Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

O que é preciso aprender para se tornar um DJ bom de verdade em pouco tempo?

Se tornar um DJ bom de verdade em pouco tempoMuitos imaginam que o mais difícil para se tornar um DJ bom de verdade seja entender e dominar os equipamentos. Estes são relativamente os mais simples e fáceis. Conhecer, saber ler, interpretar, ter intimidade e dominar a música por diversos ângulos quanto à estrutura, sonoridade e “personalidade” é relativamente o mais difícil, porém com o treinamento adequado bem monitorado / acompanhado, dirigido / coordenado, tendo um mínimo necessário de maturidade, dedicação e disciplina é possível ter intimidade técnica com a música em muito pouco tempo, de algumas horas à algumas semanas, dependendo de vários fatores. O domínio de público também é comparativamente mais difícil, mas se torna muito fácil se dominar a música, assim como o domínio dos equipamentos que já é o mais fácil e se torna mais fácil ainda com o domínio da música.

Conhecendo e dominando a música de ouvido terá muita facilidade em dominar os equipamentos, inclusive poderá conhecer e aprender suas principais funções e recursos gratuitamente em nosso site. Só conhecer os equipamentos não o tornará um DJ bom de verdade em pouco tempo, mas aproveitará muito mais o curso, pois é essencial / fundamental e terá que conhecê-lo de qualquer forma. Para dominar a música é necessário desenvolver algumas habilidades sensoriais (auditivas) e mentais, o que não é difícil através do treinamento adequado como já dito acima.

Quanto ao nível de dificuldade, é muito relativo – depende de vários fatores como nível de dedicação, disciplina, maturidade e outros, mas na média, como já disse, o relativamente mais difícil de se aprender é entender e dominar a sonoridade e a estrutura musical de ouvido e desenvolver as principais habilidades auditivas e mentais ligadas a música. Entendendo e dominando a música da forma adequada todos os outros estudos / processos se tornam extremamente fáceis. Sendo dedicado, disciplinado e maduro, poderá compreender e dominar a música muito rapidamente em um curso bem elaborado, bem dirigido, com técnicas, exercícios e conceitos de treinamento eficientes, ministrado por instrutor realmente especializado em treinamento.

Quanto ao domínio de público, este também depende do conhecimento e domínio que o DJ tem com a sonoridade e “personalidade” musical. Dominando a música tecnicamente através de estudo rápido e eficiente, terá muita facilidade em entender o comportamento do público rapidamente.

RGT:2010

3 comentários para O que é preciso aprender para se tornar um DJ bom de verdade em pouco tempo?

  • Mano . Eu tenho 14 anos e na cidade onde Eu moro não tem curso e etc.. e Eu queria saber SE tipo Eu começar a aprender com 18 anos Eu ainda posso ser um Dj famoso , popular ?

    • Olá Thiago, tudo bem?

      Se você realmente quer ser um DJ verdadeiramente bom, comece lendo este texto até o fim para não tirar conclusões erradas.

      Seguem algumas "dicas" para começar a aprender imediatamente de forma eficiente, sem despesas, como muitos bons DJs começaram.

      Thiago, a partir dos dez anos ou menos já se pode começar a aprender a ser DJ, e se tornar verdadeiramente bom em um tempo relativamente curto. Depende basicamente da maturidade, sensatez, disciplina e dedicação do aprendiz. Veja o que digo sobre a idade no artigo A arte e ciência dos DJs e a idade e em outros artigos em nosso site. Você pode começar imediatamente, pois há muita coisa para se aprender. Só tem que querer de verdade, ter determinação, sede de conhecimento, ser dedicado e não ter preguiça, pois como muitas outras atividades, ser DJ é divertido mas tem que levar a sério pois requer muito conhecimento e habilidades, que quanto mais tiver, melhor será o aprendiz.

       

       Para você ver como pode começar imediatamente, como exemplo veja a “apostila/manual” Os CDs / MP3s Players profissionais para DJs e seus principais controles, recursos e funções.

       

      Se gostou, veja a série Controles, recursos e funções dos equipamentos para DJs completa.

       

      A “apostila/manual” Partes e componentes dos Toca-discos / Turntable profissional para DJs também é muito interessante para quem tem sede de conhecimento do universo DJ quanto a equipamentos.

       

      Saiba muitas outras coisas sobre equipamentos para DJs na série Os equipamentos para DJs.

       

      Em nosso site há muitas apostilas e tutoriais em Tutoriais, apostilas, dicas ,artigos e análises para DJs. A princípio dê uma lida nos títulos e de acordo com sua curiosidade vá estudando os que mais lhe interessam no momento.

       

      Poderá aprender muito sozinho se tiver as fontes e conteúdos de qualidade adequado. Na internet tem muita coisa, mas muito cuidado pois a grande maioria é lixo, composto por mitos, falsos conceitos, falsas verdades e ideias antiquadas, inclusive ditos em mídias e por profissionais renomados, que são relativamente imaturos. Para não jogar tempo fora, veja mais sobre este assunto nos artigos da série: Ampliando seu potencial através da Internet.

       

      Se começar imediatamente e se dedicar, quando for fazer um curso já saberá bastante, terá grande diferencial e se destacará entre os alunos do curso. Na realidade, dependendo da sua dedicação, poderá nem precisar mais de um curso. Os cursos verdadeiramente bons (raríssimos) servem basicamente para facilitar o aprendizado, minimizar a perda de tempo. Há muitos renomados bons de verdade que aprenderam praticamente sozinhos. Mas se um dia for fazer um curso, cuidado. Leia a série de artigos A baixa qualidade dos cursos de DJ e de produção musical, para minimizar a possibilidade de investir errado.

       

      Claro que ser famoso deve ser consequência de ser bom de verdade, por méritos próprios, ter maturidade e diferencial técnico e profissional reais, entre outras coisas. infelizmente a maioria é famoso por jogar sujo, promover concorrência desleal, investir em publicidade enganosa, promover troca de favores, politicagens e muitas outras práticas que caracterizam concorrência suja, como mostro na série de artigos sobre jogo sujo e concorrência desleal. Veja a série de artigos sobre Ser bom e ser famoso / renomado

       

       

      Grande abraço,

      Wagner Pereira

  • muito interesante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page