Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

O tempo necessário para aprender e se tornar / ser DJ

Muitos imaginam que para ser DJ são necessários anos de treinamento; outros acham que é da noite para o dia. Ambos estão corretos, pois já que é relativo à diversos fatores, pode ser realmente “da noite para o dia” – na realidade dias, semanas, alguns poucos meses ou até alguns anos. Tudo depende basicamente da forma como cada um se prepara, do treinamento inicial, da dedicação, disciplina, fonte e qualidade das informações / conhecimentos.

Com os estudos, treinamento, exercícios adequados, disciplina e dedicação, pessoas normais, sem nenhuma deficiência / distúrbio mental (intelectual e emocional), sensorial e / ou físico diretamente ou indiretamente ligado as habilidades necessárias aos DJs, pode aprender e dominar a arte DJ tecnicamente, em alguns dias a no máximo 3 meses. Ser muito bom e estar tecnicamente entre os melhores pode levar até um ano. Tudo depende de uma série de fatores, alguns já citados acima como o estudo, treinamento adequado, disciplina, dedicação e também o nível de maturidade geral, bom senso e coerência do aprendiz.

Ser DJ, implica em dominar a música tecnicamente, adquirir / construir diversas habilidades mentais, sensoriais e físicas necessárias aos DJs – o que pode ser feito de forma rápida, através de exercícios bem coordenados; construir maturidade técnica e profissional; aprender a ler / interpretar o comportamento humano de grupo (psicologia de grupo / público) e controlar / dominar o público. Por fim o mais fácil: dominar os equipamentos, o que acontecerá naturalmente durante o processo de aprendizado e domínio da música e de desenvolvimento das principais habilidades.

De tudo que é necessário para se tornar um bom DJ, adquirir cultura musical para quem ainda não tem nenhuma, relativamente, é um dos estudos mais demorados processos, podendo levar de 3 meses a mais de 1 ano dependendo da especialidade musical, tipos de eventos que pretende se especializar, e claro, da dedicação em pesquisa musical para montar seu repertório / coleção de música. Para isso, o treinamento é relativamente simples e rápido. A pesquisa e acúmulo de conhecimento musical que é mais demorada. Alguns dos que decidem dominar a arte e ciência DJ, só tem que desenvolver as habilidades, aprender e dominar as técnicas pois já carregam uma enorme cultura musical.

Tempo para se tornar um DJ

Tempo para se tornar um DJ

Muitos, principalmente os aspirantes a DJs têm o falso conceito de que para se tornar um DJ o mais difícil é aprender a utilizar o equipamento, porém como deu para perceber este é muito fácil, rápido e pode ser até gratuito. Em nosso site poderá encontrar vários materiais ensinando sobre os principais equipamentos dos DJs. Já muitos veteranos, inclusive muitos DJs que atuam como instrutores, por terem aprendido sem um treinamento adequado, bem dirigido, até por ainda não existir em suas épocas e por se escorarem em falsos conceitos e mitos ligados principalmente ao treinamento e aprendizado, dizem que o mais difícil é aprender o processo de sincronismo de velocidade entre duas músicas. Este processo é conhecido por muitos como “acertar o pitch” ou mesmo acertar a BPM.

Como eu mesmo digo, se comparado com outras etapas do aprendizado e desenvolvimento de habilidades necessárias, promover o sincronismo 100% de ouvido, sem se escorar em tecnologias, realmente é relativamente o mais difícil. Porém, com treinamento personalizado, correto, com técnicas e exercícios eficientes e bem dirigidos / coordenados é possível desenvolver as habilidades mentais e sensoriais para isso, em uma pessoa normal, sem grandes dificuldades quanto a aprendizado, em menos de 10 horas, em sessões 100% monitoradas e dirigidas de 2 horas.

Pessoas que têm facilidade em aprender é possível desenvolver estas habilidades em menos de 6 horas. Menos de 20% dos seres humanos, aqueles que são mais relaxados ou tem dificuldades para aprender quase que qualquer coisa, dependendo da dedicação, pode levar até um pouco mais de 20 horas em sessões de 2 horas só para aprender a promover o sincronismo de forma correta. Sem o treinamento adequado e sem uma boa dose de dedicação, disciplina, sensatez e raciocínio lógico, fica muito difícil, podendo demorar muito mais que o necessário, ficando alguns casos até praticamente impossíveis se tornar um DJ bom de verdade.
Portanto, deu para perceber que o tempo necessário para ser um DJ muito bom, tecnicamente bem preparado, é relativo a vários fatores, podendo levar de dias, alguns poucos meses a no máximo um ano, dependendo claro, como já disse, da dedicação, disciplina, maturidade geral, sensatez e raciocínio lógico do aspirante / aprendiz e da qualidade, eficiência do treinamento / curso.

10 comentários para O tempo necessário para aprender e se tornar / ser DJ

  • Tenho 22 anos, faço 23 este ano, gostava de ser um dj de tour, andar pelo mundo inteiro, ja ando aprender a tocar, dizem que para ser um dj de top demora se prai uns 10 anis é verdade ? Ainda vou a tempo?

    • Tina, isso é uma consultoria gratuita com um especialista, portanto, valorize e leia até o fim. E NÃO. Isso não é verdade. Depende de vários fatores e pode levar de semanas a alguns poucos anos. Entre estes fatores estão: o nível de preguiça / dedicação, cultura musical, nível de maturidade, sensatez, entre outros. Na realidade, falar em anos é relativo – o ideal é medir em horas. E como digo no artigo A aviação, a arte dos DJs e o desenvolvimento de habilidades, em resumo, para se tornar um piloto de aeronaves de carreira (grandes aviões de passageiro), especialidade com alto grau de responsabilidade por colocar a vida de centenas e até milhares de pessoas em risco, são necessárias menos de 300hs de treinamento prático, somadas a mais 1200hrs de experiência / ”estágio” (veja detalhadamente no artigo). Sem um bom treinamento inicial ou boas leituras, aprendendo como autodidata quebrando a cabeça sem base alguma pode levar mais tempo  (o dobro ou várias vezes mais tempo) que o realmente necessário.

      No caso da arte e ciência DJ, com 300hs de treinamento dedicado (sem preguiça), desde que os primeiros 10% sejam bem dirigidos e monitorados, poderá ser uma super DJ e com excelente base quanto a produção musical. Treinando 3hrs por dia serão 100 dias, porém no caso de treinar 3 vezes por semana serão aproximadamente 33 semanas (pouco mais de 8 meses).

      O segredo para se tornar / ser um (a) DJ tecnicamente bem preparado(a) em um tempo relativamente curto está no artigo acima e em alguns outros que cito abaixo. Mas pela pergunta, me parece que você não leu este artigo. Começou mal, muito mal.

      Se quer ser realmente boa e em muito pouco tempo, precisará estudar, ler muito para adquirir conhecimentos base e complementares que auxiliam no rápido desenvolvimento de habilidades, domínio de técnicas relativamente mais avançadas e criação de diferencial. Isso, entre outras coisas, ajudará a superar a maioria que não estudou e aprendeu quebrando a cabeça na tentativa e erro, perdendo assim muito mais tempo que o necessário, e que por isso, adquiriu conhecimento muito superficial.

      Os que não se dedicam adequadamente podem ser superados facilmente.

       

      Artigos relacionados ao tempo para ser DJ:

      A inverdade das 10.000 horas para se tornar “gênio” em uma atividade

      A aviação, a arte dos DJs e o desenvolvimento de habilidades

      O tempo necessário para desenvolvimento das principais habilidades dos verdadeiros DJs

       

      Veja também dicas, tutoriais e análises que ajudarão a ampliar expressivamente seu potencial:

      http://www.xtreme-dj.com/artigos-analises-criticas-dicas-tutoriais-e-apostilas-para-djs/

       

      Boa sorte!

      Grande abraço!

      Wagner Pereira

       

  • Tenho 37 anos, acha que daria pra começar uma carreia como dj?

    • Sim, certamente Jefferson! Tudo vai depender de fatores que cito em vários artigos de nosso site, como: sua dedicação; “idade mental”; qualidade do seu aprendizado e treinamento – que obviamente dependerá do curso que você fizer, entre outros. DANNY TENAGLIA um renomado DJ e produtor, segundo o Wikipedia tem atualmente 57 anos.

      Aprender a arte e ciência DJ é como aprender a andar de bicicleta, skate ou dirigir; no início parece muito difícil para alguns e relativamente mais fácil pra outros, mas após desenvolver as principais habilidades e adquirir intimidade com a dinâmica das vias e etc, se tornará natural. Como digo em alguns artigos, o aprendizado e desenvolvimento das principais habilidades é relativamente muito rápido, depende dos fatores citados, do seu amor pela música, pela arte e ciência DJ, da sua cultura musical, sede de conhecimento, busca de conhecimentos e habilidades complementares, nível de sensatez, raciocínio lógico e alguns outros.

      Se todos os fatores citados forem favoráveis, pode levar, relativamente, de algumas semanas a meses para estar pronto, técnica e culturalmente maduro como DJ.

      Já a construção da carreira depende da especialidade que escolher, de como irá se divulgar e alguns outros fatores comerciais.

      Mas só invista, se acima de tudo, for pela auto satisfação, por prazer, e não por necessidade ou obrigação. Se a busca for porque realmente gosta de música e da atividade, será muito gratificante, especialmente ao superar obstáculos que achava serem intransponíveis, e certamente será um DJ muito bom, com excelente diferencial; caso contrário será frustrante, cansativo, desagradável e certamente não será um profissional tão bom – será simplesmente mais um, sem diferencial real.

      Comece visitando alguns links em nosso site e lendo pelo menos os títulos dos artigos, e claro, leia os que lhe interessar assim que possível, e os outros deixe para consultar quando sentir necessidade como um livro / guia de consulta / referência.

      Nosso site possui muito material que permite aos nossos leitores adquirirem uma excelente base, que vai do conhecimento básico – inclusive que auxiliará na escolha do curso, a tirar o máximo dele e a entender os equipamentos – a um conteúdo avançado, que ajudará a construir sua maturidade técnica, profissional, comercial e seu diferencial.

       

       

      Links que te ajudarão em sua decisão e na carreira:

      Iniciar acima dos 30 anos de idade na carreira de DJ não seria tarde demais?

      Qual a melhor idade para ser um DJ?

      Quer ser um DJ bom de verdade em pouco tempo de estudo?

       

      Visite também as páginas:

      Séries especiais de artigos de e para DJs

      Tutoriais, apostilas, dicas, artigos, análises e críticas para DJs.

       

      Boa sorte em sua jornada, espero que daqui a alguns meses retorne, nos conte como está e fale sobre suas experiências!

      Um grande abraço

      Wagner Pereira e Ana Carvalho

  • Sou novo , tenho 15 anos e vou começar a fazer umas aulas , eh eu quero me especializar no genero electro house , eu sei que não eh fácil mais estou disposto a me dedicar apenas a isso , também vou começar a fazer aulas de teclado , pois quero criar minhas proprias batidas , gostei muito da explicação que vocês deram issi me fez enxergar varias coisas que eu não tinha visto , queria que vocês me dessem algumas dicas sobre o que eu tenho que fazer para começar a me tornar um grande Dj , obrigado a todos ‘!

    • Olá Lucas, obrigado por visitar nosso site. Desculpe pela demora da resposta. Nosso tempo é muito escasso.

      Bom, se realmente for apaixonado pela arte e ciência DJ, se divertirá com cada obstáculo superado, e saiba que aprendendo da forma certa, não será difícil e nem muito demorado. O que retarda o aprendizado são os falsos conceitos seguidos pela grande maioria.
      Ser um DJ bom de verdade – melhor dizendo, ser bom de verdade em qualquer atividade, comercial ou não, depende de muitos fatores. Todos pedem essa dica e a resposta é basicamente a mesma: deve se dedicar bastante e buscar ter o maior diferencial real possível; deve evitar mitos, falsos conceitos e ideias erradas e antiquadas presentes na internet. Para ser realmente bom não deve ter preguiça de estudar pois não existe varinha mágica. Nosso site tem muitas dicas que vão lhe ajudar a amadurecer técnica e profissionalmente, relativamente muito mais rápido e com maior conhecimento e habilidade. Utilize-o como um livro de consulta. Para isso, invista uma ou duas horas para ler os títulos e resenhas / resumos de nossos materiais, e sempre que tiver uma dúvida procure e leia o artigo sobre o assunto desejado na íntegra.
      Isso fará você estar rapidamente na frente da maioria. Não pense que DJs não têm que estudar. Hoje para enfrentar a concorrência, e principalmente superar os aventureiros oportunistas que jogam sujo para entrar e se manter no mercado, deve ter muito conhecimento e habilidades reais. O conhecimento se adquire de várias formas – pesquisando, lendo, ouvindo assistindo; e as habilidades, praticando.
      Pesquise e leia com atenção, analise com sensatez e coerência os materiais, e muito cuidado com os mitos e falsos conceitos ligados a arte e ciência DJ, que hoje são muitos. Infelizmente, certamente cairá em muitas armadilhas e se escorará em muitos falsos conceitos disseminadas até por “DJs” que se tornaram renomados devido a publicidade / propaganda enganosa, troca de favores e mídias sensacionalistas e não por conhecimentos e habilidades reais.
      Infelizmente hoje a grande maioria dos que atuam como DJs não são realmente DJs, não tem e ou não desenvolveram / trabalharam as principais habilidades dos verdadeiros DJs.
      Sinto dizer que a maioria dos “DJs” que você venera não são realmente DJs; estão mais para remixers e produtores que sabem mixar e tocam suas músicas, para se vender. Ser DJ não é só saber mixar; existem várias outras habilidades muito mais importantes ligadas a arte e ciência DJ. E saiba que DJ e produtor musical são duas coisas completamente diferentes. Dizer que todo DJ é produtor e que todo produtor é DJ seria o mesmo que dizer que todo piloto é mecânico e todo mecânico é piloto, ou mesmo dizer que todo produtor musical é músico e todo músico é produtor. Saiba mais em nosso site sobre a diferença entre DJs, remixers, produtores musicais e vários outros assuntos.
      Não se deixe abater perante as dificuldades, obstáculos e transtornos que existem em qualquer atividade esportiva, artística ou comercial. Boa sorte e sucesso em sua jornada! Espero que continue usando nosso site para adquirir conhecimento e ampliar seu potencial.

      Grande abraço,

      Wagner e Ana Claudia.

      • Olá Wagner e Anan Claudia;sou Jucelino dos Santos(Angolano)escrevo partir da Rússia,comecei a frequentar o curso de DJ em Club ca na Rússia,depois de 3 semanas;fui convidado a ser DJ residente deste mesmo Club(neste verão )mas eu não me sinto preparado pra tal;mas aceitei o desafio,tenho feito o público dançar e algumas vezes agrado a gerente(mas pessoalmente não me sinto realizado com isto,eles dizem que tocou normal e com mas algumas aulas estarei melhor,sinto-me um pouco perdido com tudo isso,actualmente o meu maior problema é mixar as musicas quando e como;gostaria de saber quais as melhores técnicas para se aprender a mixar em pouco tempo(dias).
        Como dizia Steven Job não espero ser melhor apenas quero fazer a diferença;e me manter na Equipa dos residentes,li alguns dos vossos artigos e continuarei clarocom a vossa sei que irei acalcar os meus objectivos.muito obrigado pelo magnífico site

        • Olá DJ Jucelino Santos / ou DJ JS (Sugestão de nome artístico), desculpe a demora mas sua resposta requer um pouco mais de atenção que algumas outras.

          Pelo seu esforço, dedicação e busca de diferencial, escrevo esta resposta com muita satisfação. Tenho enorme preconceito por quem é relaxado, preguiçoso, não busca ser bom de verdade, se escora em mitos e falsos conceitos.

          Antes, gostaria de dizer que tivemos um aluno Angolano que veio ao Brasil só para fazer nosso curso de DJ, e inclusive foi um aluno muito disciplinado e dedicado. Ele já tinha um certo conhecimento, muitos vícios que o limitavam, mas finalizou o curso técnica e emocionalmente muito melhor, sem os vícios negativos e com muito mais habilidade mental e auditiva.

          Sem mais rodeios vamos a seu caso.

          Como digo em vários artigos em nosso site, para ser bom em algo e rapidamente, tudo depende do direcionamento, treinamento, dedicação e disciplina.

          Se tiver, deve buscar perder medos, sentimentos negativos e adquirir autocontrole e autoconfiança. Existem várias maneiras de trabalhar/reprogramar seu cérebro muito rapidamente quanto a isso.

          Para começar, deve ter certeza que está técnico e culturalmente bem preparado, pelo menos dentro de uma/da sua especialidade da arte e ciência DJ. Depois se desejar expandir para outras especialidades.

          Para desenvolver novas e também ampliar suas já existentes habilidades mentais, sensoriais e físicas quanto a arte DJ, siga algumas dicas abaixo e utilize nosso site como um livro de referência. Garimpando de forma adequada em nosso site, encontrará nas entrelinhas/de forma sutil e de forma explícita muitas dicas.

           

          Dica 1: Para ampliar seu potencial geral, treine com músicas estruturalmente mais difíceis. Em outras palavras, ouça, analise e treine com vários ritmos e estilos musicais, inclusive os que não goste. Para isso deve pelo menos temporariamente conter preconceitos musicais. Não precisa e nem deve tocar comercialmente o que não gosta. O objetivo é utilizá estes ritmos e estilos como exercícios só para ampliar suas habilidades gerais, inclusive a criatividade. Domine primeiramente os que sentir mais facilidade, depois parta para ritmos e estilos que julgue difícil. Quanto melhor for o domínio dos ritmos e ou estilos que julgar difícil, melhor será suas habilidades e consequentemente seu autocontrole e autoconfiança. Bons para esta finalidade são R&B, RAP, DnB.

          Entre outras coisas, com este treinamento desenvolverá habilidade para “improvisar” e corrigir erros e ou falhas de equipamentos, ou seja, habilidades para sair bem de situações ruins.

          Como poderá constatar em artigos mais detalhados, a maior parte dos segredos da arte e ciência dos DJs e produtores musicais estão nos ouvidos e cérebro, e não nas mãos e olhos.

           

          Dica 2: Você dança, gosta de dançar ou é tímido? Se não dança é um grande erro. Como ser doceiro se não gosta ou não come doce? Se quer realmente ter diferencial e superar a grande maioria, então viva o outro lado da cabine, aprenda a dançar de verdade, vá para a pista, a conheça, sinta o que o público sente, preferencialmente limpo, sem beber ou usar qualquer substância. Pode não parecer mas isso fará uma ENORME diferença.

          Muitos DJs são tímidos, não dançam de verdade. Na realidade se tornaram DJs justamente por isso, e porque gostam de música e da “noite”. Grandes falhas. Se for tímido quebre essa barreira. Se for preciso faça aulas de dança. Seu potencial ampliará expressivamente levando-o a superar tecnicamente muitos dos considerados melhores. Como digo em alguns artigos, muitos só se tornam renomados por promover concorrência desleal, fazer uso de propaganda enganosa, comprar seus status utilizando moedas de troca não ortodoxas.

           

          Dica 3: Observe o comportamento da pista de fora dela, onde outros DJs bons, e principalmente ruins, a estejam manipulando.

           

          Estas são algumas dicas que estão em alguns artigos e fazem parte de nosso material documentado e registrado desde 1999. Não faça mal deste conhecimento pois estará prejudicando o mercado para si mesmo, o tornando cada vez mais prostituído e saturado. Que estas dicas, conhecimentos e outros sejam o seu diferencial e de alguns poucos que o têm.

           

          Gostaria de te ajudar mais porém não posso disponibilizar de forma fácil todas as dicas e segredos de nosso material pois pessoas que atuam como instrutores sem serem realmente aptos a isso, iriam ensinar em seus cursos e muitas pessoas publicariam indiscriminadamente na internet, o que certamente prostituirá e saturará facilmente, ainda mais, o mercado. Mas se souber garimpar em nosso site, verá muitas outras dicas.

          Para construir e ou ampliar conhecimentos e principalmente as habilidades mentais, sensoriais e físicas mais rapidamente, veja alguns artigos que contém algumas dicas diretas e indiretas (nas entrelinhas).

          Nosso site tem muito material que ajuda a ampliar rapidamente o potencial de quem o estuda com atenção. Não sei quais artigos leu, mas fiz uma lista indicando alguns; o melhor seria encarar nosso site como um livro e as séries de artigos como capítulos deste livro (de fato foi assim que quase totalidade dos artigos foram registrados).

           

          http://www.xtreme-dj.com/quer-ser-um-dj-bom-de-verdade-em-pouco-tempo-de-estudo/
          (Primeira frase do penúltimo parágrafo.)

           

          http://www.xtreme-dj.com/psicologia-e-comportamento-humano-universo-dj/

           

          http://www.xtreme-dj.com/os-djs-e-arte-e-ciencia-de-improvisar/

           

          http://www.xtreme-dj.com/verdadeiras-ferramentas-dos-djs-e-relacao-com-o-segredo-para-ser-bom-de-verdade/

           

          http://www.xtreme-dj.com/audacia-x-erros-arte-ciencia-djs/

           

          http://www.xtreme-dj.com/qual-o-melhor-tipo-de-equipamento-para-aprender-a-ser-dj/

           

          http://www.xtreme-dj.com/os-djs-a-personalidade-sonoridade-musical-e-o-controle-de-publico/

           

          http://www.xtreme-dj.com/importancia-das-habilidades-ligadas-aos-controles-de-velocidade-e-seu-dominio-na-arte-dos-djs/

           

          http://www.xtreme-dj.com/o-mau-uso-das-tecnologias-x-a-arte-e-ciencia-dos-djs/

           

          http://www.xtreme-dj.com/que-ritmo-ou-estilo-e-mais-facil-de-aprender-a-mixar-para-se-tornar-um-dj/

           

          http://www.xtreme-dj.com/as-habilidades-dos-djs-mais-dificeis-de-serem-desenvolvidas/

           

          http://www.xtreme-dj.com/os-djs-de-clubes-radios-e-raves-e-suas-principais-caracteristicas-e-particularidades/

           

           

          Índice das principais séries:

          http://www.xtreme-dj.com/series-especiais-de-artigos-tutoriais-e-apostilas-para-DJs/

           

           

          Índice geral de artigos:

          http://www.xtreme-dj.com/artigos-analises-criticas-dicas-tutoriais-e-apostilas-para-djs/

           

           

          Obrigado por visitar nosso site.

          Use nosso conteúdo para ampliar seu potencial.

          Espero que tenha ajudado, e que lembre de nós quando for renomado.

          Curta nossa fanpage e siga-nos no facebook.

           

          Um grande abraço, boa sorte e sucesso em sua jornada!

          Wagner Pereira

  • Gostei da explicação, eu estou iniciando este mundo dos Dj's, tô prestes a comprar alguns equipamentos para iniciar, e fazer algumas festas.

  • Adoreio o texto, a explicação ficou ótima!
    Estou a 6 meses na área e já peguei muitos macetes
    em relação a tecnicas musicais, como viradas, acerto do BPM e repertório
    para todos os tipos de eventos.
    Parabéns pela publicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page