Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Os DJs Produtores / Remixers e suas principais características e particularidades

DJs Produtores / Remixers e suas características e particularidades - Estúdioatividade de produtor é mais antiga que a de DJ e assim como na área de DJ, a área de produção também tem suas divisões e pode ser classificada quanto a técnica, gênero / ritmos / estilo musical, equipamentos / ferramentas utilizados, dentre outros. A classificação desta área daria um artigo tão extenso quanto toda esta série “Os DJs”, por isso não entraremos em detalhes agora. Quem sabe em outra oportunidade. Voltando ao assunto, um produtor não é obrigado a ser um DJ nem o oposto, ou seja, o DJ ser produtor. São duas atividades musicais muito distintas, completamente diferentes quanto a conhecimento, habilidades, técnicas, conceitos, ferramentas utilizadas, visão e interpretação de público, elementos musicais e da própria música, dentre outras particularidades menos relevantes. Comparar o DJ ao produtor seria como comparar um cirurgião com o anestesista, duas atividades importantes, fundamentais no mesmo “cenário”, porém completamente distintas. Até alguns anos, produtor era produtor e DJ era DJ. Até que alguns DJs, após anos de experiência atuando na noite, se puseram a aprender também as técnicas de produção e criar remixes básicos, inicialmente usando fita de rolo, mais tarde com mais experiência e a maturidade adquirida, passaram a produzir praticamente músicas do zero, usando várias ferramentas mais práticas e flexíveis. Alguns produtores também se sentiram atraídos a se tornarem DJs, para entender melhor o público e / ou facilitar a venda de seus trabalhos, pois, o nome DJ tinha se tornado um produto extremamente comercial. Poucos DJs e poucos produtores podem ser classificados como DJs produtores. 


DJs Produtores / Remixers e suas características e particularidades - APC40 - MacA fusão do conhecimento, habilidades e das técnicas das duas especialidades de forma adequada se completam, principalmente quando o DJ se dedica, se prepara e estuda adequadamente para se tornar um produtor ou vice versa, apesar de muitos não enxergarem que para um DJ se tornar um produtor ou um produtor se tornar um DJ é necessário um estudo, uma preparação prévia adequada. O processo de preparação / adaptação entre estas especialidades pode ser relativamente simples e rápido, para quem tem maturidade técnica e profissional real, podendo ser até como autodidata, o que normalmente exige mais tempo e pode gerar alguns vícios que retardam o amadurecimento profissional como DJ.

Como vimos, se um excelente produtor quiser, pode tecnicamente se tornar um DJ, dependendo da sua experiência, em pouco tempo, assim como um DJ também pode se tornar um produtor. Mas o fato de ser um excelente produtor ou DJ não significa que será um excelente profissional da outra especialidade, devido a diferenças técnicas significantes entre as duas, que exige algumas habilidades físicas e mentais distintas. Alguns DJs após anos de atuação adquirem conhecimento, habilidade e maturidade musical e se tornam naturalmente produtores, principalmente aqueles que durante suas apresentações, temperam, dão outra roupagem para as músicas, através de performances tradicionais e / ou com a utilização de equipamentos e recursos tecnológicos especiais, adicionando novos elementos e efeitos as músicas, criando assim verdadeiros remixes ao vivo. Porém, infelizmente, nem todos conseguem transferir estas habilidades 100% para o estúdio e produzir com a mesma facilidade que fazem ao vivo, normalmente devido a sua natureza, personalidade, habilidades “naturais”, dinâmica, paixão e / ou prazer que sentem atuando em cada especialidade. O mesmo ocorre com produtores. Alguns sabem, e “tocam”, atuam como DJs, porém tecnicamente, pois provavelmente suas maiores habilidades, personalidade e prazeres, estão ligadas a criação de remix e / ou a produção de novas músicas. Algumas pessoas atuam em uma atividade por prazer e outras por “necessidade” e / ou obrigação. Por vários motivos, muitos forçam a barra, a maioria prematuramente, por achar que é obrigação do DJ ser também produtor ou vice versa. Com isso a grande maioria acaba não tendo bons resultados por não focar, por não se direcionar corretamente.

DJs Produtores / Remixers e suas características e particularidades – keyboard / teclado MIDI / Sintetizador

Apesar de na classificação estarem juntos, existem algumas diferenças entre um remixer e um produtor. Na média, os remixers hoje são basicamente DJs que editam, mudam a estrutura de músicas já existentes, inserindo trechos da mesma, e até de outras, em pontos estratégicos, acrescentam novos elementos e / ou efeitos, criando novas versões/remixes. Já o produtor é mais completo, consegue produzir uma música até do zero. Muitos dos grandes produtores iniciaram-se como remixers. O produtor conhece ou deve conhecer mais a fundo as propriedades, estrutura musical, os elementos sonoros e as ferramentas ligadas à produção do que o necessário para se atuar como DJ. Alguns produtores bons de verdade quando atuam também como DJs, tiram proveito do profundo conhecimento estrutural e sonoro que têm, para melhorar seu desempenho “tocando”/discotecando, assim como o DJ que atua como produtor utiliza seu conhecimento e domínio de público para melhorar e / ou influenciar suas criações / produções. Há profissionais que conseguem atuar de forma extraordinária em ambas as especialidades, como DJ e como produtor, porém, a grande maioria tem mais talento para produzir do que para tocar ou vice versa. Para os que produzem melhor e não tocam tão bem, ser DJ passa a ser apenas sua base e fonte de inspiração para a produção. O melhor caminho para um DJ se tornar um bom produtor e ter chance real de se destacar mais rapidamente é iniciar o aprendizado após pelo menos um ano de atuação como DJ, pois assim aproveitará todo o conhecimento e habilidade mental adquiridos, o que facilitará em muito, compreender as ferramentas (equipamentos e softwares), técnicas, conceitos, elementos sonoros e a música pelo ângulo / visão dos produtores e com isso tirar o máximo de proveito do curso / treinamento de produção.

DJs Produtores / Remixers e suas características e particularidades –APC40 Akai – PC / MAC

Tecnicamente mais maduro na atividade, após o período de estudos e preparação, criar remix é o melhor caminho, passo inicial e fundamental para ganhar mais conhecimento, habilidade e maturidade suficiente para se tornar um produtor e realmente poder produzir uma música do zero. Não poderia deixar de fazer uma analogia / comparação neste texto entre duas atividades muito similares, que tem como objetivo agradar sentidos: uma é o paladar e a outra, a audição. O produtor e o chef, são dois tipos de profissionais de duas artes muito similares. Quando são bons de verdade, um domina a arte de misturar diversas matérias-primas, elementos, componentes com criatividade, habilidade, audácia, bom senso, coerência para criar pratos, sabores para agradar ao paladar de diferentes gostos, e o outro, domina a arte de também misturar matérias-primas, elementos e componentes, porém, sonoros, com a mesma criatividade, habilidade, audácia, bom senso e coerência, para criar músicas que agradem aos ouvidos de seu público. Na realidade ambos criam obras que agradam ao cérebro. Portanto um chef e um produtor bom de verdade trabalham, misturam, combinam e / ou contrastam elementos com inteligência de forma lógica e racional para criar novas experiências gustativas e auditivas. Para ser um bom Chef é necessário conhecer e dominar os sabores de muitos elementos comestíveis e suas propriedades e para se tornar um bom produtor é necessário conhecer e dominar elementos sonoros e suas propriedades.

DJs Produtores / Remixers e suas características e particularidades – PC / MAC

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos / compartilhe
Link to my Facebook Page
Recommend this page!
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.