Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas
Siga-nos

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Este canal tem foco em economia, jogo sujo geral e que caracteriza concorrência desleal e outros temas direta e indiretamente relacionados.

A importância do estudo de materiais técnicos, como apostilas e livros

Read in 4.52 mintues

O rápido amadurecimento técnico contido em apostilas, livros, artigos, tutoriais e outros materiais técnicos bem elaborados e alguns limitadores como a preguiça, relaxamento, falsos conceitos, mitos, falta de bom senso, coerência e maturidade.

A importância do estudo de materiais técnicos, como apostilas, livros e tutoriais

O erro de muitos que ingressam em um curso de qualquer atividade, seja de DJ, produção musical, direção / motorista, aviação / piloto, medicina, direito ou outra atividade qualquer, é apenas ler o material técnico / didático, apostilas. Porém, apenas se lê revistas em quadrinhos, jornais, revistas, livros e outros materiais não técnicos. Material didático / técnico se estuda, se analisa, se busca entender as técnicas, conceitos, ferramentas, controles, funções, recursos, nomenclaturas, dentre outros contidos no mesmo. Em qualquer tipo de curso, isso aumenta expressivamente o aproveitamento das aulas, principalmente práticas em sala / laboratório / estúdio, enfim, aumenta expressivamente a eficiência e o aproveitamento de todo o curso, e consequentemente contribui também expressivamente com o amadurecimento técnico e profissional, tornando o curso / investimento relativamente muito mais barato, mesmo que tenha um preço relativamente alto.
Especialistas levam meses estudando, pesquisando e desenvolvendo materiais técnicos / apostilas. Dependendo do volume de informações, do conteúdo, podem se levar até anos em estudos, pesquisas, análises e no próprio desenvolvimento de um material de qualidade. Um bom artigo pode levar dias; uma série de artigos bem elaborados e fundamentados pode levar meses para ser desenvolvida. Tudo isso para facilitar a vida de quem está iniciando em uma carreira, atividade e ou quer ampliar, aprimorar seus conhecimentos, técnicas e ou habilidades.
O que um especialista estudioso levou meses estudando, pesquisando, investigando, analisando e testando para aprender / entender e desenvolver um material técnico de qualidade, estudando corretamente, de forma adequada, com atenção, com um material técnico bem elaborado, uma pessoa pode entender em apenas algumas horas, por já estar tudo “mastigado” / simplificado no material.
O correto estudo teórico minimiza expressivamente a perda de tempo quebrando a cabeça no processo de aprendizado procurando descobrir / adivinhar / deduzir o que já está sintetizado / “mastigado” em bons materiais didáticos / teorias. Além de minimizar a perda de tempo, a teoria / material didático maximiza expressivamente o aproveitamento de aulas práticas e consequentemente seu potencial geral, e, como já disse, o rápido amadurecimento técnico e profissional.
Quem é esperto / inteligente, quer ser bom de verdade rapidamente em algo e ter diferencial real, tem sede de conhecimento e recorre a teorias, materiais técnicos de qualidade para maximizar seus conhecimentos, habilidades e minimizar a perda de tempo quebrando a cabeça.
Ao contrário do que muitos imaginam, ao tentar aprender só na “prática”, melhor dizendo, na tentativa e erro, adivinhação, no chute, perde-se muito mais tempo. Um bom material de qualquer atividade, área ou especialidade gera conhecimento racional, lógico, técnico (como / de que forma, quando, porque, onde, o quanto), base e ou complementar extremamente importante para o treinamento prático, desenvolvimento das habilidades e amadurecimento técnico profissional. Alguns dos maiores limitadores são a preguiça, o relaxamento mental consciente e ou subconsciente; falsos conceitos, mitos, ideias antiquadas, principalmente quanto a ensino, aprendizado, treinamento e desenvolvimento de habilidades; falta de maturidade, bom senso e coerência; falta de estudos, pesquisas, análises apropriadas, dentre vários outros.

Quem quer se dar bem de verdade deve investir tempo em preparação.

O tempo necessário pode ser ou parecer muito maior, porém, depende da forma como se estuda. Após um treinamento adequado, bem dirigido / direcionado e bem monitorado, o estudo concentrado / focado de bons materiais técnicos pode gerar / ampliar em pouquíssimo tempo o conhecimento, as habilidades (mentais e sensoriais) e a maturidade técnica e profissional que levaria anos para ser obtida após péssimo treinamento e estudo inadequado.
Não existe varinha mágica: se quer realmente ser bom, ter diferencial, ser técnico e profissionalmente maduro, se destacar e estar mais rapidamente entre os pouquíssimos realmente bons, o segredo está no cérebro, nos ouvidos e nos estudos, pesquisas e análises complementares – preferencialmente após um treinamento base realmente bom / eficiente.

As dificuldades e os investimentos para escrever material técnico de qualidade

Para se ter uma ideia, um artigo técnico que se leva minutos para estudar, deve ter levado horas para ser desenvolvido pois não basta só saber escrever e entender do assunto: é preciso achar as palavras e frases mais adequadas. E isso muitas vezes não é fácil, principalmente para quem não tem ou não tinha o hábito de escrever. Imagine – melhor – tente escrever alguns textos sobre algo que entenda muito. Verá que não é tão fácil. Pouquíssimos se sairão bem. A grande maioria escreverá várias vezes, de diversas formas, e mesmo assim não chegará a lugar nenhum. Além disso, há ainda os que escrevem bem, sabem lidar com as palavras, mas não têm o conhecimento técnico e experiência no assunto para saber o que deve, como e quando realmente falar / escrever. Para escrever sobre um assunto técnico e / ou de forma técnica, não basta só ser um escritor ou jornalista experiente, que sabe lidar com as palavras ou só entender profundamente do assunto. Para escrever sobre um assunto técnico é necessário entender profundamente do assunto, ter pelo menos um pouco de intimidade com as palavras e, além disso, deve saber ou buscar aprender a organizar os assuntos na cabeça. Portanto, como deu para perceber, desenvolver textos, artigos, material técnico / didático / apostilas, não é fácil e requer um grande investimento em tempo de estudos, pesquisas, análises e no próprio desenvolvimento.

2 respostas a A importância do estudo de materiais técnicos, como apostilas e livros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos


Em nosso podcast falaremos sobre inteligência e comportamento, jogo sujo e concorrência desleal, algumas artes, ciências, esportes, sobre economia e outros temas.

Este canal está sendo reestruturado e tem foco em temas ligados à inteligência, arte, ciência, tecnologia, comportamento e outros.