Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

O mau uso das tecnologias versus a arte e ciência dos DJs

DDJ-T1 / Traktor Pro - Tecnologias / equipamentos e software para DJs

DDJ-T1 / Traktor Pro – Tecnologias / equipamentos e software para DJs

O uso inadequado de recursos e facilidades tecnológicas estão empobrecendo a música e a arte DJ

Todas as tecnologias trazem facilidades e recursos que, se utilizados corretamente, de forma adequada, com bom senso e coerência, trazem grandes benefícios. Na realidade esta é a função / objetivo básico da tecnologia: gerar facilidades e benefícios. Porém, também há pontos extremamente negativos. Na música e no universo dos DJs e produtores não poderia ser diferente. Além dos grandes benefícios trazidos para quem é realmente bom de verdade, devido aos vários recursos e facilidades gerados naturalmente, a grande maioria dos DJs e produtores, principalmente os das mais novas gerações, estão ficando cada vez mais mentalmente relaxados / preguiçosos, sem criatividade e sem maturidade técnica musical. Com isso a maioria dos DJs não estão sabendo fazer as pessoas se divertirem de verdade, da mesma forma que a maioria dos produtores não estão criando músicas e remixes que realmente animem as pessoas. Estatisticamente, se comparar as músicas do gênero dance music às atuais, estas estão cada vez mais pobres em relação as dos anos 70, 80 e 90, apesar da melhor qualidade sonora, dos efeitos, recursos e das facilidades que deveriam ajudar a música a evoluir cada vez mais.

Serato Scratch Live - software para DJs

Serato Scratch Live – software para DJs

Os produtores e DJs que aprenderam, se viciaram e / ou fazem uso errado / inadequado das novas tecnologias, pensam em números, gráficos, telas de computadores, displayers / mostradores de equipamento e softwares, e não em música. Justamente por esses e outros motivos, estão ficando musicalmente pobres e sem criatividade.
Se comparado com a média, os produtores e DJs do passado, sem as facilidades e recursos tecnológicos atuais, tinham mais criatividade, melhor desempenho, qualidade e eficiência que os atuais, ou seja, os produtores e DJs da década de 70, 80, 90, com os limitados recursos de suas épocas, eram relativa e proporcionalmente muito melhores.
Infelizmente, devido a pobreza das músicas e a falta de elementos mais animados, está se gerando maior necessidade em consumir drogas. Muitos se entopem de drogas em eventos para dançar, para se sentirem “alegres / animados”, achando que não estão animados, quando na realidade é a música que não tem elementos e estrutura que realmente proporcionem esta animação de forma natural. A maioria das músicas atuais não tem elementos que estimulem o cérebro a se sentir animado; pelo contrário, mesmo muitas sendo rápidas, têm muitos elementos melódicos e repetitivos, de fácil assimilação, o que faz com que o cérebro da maioria do público de um evento se sinta subconscientemente desanimado, sem empolgação, levando muitos a buscar artifícios para tentar se animar.

Traktor Pro - software para DJs

Traktor Pro – software para DJs

Não é que não deva usar as novas tecnologias e seus recursos e facilidades – pelo contrário – deve usar e tirar o máximo delas para principalmente ampliar seu potencial, e não para substituí-lo. Porém o ideal é aprender a usar primeiramente o ouvido e o cérebro, aprender a ler, interpretar e se guiar pela música através dos ouvidos, aprender a pensar música, tudo através de conceitos tradicionais aperfeiçoados e modernos, mais eficientes, tanto de discotecagem quanto de treinamento. Com o ouvido e o cérebro bem trabalhados, condicionados através de treinamento adequado, saberá usar ainda melhor os recursos, funções e facilidades tecnológicas.

Exemplo do atraso provocado por aprender com uso de facilidades tecnológicas de equipamentos e softwares para DJs

O uso de alguns tipos de facilidades, principalmente durante o processo de aprendizado, retardam expressivamente o desenvolvimento das principais habilidades principalmente criatividade, e consequentemente, retardam o amadurecimento técnico e profissional geral requerendo muito mais tempo que o realmente necessário com treinamento adequado, bem dirigido e direcionado para se tornar um profissional bom de verdade. E isso não ocorre só no universo DJ, aliás, não é só no universo da música e de outras artes, mas em diversas outras áreas / atividades. Como exemplo, principalmente para os aspirantes a DJs, quem aprende ou sabe afinar um violão de ouvido, sem uso de dispositivos eletrônicos, ou seja, do modo tradicional, adquire mais rapidamente ou tem muito mais habilidades sensoriais auditivas, mentais e maturidade técnica quanto as notas e tons, o que obviamente reflete em todas as habilidades, inclusive na criatividade, ligadas a música. Muitos músicos preferem manter afinando seus instrumentos de ouvido justamente para manter e / ou ampliar ainda mais suas habilidades. Depois que tiver o ouvido bem trabalhado, bem afinado, pode e deve fazer uso de recursos e facilidades tecnológicas para ampliar seu potencial.
Após mais de 13 anos atuando como especialista em treinamento DJ, sugiro a aspirantes, DJs iniciantes e veteranos que após ter o ouvido bem condicionado e passar a usar facilidades tecnológicas para ampliar seu potencial deve periodicamente, pelo menos brincar / tocar durante alguns minutos utilizando técnicas tradicionais, evitando o uso de recursos e facilidades tecnológicas dos equipamentos e principalmente dos softwares, para eliminar a possibilidade de relaxamento / preguiça mental e continuar a aumentar suas habilidade cerebrais e auditivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page