Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Conhecimento e habilidade versus o certificado

Certificado nem sempre é sinônimo de qualidade e eficiência.

Não é o certificado que determina o nível de conhecimento e habilidade de um “profissional”.

Cérebro - Conhecimento e habilidade versus o certificado
Em qualquer atividade profissional ou não, de músico, design, DJ, ao advogado, engenheiro, médico, e etc, bons cursos são importantes para maximizar o aprendizado, conhecimento, habilidade, qualidade, eficiência e diminuir o tempo necessário para o amadurecimento técnico profissional dentre vários outros benefícios que proporcionam, mas nem sempre o certificado de um curso é sinônimo de qualidade, eficiência e de que a pessoa realmente está preparada para o mercado. Para um certificado ser sinônimo de qualidade e eficiência, todo o curso tem que ser muito bom, do professor ao conteúdo do material didático; o curso tem que ser sério, transparente e caso / quando necessário, ser rígido; deve exigir muito do aluno e o aluno deve ser dedicado e disciplinado. Tudo isso para que a maior parte dos seus alunos tenha bom aproveitamento e conseqüentemente qualidade técnica, comprovando assim, que seu certificado é sinônimo de qualidade. Muitos certificados não servem para nada, só para dizer que o aluno concluiu / frequentou um curso.
Ao contrário do que muitos imaginam, ouvem e / ou dizem, em muitas atividades o certificado só serve para aumentar ainda mais a prostituição e injustiça comercial. Cursos ruins, com professores despreparados, colocam no mercado profissionais igualmente despreparados, mas com um pedaço de papel (“certificado”) e muitas vezes inconscientemente iludidos, achando que estão aptos a atuar. Há aventureiros e oportunistas que fazem curso, mas não se esforçam e não adquirem o conhecimento mínimo necessário. Muitos estão preocupados apenas com o certificado. Logo em seguida, sem a mínima maturidade profissional, se atiram no mercado.
Deve-se montar um curso, escola ou faculdade com o intuito / a  finalidade, de treinar e condicionar da melhor forma possível cada aluno e buscar conscientizá-lo da importância do conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas e / ou aperfeiçoadas / melhoradas no mesmo. Cada interessado em aprender, se formar em uma atividade, deve entrar em um curso pensando em aprender, tirar o máximo dele, e para isso deve se dedicar ao máximo para assim seu certificado representar seu conhecimento e habilidades reais, adquiridos no mesmo.
Mesmo nas atividades que exigem curso superior, onde se é obrigado a ter um certificado para que o indivíduo atue profissionalmente, como por exemplo, médico, dentista e engenheiro, não é um pedaço de papel (certificado / diploma) que diz se um profissional é bom de verdade. A maior parte dos profissionais destas e de muitas outras áreas, não se dedicou / dedicam, e conseqüentemente não são bons de verdade; têm apenas um mínimo de conhecimento, habilidade e maturidade técnica, que muitas vezes ainda não é suficiente para atuar, mas que só por ter um certificado estão no mercado muitas vezes atuando de forma negligente e cometendo erros primários.
Em uma mesma turma formada, podem haver pessoas / ”profissionais” extremamente bem condicionados, com muitos conhecimentos e habilidades devido a sua dedicação e outros que passam no limite mínimo, por falta de esforço e dedicação ou por falta de qualidade e eficiência do curso. Infelizmente devido a diversos fatores, os menos preparados representam a grande maioria de um grupo. Portanto duas pessoas formadas em uma mesma faculdade e turma de uma determinada atividade podem ter o mesmo pedaço de papel (certificado), mas devido ao nível de dedicação, disciplina, poder de assimilação de cada um e da qualidade do ensino / treinamento, podem ter conhecimentos e habilidades bem diferentes. Os que realmente gostam da atividade que se propuseram a estudar, normalmente se dedicam e conseqüentemente adquirem conhecimento muito acima da média. Os que fazem o curso por algum motivo que não seja primeiramente a sua própria satisfação tendem a ter menor desempenho e aproveitamento, normalmente pela falta de dedicação e boa vontade, muitas vezes inconscientemente. O desempenho médio de uma turma, positivo ou negativo depende em grande parte do curso e / ou professor (ou professores). Portanto, o certificado / diploma nem sempre tem relação com conhecimento, habilidade e maturidade técnica. Com isso fica claro que é apenas um pedaço de papel sem muita relevância para muitos em várias atividades onde o que importa, ou deveria realmente importantar, é o preparo e condicionamento do indivíduo.
Em muitas atividades, os maiores culpados pela prostituição comercial são as escolas, cursos e professores que lançam por ano no mercado dezenas, centenas ou até milhares de “profissionais” mal trabalhados, mal treinados, mal condicionados, iludidos, imaturos, com falsos conceitos e vícios “técnicos” negativos, com técnicas ineficientes, sem bom senso, coerência e criatividade. E muitos destes profissionais, consciente ou inconscientemente, atuarão desta forma durante anos, prestando serviços muito inferiores aos que poderiam prestar, até que aprendam e fiquem bons de verdade. Em várias atividades, se o certificado só fosse entregue a quem tem preparo real, mais de 70% não os receberia. Poucos profissionais educadores, instrutores, treinadores e instituições de ensino se preocupam com o condicionamento real do aluno. Certificado / diploma era para ser sinônimo de real competência e aptidão. Mas não é.
Não basta apenas fazer um curso e obter um certificado.
O curso tem que ser bom, e o aluno dedicado.

Vs: 0.8 Pt: 1.0 de 15 (Rg 2008)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
Siga-nos / compartilhe
Siga-nos / compartilhe
Link to my Facebook Page
Recommend this page!
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page
Categorias

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.