ou estilo de forma profunda. Engana-se quem imagina que todos os DJs renomados sempre ouviram ou “tocaram” um só ritmo ou estilo. A grande maioria dos melhores e / ou mais famosos DJs do mundo, por algum motivo, e muitos por puro prazer, já tocou vários ritmos, inclusive estrutural e sonoramente distintos, antes de se definir e optar por um ou dois. Não fique surpreso se de repente um DJ mudar de estilo, especialidade técnica e / ou musical. É raro, mas normal alguns DJs após anos trabalhando em uma especialidade musical (ritmo ou estilo) enjoar ou por outro motivo qualquer mudar, se especializar e passar a trabalhar com outro(s). Muitos profissionais tornaram seus nomes “sinônimos” do que “tocam” por se direcionar, focar, se especializar em um único ritmo, após anos trabalhando com vários. Ao contrário do que muitos imaginam, os melhores DJs e / ou produtores nacionais e internacionais são justamente os que aprenderam a dominar a música tocando vários ritmos e estilos por terem adquirido e / ou ampliado suas habilidades e maturidade técnica e profissional, o que os permitiu dominar fácil e rapidamente qualquer ritmo que queira se especializar por opção, gosto / prazer ou necessidade. No Brasil temos alguns DJs de renome mundial com esta característica, ou seja, que tornaram seus nomes “sinônimos” dos seus ritmos ou estilo musical. Diferente do que muitos pensam, com treinamento adequado, bem dirigido, coordenado e com dedicação e disciplina, é possível dominar tecnicamente os principais ritmos musicais em algumas semanas.

 

Siga-nos


Em nosso podcast falaremos sobre inteligência e comportamento, jogo sujo e concorrência desleal, algumas artes, ciências, esportes, sobre economia e outros temas.

Este canal está sendo reestruturado e tem foco em temas ligados à inteligência, arte, ciência, tecnologia, comportamento e outros.