Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Sistemas / Workstations (estações de trabalho) híbridas profissionais para DJs

Apesar de serem um pouco mais caros, os equipamentos híbridos para DJs têm muitas vantagens em comparação com equipamentos convencionais ou controladoras.  Uma das maiores virtudes de um sistema / Workstation (estação de trabalho) totalmente criada com equipamentos híbridos é que praticamente vale por dois. Além disso, oferece boa portabilidade, flexibilidade e segurança / confiabilidade, pois poderá trabalhar com um laptop utilizando os equipamentos como controles MIDI / USB onde terá todo o seu material, repertório, permitindo que tenha total flexibilidade quanto a “troca” de estratégia musical, e por prevenção / segurança, poderá ter uma cópia das principais músicas em formato áudio digital CDA/WAV(E), áudio digital compactado como MP3 ou outro compatível com seu sistema, armazenadas em  alguma mídia externa como CDs, Pendrives e / ou HDs, minimizando assim a parada completa do evento caso haja alguma falha no computador.
Dependendo da configuração e dos componentes da Workstation (software e hardware) usada, um evento pode ser levado com apenas um player e o computador. Caso um dos dois players / controladores pare, operará de forma mais limitada e operacionalmente desconfortável, mas o evento não ficará sem música. Em seu pleno funcionamento, as estações de trabalhos híbridas são extremamente mais flexíveis e versáteis e oferecem diversos recursos, entre diversas outras vantagens e benefícios, comparados com equipamentos convencionais não híbridos.
Apesar de muitos terem medo de computador por acharem que o mesmo é mais suscetível a problemas que equipamentos convencionais / tradicionais, o fato é que uma Workstation montada com produtos de boa qualidade, e se bem cuidada, tem a mesma margem de falha de bons equipamentos convencionais. Muitos se esquecem e / ou não tem ciência, não se tocam, portanto é bom lembrar que equipamentos convencionais também falham, tanto que em grandes eventos (raves), clubes /“casas noturnas” e equipes de sonorização, costumam ter equipamentos reserva / sobressalentes / alternativos. Quem quiser ter ainda mais confiabilidade e segurança que a oferecida pelos melhores sistemas convencionais, poderá adquirir equipamentos alternativos, complementares para sua Workstation, com excelente custo X benefício (segurança, confiabilidade, recursos e flexibilidade), superando os convencionais, e com preços relativamente menores. A questão da estabilidade / confiabilidade, tanto dos equipamentos convencionais quanto dos sistemas MIDI/USB, “informatizados” é relativa a uma série de fatores, principalmente cuidados no armazenamento, transporte e utilização.
Portanto, quanto a custo X beneficio os sistemas híbridos são excelentes opções para a grande maioria das especialidades de DJs, pois geram diversos benefícios a um custo pouco maior que alguns sistemas montados com equipamentos convencionais de pequeno porte e menor que os de “grande porte”.

 

As ilustrações deste módulo, assim como algumas outras deste material são de modelos fictícios e conceituais, apenas ilustrativos.

Este documento fazia parte do material didático do curso de DJ do instrutor Wagner J. Pereira. Por não ser o segredo para se tornar um DJ bom de verdade, ficará disponível em nosso site para todos.

Vs: 1.0 (Ed 2009) Pt: 05 de 08 (Rg 2009)

 

 

2 comentários para Sistemas / Workstations (estações de trabalho) híbridas profissionais para DJs

  • TEM COMO LIGAR 2 CX ATIVA EM UMA MESADE SOM  COMO/ SERIA? A MINHA É A MESA 01V96 DA YAMAHA, DESDE JÁ AGRADEÇO ABÇ.

    • Olá Alexandre, obrigado por visitar nosso site.
      Com o conhecimento mediano que tenho quanto a áudio e acústica, posso afirmar que sim, é possível; mas como infelizmente não trabalho com mesas deste tipo, não posso lhe responder com precisão como promover esta conexão.
      Certamente a mesa tem duas saídas balanceadas ((L)Left e (R)Right) em plug XLR. Com isso pode ser que as caixas possam ser conectadas diretamente. Porém não deve arriscar pois se a “configuração” dos cabos não forem compatíveis, pode não gerar a sonoridade esperada ou até mesmo danificar um ou ambos os produtos. Lembrando que caixas acústicas podem ter o mesmo tipo de conector XLR mas algumas têm conectores do tipo P10.
      Recomendo que consulte o manual de ambos ou alguém que possa investir algum tempo analisando seus produtos e direcionando-o.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page