A arte dos DJs e produtores musicais e a audição

 

Por falta de conhecimento, bom senso e raciocínio lógico, infelizmente a maioria dos DJs, produtores musicais e principalmente dos aspirantes, tratam muito mal a audição – uma das suas principais ferramentas. A grande maioria só vai se dar conta do que fez, quando já é tarde demais. Todo aspirante antes mesmos de iniciar um curso de DJ e ou de produção musical deveria buscar entender um pouco sobre audição.


A baixa qualidade de eventos técnicos

A maioria dos cursos, palestras, workshops poderiam ser muito melhores do que são. Infelizmente, a grande maioria inclusive dos que dominam o tema que ministram, não se prepara adequadamente como poderia para atuar como palestrantes e ou instrutores. Na maioria das palestras, cursos e workshops, falta estudos, pesquisas, investigações e planejamento adequado para o objetivo proposto.


A baixa qualidade dos cursos de DJ e de produção musical

 

A maioria dos cursos para formação de DJs e produtores musicais não tem a qualidade e eficiência que poderia e deveria ter. Os que ministram cursos dessas artes não têm o preparo e o conhecimento quanto a ensino e treinamento que deveriam para atuarem como instrutores. Com isso, a grande maioria dos cursos de DJ e de produção musical joga sujo, promove concorrência desleal, vende mentiras, falsos conceitos e ideias ultrapassadas, principalmente quanto a técnicas e conceitos destas artes e quanto a ensino e treinamento.


A injusta classificação dos DJs promovida por algumas mídias

 

Mídias nacionais e internacionais, especialmente revistas e sites especializados na arte e ciência dos DJs e produtores musicais, por malícia, jogo de interesses ou por “ingenuidade”, falta de maturidade real, classificam e atribuem falsos títulos a DJs e produtores musicais. Com isso, vendem, disseminam mentiras / falsas verdades, falsos conceitos e até geram preconceitos. Em muitas mídias, quem pode pagar mais, inclusive utilizando moedas não ortodoxas, pode se tornar rapidamente o melhor, mesmo não sendo realmente tão bom.


Ampliando seu potencial através da Internet

 

Extremamente mau utilizada pela quase totalidade dos usuários, especialmente por povos como os brasileiros – como alguns sabem – a internet é grande fonte de conhecimento de qualidade, útil, mas também de muito lixo. Sabendo pesquisar, explorar utilizando os recursos e ferramentas, as mais adequadas possíveis, pode-se ampliar expressivamente os conhecimentos, habilidades, inteligência, potencial geral, diferencial cultural, técnico, profissional e comercial. Para isso é necessário saber fugir das armadilhas, mitos, falsas verdades, falsos conceitos, ideias ultrapassadas / antiquadas e tirar proveito de materiais, informações e conhecimentos, verdadeiramente de qualidade.


Áudio / acústica básica para DJs

Esta é uma pequena série com resumidas informações e conceitos básicos sobre áudio, acústica para DJs iniciantes e até para alguns veteranos que não têm conhecimentos essenciais sobre o assunto. Todo aspirante da arte e ciência DJ deve conhecer pelo menos os conceitos básicos de áudio e acústica para tirar mais de seus ouvidos e equipamentos. Série muito recomendada para quem está iniciando um curso de DJ.


Aventureiros, oportunistas e prostituição comercial no universo DJ

 

A maioria dos envolvidos direta e indiretamente no universo / mercado dos DJs e produtores musicais é consciente, maliciosamente ou subconscientemente, ingenuamente, aventureiro, oportunista que de forma intencional ou sem perceber joga sujo, promove concorrência desleal e contribui com a prostituição e saturação de todo o mercado e com a expressiva perda da essência, qualidade e eficiência destas artes.


Briga tecnológica entre os tops DJs players

 

Há décadas várias marcas disputam o mercado de equipamentos para DJs profissionais e amadores. Algumas possuem excelentes produtos quanto a custo x benefício, porém não são tão valorizadas devido principalmente a fraca estratégia de marketing.

A japonesa Pioneer pro DJ (divisão da Pioneer), com uma super estratégia de marketing e investimentos em publicidades, se tornou a mais popular entre os top DJs, porém marcas como a Denon (também japonesa), a americana Numark, dentre outras, também possuem modelos de equipamentos para DJs excelentes, que competem com produtos da Pioneer de mesma categoria.


Classificação / especialidades dos DJs

Esta é uma série de artigos que todo aspirante a DJ deveria ler antes de fazer um curso de DJ e ou de produção musical, para conhecer as diferentes categorias, especialidades de DJs e de produtores musicais. Nesta série conhecerá as diferenças de especialidades quanto a música, ritmos, estilos, gêneros musicais, equipamentos, técnicas e outros. Este é um conhecimento base essencial que permite direcionar, focar melhor sua energia, para atingir mais rapidamente seus objetivos de forma mais eficiente.


Como comprar produtos e serviços de / para DJs

 

A maioria dos aspirantes a DJs e ou produtores musicais, e muitos “DJs” e “produtores veteranos” cometem muitos erros ao comprarem produtos e serviços, especialmente equipamentos e cursos de DJs e ou produção musical, por falta de conhecimento, maturidade, sensatez, raciocínio lógico, por se escorar em mitos, falsas verdades, ideias e conceitos ultrapassados, entre outros. A maioria não sabe mensurar a relação custo x benefício x eficiência e outros fatores muito importantes ao se adquirir algo.


Controles, recursos e funções dos equipamentos para DJs

Super apostilas / “manuais”, gratuitas, online e em português sobre os principais recursos e funções dos equipamentos para DJs. Após estudar o conteúdo destas pequenas e objetivas apostilas o aspirante terá muito mais facilidade em compreender os principais equipamentos para DJs, seus recursos e funções, e também terá relativa maior facilidade em compreender os manuais dos equipamentos, mesmo os em inglês. Apostilas muito recomendadas para autodidatas e para quem está iniciando um curso de DJ – para adquirir conhecimento base, essencial – e para quem já concluiu o curso – para adquirir conhecimento complementar.


Cuidados com os equipamentos para DJs

A maioria dos equipamentos para DJs estragam mais rapidamente devido a poeira, a umidade relativa do ar, e infelizmente, por falta de conhecimento e informações da grande maioria dos DJs iniciantes e muitos veteranos, que não cuidam nem protegem seus equipamentos de forma apropriada. Nesta pequena série de artigos, de forma direta e indireta encontrará dicas que possibilitarão proteger melhor seus equipamentos.


DJing – Mixando no computador - Equipamentos para DJs

Uma série de artigos com muitas informações sobre controladores, equipamentos híbridos para DJs. Excelente série para DJs iniciantes, profissionais e amadores, autodidatas e para quem já fez ou pretende fazer curso de DJ. Nesta série poderá aprender, conhecer sobre os prós e contras de alguns equipamentos, conceitos como timecode, sistemas híbridos, controladores MIDI/USB, computadores para DJs, controladores complementares e muito mais.


MP3 para DJs

Nesta série buscamos quebrar muitos mitos, falsos conceitos, falsas verdades, ideias ultrapassadas e preconceitos, sobre MP3 e outros formatos de áudio digital e áudio compactado. Grande parte dos conceitos negativos, falsas verdades sobre MP3 e outros áudios digitais em geral, foram gerados, disseminados e potencializados por profissionais comercialmente mal intencionados, por leigos, ingênuos, pessoas técnica e profissionalmente imaturas, sem raciocínio lógico, sem opinião própria, utilizando a internet – meio extremamente eficiente para disseminação de informações, especialmente de falsas verdades.


Os equipamentos para DJs

Mais uma série excelente para quem vai fazer ou já fez curso de DJ. Apresentamos rapidamente os principais equipamentos para DJs, onde aspirantes poderão conhecer de forma básica os toca-discos / Turntables, CD / MP3 players, Mixers, processadores de efeitos, softwares / programas, controladores para DJs, e adquirir conhecimento base essencial e complementar.


Softwares profissionais para DJs

 

Uma série sobre alguns dos primeiros principais softwares profissionais para DJs. Nela saberá um pouco sobre softwares / programas e controles profissionais de mixagem para DJs, sobre o Traktor, Virtual DJ, BPM Studio, PCDJ e outros softwares pioneiros.