Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

A rápida evolução dos controles e dos equipamentos híbridos para DJs

As novas gerações de super equipamentos

 

Híbrido CD / MP3 Players / controlador profissional Denon DN S1200 para DJs

Híbrido CD / MP3 Players / controlador profissional Denon DN S1200 para DJs

Confirmando minhas previsões quanto à evolução tecnológica (natural) dos equipamentos para DJs, os gigantes da indústria de controles MIDI/USB e equipamentos convencionais vêm lançando diversos novos produtos de vários “pesos” / categorias / portes para diferentes necessidades e tipos / especialidades de DJs. Nos lançamentos e projetos estão desde somente controladores para softwares profissionais de mixagem para DJs, como também equipamentos híbridos, que servem como controle USB/ MIDI para softwares, mas que também trabalham independentes, com mídias convencionais como o CD de áudio padrão (CDA / ”WAVE”) e aceitam formatos de áudio digital compactado (como o mais utilizado, o MP3) que pode ser gravado / armazenado em mídias normais, como o próprio CD, ou em mídias externas como HD, PenDrive e / ou iPod. A Numark, a Denon, dentre outras, já vêm há bastante tempo disponibilizando equipamentos com disco rígido (HD) interno, mas que também suportam mídias externas, através de conexão USB, disponível no equipamento. Isso fixa definitivamente o áudio digital compactado (MP3) na vida do DJ, quebrando falsos conceitos e mitos.

Numark NS7 controlador profissional para DJs

Numark NS7 controlador profissional para DJs

Entre os lançamentos mais recentes e interessantes estão o player híbrido CDJ-400 da Pionner e o DN-S1200 peso leve da Denon, concorrente direta da CDJ-400. A Denon também lançou o peso super pesado DN-HS5500, além do modelo híbrido duplo DN-HD2500.

Denon DN-HS5500 profissional DJs MP3 Players

Denon DN-HS5500 profissional DJs MP3 Players

A Vestax, empresa européia, pouco conhecida dos DJs iniciantes brasileiros, possui diversos equipamentos para DJs, toca-discos (Turntables), CDPlayers, mixers, máquinas / mesas de efeito, controles para softwares profissionais de mixagem para DJs e recentemente lançou o DJ CONTROLLER VCI-300 (USB / MIDI) sucessor do modelo VCI-200 e concorrente direto na mesma categoria / peso do Xponent da M-Audio.
A Numark lançou o DDS80 e o MixMeinster Control, sendo este último um controle dedicado ao software MixMeinster. Além dos lançamentos já aqui citados, houve outros menos relevantes nos últimos meses de vários fabricantes, e não citados neste artigo.

Muitos fabricantes já anunciaram vários outros lançamentos, muitos ainda sem data para entrar no mercado. Dentre os novos lançamentos estão o híbrido duplo MEP-7000 da Pioneer concorrente direto do DN-HD2500 da Denon. Um lançamento muito interessante e que não poderia deixar de ser citado é o controle NS7 da Numark, que pelas expectativas, poderá superar se não todos, a grande maioria dos controles MIDI/USB atuais para DJs.

Híbrido CD / MP3 Players / controlador Pioneer MEP-7000 profissional para DJs

Híbrido CD / MP3 Players / controlador Pioneer MEP-7000 profissional para DJs

Seu maior atrativo é o prato motorizado dentre outros recursos anunciados pela empresa. Outro lançamento inovador e interessante que merece atenção é o Otus da EKS, empresa finlandesa que desenvolveu um dos primeiros controles sensitivos (sensível ao toque), o XP10 Digital DJ Player, pouco conhecido nas Américas. O controle Otus é um verdadeiro conceito. Utiliza diversas tecnologias comuns em muitas áreas, em especial na área de informática, mas ainda não exploradas como a EKS explorou neste controle.

Muitos dos atuais lançamentos e dos anunciados para breve são fantásticos, contém recursos maravilhosos, alguns superam a maioria dos equipamentos convencionais / tradicionais, inclusive quanto à qualidade geral e com preço próximo ou muito menor, dependendo do modelo. Muitos dos equipamentos lançados e também dos já anunciados possuem recursos, tecnologia e design iguais e / ou muito parecidos aos que apresentei em alguns dos meus artigos sobre equipamentos conceituais.

Otus controlador profissional para DJs

Otus controlador profissional para DJs

A indústria está realmente apostando pesado e superando mitos e falsos conceitos relacionados a áudio digital compactado. Estão aperfeiçoando cada vez mais seus produtos para superar a concorrência e a si próprios. Se não foram todos, com certeza a grande maioria dos equipamentos lançados em 2008 para DJs profissionais e amadores (“hobbistas”) tem ligação direta com computadores, softwares de mixagem e áudio compactado (MP3).

Apesar de tudo isso, infelizmente a indústria, tanto de players, efeitos e mixers tradicionais quanto de controladores MIDI/USB profissionais para DJs, continuam cometendo erros que atingem diretamente a técnica de muitos profissionais de algumas especialidades.

Controlador profissional para DJs Vestax VCI 300

Controlador profissional para DJs Vestax VCI 300

A maioria dos equipamentos, mesmo convencionais e de empresas consagradas, tem falhas grosseiras de projeto, quanto a conforto operacional, resistência / durabilidade geral ou de alguns componentes fundamentais, entre outros problemas menores, porém relevantes, a muitos tipos / categorias de profissionais. Muitos dos problemas teriam solução simples durante o projeto, com aumento baixíssimo no custo final do produto, mas que justificaria o investimento e em pouco tempo o tornaria mais barato / econômico. Veja mais adiante o que se deve levar em conta ao pensar em comprar equipamentos e ou softwares para DJs mais adequado às suas necessidades, bolso e técnica.

– Custo X benefício;

– Sua técnica (forma de trabalhar)

– quais recursos, efeitos e ou deficiências afetam ou não, direta ou indiretamente seu trabalho / técnica;

– Qualidade de áudio;

– Conforto operacional (tamanho e distância entre os controles / botões);

– Precisão /sensibilidade;

– Estabilidade / confiabilidade; – Facilidade de manutenção preventiva e corretiva básica; – Suporte técnico (manutenção corretiva avançada);

– Qualidade estrutural / acabamento / resistência física operacional;

– Facilidade em encontrar os componentes / peças mais propícias a dar problemas, principalmente pelo uso excessivo;

– Transportabilidade / portabilidade (caso necessário)

– tamanho, peso, fragilidade;

Alguns dos itens acima se referem a você próprio. Não adianta comprar só se baseando no que falam e / ou em outros profissionais, pois cada um tem um “bolso”, uma necessidade, uma técnica e utilizará seu equipamento de uma forma diferente, de acordo com suas particularidades. O que é deficiência para um pode não afetar ao seu trabalho, e vice versa. Para escolher e comprar bem deve analisar os prós e contras, e comparar as informações com suas necessidades técnicas.

 

Navegue em nossos artigos e saiba mais sobre esses e outros assuntos em nosso site:

– Saiba mais sobre o que já aconteceu e o que ainda está por vir nas novas gerações de equipamentos profissionais para DJs;

– Saiba o que a indústria poderia utilizar para melhorar ainda mais seus produtos;

– Conheça as principais falhas e deficiências dos equipamentos atuais;

– Saiba o que já virou e ou está virando realidade do que apresentei em meus conceitos;

– Saiba o que virá nas novas gerações de equipamentos para DJs;

– Equipamentos conceituais para DJs.

Veja mais sobre os equipamentos citados acima em:

www.denondj.com          www.eks.fi        www.pioneerdjusa.com         www.vestax.com        www.numark.com

4 comentários para A rápida evolução dos controles e dos equipamentos híbridos para DJs

  • ola adquiri um par de cdj r gostaria de saber se gravando cds no formar cda e ou wave ele reconheçera bem … abraço e parabéns pelo site esclarece muitas dúvidas nossas .

  • ola tenho um par de cdj 200 numark gostaria de saber se posso gravar cds em formato cda ou wave e se ele reconhecera essas mídias ??? detalhe adiquiri esses cdjs a pouco tempo e nem liguei ainda .

    • Alves, o ideal seria você olhar no manual as tecnologias de áudio compatíveis com o seus players, mas de qualquer forma, não recomendo gravar no formato wave pois a maioria dos equipamentos não reconhecem. Na realidade nunca testei e nem tive informação de que alguém já usou CD gravado com esse formato, nem mesmo em equipamentos para DJs.

      O formato .wav é utilizado basicamente em computadores e no seu formato original, sem compactação em edição para minimizar perdas de qualidade. Alguns dos mais modernos equipamentos para DJs aceitam alguns outros formatos de áudio normalmente compactados e algum pode até aceitar wave, mas como disse nunca testei. Infelizmente não posso te responder com precisão pois são centenas de equipamentos e nunca trabalhei com o modelo que apresentou.

      Se não tiver o manual para se informar, sugiro que procure na internet ou grave um CD com o formato wave para testar, mas sinceramente, é desnecessário pois tecnicamente CDA e WAV são praticamente a mesma coisa.

       

      Grande abraço!

      Wagner Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.