Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Mitos em torno da arte e ciência dos DJs e dos produtores musicais

Mitos e falsos conceitos em torno da arte e ciencia dos DJs e dos produtores musicais

As “mídias”,  jornalistas, promoters, agenciadores, dentre outros e os mitos e falsos conceitos relacionados aos DJs e produtores

A grande maioria dos mitos, falsos conceitos e até preconceitos em torno das especialidades de DJ e de produtor musical se deve principalmente a forma como a mídia e jornalistas “especializados” e não especializados, os promoters, agenciadores, empresários da noite e outros, expõem e exploram estas atividades. Estes ainda não enxergaram que estão estragando o mercado ao forçar a fusão de forma artificial. É fato, fácil de mostrar e comprovar que nem todos se dedicam adequadamente para ser realmente bom em ambas as especialidades. Após anos observando e estudando o universo DJ, posso dizer que menos de 5% dos que atuam em ambas, são realmente bons, tanto como produtor musical quanto como DJ.
Como digo em outros textos desta série de artigos, cada uma destas especialidades exige muito quanto a processamento mental e sensorial. Ambas são muito cansativas. Poucos têm condições de atuar nas duas atividades paralelamente de forma eficiente. Por isso o ideal é que cada um procure se especializar e atuar nas especialidades que melhor se encaixarem, que mais tiver compatibilidade consigo e entre elas para “facilitar” um pouco. Muitos perdem a oportunidade de ser um grande DJ ou um grande produtor porque não focam, não direcionam seu tempo para o que mais se identificam. Infelizmente a maioria atira para várias direções, administram mal seu tempo, distribuem o mesmo para mais de uma especialidade o que em muitos casos minimiza expressivamente suas chances de serem realmente bom.
Quero deixar claro que uma especialidade não sobrevive sem a outra e cada um deve se dedicar e investir naquela que mais tem a ver com seu perfil. Não adianta forçar a barra.
Como disse acima, os maiores culpados são as “mídias” e jornalistas sensacionalistas e ou técnica e profissionalmente imaturos, que geram e ou disseminam mitos, falsos conceitos, falsas verdades, ideias antiquadas e até preconceitos.

Muitos dos produtores famosos como DJs não são realmente DJs, pois não têm as principais habilidades exigidas na verdadeira arte e ciência DJ

Dos produtores musicais que se tornaram, melhor dizendo, que atuam hoje como DJs, pouquíssimos têm as habilidades, conhecimentos e o preparo que poderiam, ou que deveriam ter para se saírem realmente bem nas duas atividades.
Muitos produtores, inclusive veteranos renomadíssimos que atuam como DJs, mixam somente músicas e ou versões próprias e ou de alguns poucos produtores / remixers “amigos”. E a grande maioria destes não tem as principais habilidades dos DJs em sua essência / fórmula / molde original. Da arte e ciência DJ muitos destes produtores sabem apenas promover o sincronismo entre músicas e mixar uma música com a outra, muitas vezes tecnicamente impecável, porém não possuem outras das principais e mais importantes habilidades dos verdadeiros DJs. Apesar de ser muito importante, principalmente no período de aprendizado e domínio de várias técnicas, e pelo fato de ser a habilidade base que contribui consideravelmente com o desenvolvimento de várias outras igualmente muito importantes, promover o sincronismo entre músicas não é isoladamente a habilidade mais importante da arte DJ. Ser DJ não é só conhecer, saber operar os equipamentos, saber fazer mixagens impecáveis. Ser DJ em sua essência original requer um conjunto de conhecimentos e habilidades mentais e sensoriais especiais que podem ser desenvolvidas de duas formas: uma mais demorada, na base da tentativa e erro, e a outra, através de estudos e treinamentos bem dirigidos, bem orquestrados e bem monitorados. Infelizmente várias habilidades com alto teor de importância quanto a administração, gerenciamento de repertório e manipulação de público / evento devem ser consideradas e vem sendo esquecidas / deixadas de lado principalmente pela grande maioria dos produtores que atuam como DJs e por má influências até de DJs veteranos, o que consequentemente influencia aos “novatos”.
Como pode perceber, muitos dos produtores que se tornaram famosos como DJs, na realidade não têm as principais habilidades dos verdadeiros DJs em sua forma original; não têm o conhecimento daqueles que transformaram o acrônimo “DJ” no fenômeno que é hoje. Muitos produtores aprenderam apenas a técnica de mixar e se atiraram no mercado como DJs, sem o preparo, habilidades e conhecimentos adequados. Em outras palavras são apenas aventureiros e oportunistas. Muitos produtores musicais só entraram / entram no mercado DJ para divulgar seus trabalhos como produtores porque apesar de ambas terem grande nível de importância (praticamente o mesmo) uma não sobreviver sem a outra. A figura do DJ é muito mais popular que a de produtor musical.
É possível sim atuar paralelamente nas duas especialidades e desempenhar um bom trabalho, porém requer um preparo prévio adequado e muita dedicação. Além disso, é necessário limitar a carga de trabalho de cada uma para que se possa atuar bem nas duas paralelamente.

Saiba mais sobre os diferentes tipos / categorias / especialidades de DJs em série especial sobre o assunto em nosso site.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.