Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Análises dos cursos por quem já foi aluno e instrutor de curso de DJ

Meus conhecimentos, preparo, especialidades, grande experiência e a relação com minhas análises dos cursos de DJ e de produção musical do Brasil

Análises dos cursos por quem já foi aluno e instrutor de curso de DJ

Há aproximadamente 20 anos também fui aluno de cursos para DJs, e nesta época eu já tinha alguma experiência em treinamento, pois já tinha ministrado curso em grupo e ministrava cursos personalizados de informática há alguns anos. Com isso percebi que os DJs que ministravam cursos, apesar de bons em suas especialidades, não tinham nenhum conhecimento e habilidade didática, ou melhor dizendo, não sabiam ensinar. O que é normal em quem não se preparou adequadamente para ministrar cursos. Em grande parte do processo, os DJs que atuavam como instrutores mais complicavam do que simplificavam. Devido a sede de conhecimento que tenho e ao prazer que tenho em aprender e em ensinar, me tornei um estudioso do universo DJ e alguns anos mais tarde, após muitos estudos e pesquisas de diversos tipos, por vários ângulos e níveis de profundidade deste universo, me tornei um verdadeiro especialista em treinamento DJ, analista e crítico de vários assuntos direto e indiretamente ligados aos DJs, o que pode ser comprovado através do conteúdo de nosso site, pois ele fala por nós. Todo seu conteúdo foi desenvolvido, documentado e registrado desde 1999 por mim e Ana Claudia de Carvalho, o que comprova nosso conhecimento, preparo, maturidade técnica e profissional, nossa seriedade e comprova também que somos referência em muitas técnicas e conceitos no universo DJ.
Durante meus estudos para gerar e ampliar meus conhecimentos e habilidades como instrutor e a qualidade e eficiência do nosso curso, constatei que a grande maioria dos DJs que ministram cursos não faziam, e até hoje não fazem nenhum tipo de estudo, pesquisa, investigação preparatória, fundamental, adequada para se especializar em treinamento DJ, ou seja, não se especializam para atuar como instrutores; simplesmente se escoram em mitos, falsos conceitos e ideias antiquadas relacionadas a ensino, treinamento e desenvolvimento de habilidades. Em outras palavras, a grande maioria não faz ideia do que é montar um curso bem elaborado e do que é realmente ser um instrutor. O fato é que a maioria dos que hoje atuam como instrutores no universo DJ seguem conceitos e "técnicas" antiquadas de ensino, treinamento e de desenvolvimento de habilidades, geradas e aplicadas ainda na década de 1970 e 80. Conceitos e técnicas extremamente ineficientes se comparados com as modernas técnicas didáticas, de treinamento e de desenvolvimento de habilidades. Com isso, acabam de forma inconsciente ou mesmo intencional, vendendo ilusão, mentira, fazendo com que a maioria dos alunos se frustrem ou finalizem o curso iludidos, achando estarem preparados, mas sem ter nem 10% das habilidades e conhecimentos mínimos base necessária para atuar como DJ. Infelizmente, apenas alguns pouquíssimos e por insistência e esforço próprio, muitas vezes excessivo e desnecessário se o treinamento / curso tivesse sido realmente eficiente, aprendem alguma coisa após anos quebrando a cabeça na tentativa e erro, depois de um ou mais cursos de baixa eficiência / qualidade, treinamento inadequado, com exercícios e técnicas mal direcionadas e mal coordenadas.
Muitos instrutores / escolas de DJ e ou de produção, atribuem a baixa eficiência de seus cursos a falta de dom, talento dos alunos, sem ao menos saber o que realmente significa dom, talento e outros termos e conceitos fundamentais no aprendizado e desenvolvimento de habilidades, ou seja, no treinamento. O fato é que quase a totalidade dos que falam sobre dom não sabem ou não enxergam que eles próprios também não têm dom algum e o que aprenderam, foi devido a dedicação, persistência e ou devido a um bom treinamento. Com ou sem dom, o objetivo de um curso é fazer com que uma pessoa / aspirante aprenda / adquira um grande volume de conhecimento, desenvolva as principais habilidades de forma correta e eficiente, muito mais rápido que na tentativa e erro, ou seja, sem o treinamento apropriado, bem direcionado / dirigido. Se o curso for realmente bem elaborado, se o instrutor for especializado em treinamento e se o aspirante tiver dom, coisa que pouquíssimos em todo o mundo tem, ele aprenderá muitas vezes mais rápido e normalmente muito mais precocemente que os aspirantes normais, ou seja, que não têm dom. Enfim, o fato é que o mercado de treinamento DJ não evoluiu como deveria. Desde os primeiros cursos da arte e ciência DJ, a grande maioria até hoje utiliza as mesmas metodologias de ensino, treinamento e desenvolvimento de habilidades. A grande maioria dos que atuam como instrutores são aventureiros, oportunistas, se escoram, geram, pregam e disseminam mitos, falsos conceitos, ideias antiquadas e até preconceitos. Por isso tudo, resolvi contribuir com o mercado de outra forma, e, utilizando meus conhecimentos, pude mostrar que o mercado de treinamento pode ser várias vezes melhor do que é, e desmascarar a grande maioria dos cursos e dos DJs que atuam como instrutores sem qualidade / eficiência e ou que jogam sujo. Espero que através das minhas análises e criticas possa induzir a melhora da qualidade e eficiência destes serviços e consequentemente de vários outros, deste universo sem precisar usar toda minha rigidez e conhecimento.

 

2 comentários para Análises dos cursos por quem já foi aluno e instrutor de curso de DJ

  • Boa tarde,

    Gostaria de seu contato para conversamos sobre curso de DJ e a profissão, estou muito interessado e seu site me deixou mais interessado do que já estava.

    Pode entrar em contato por e-mail.

    Obrigado pela atenção e aguardo retorno.

    Att,
    Rogerio Molina

    • Rogerio, antes de qualquer coisa gostaria de agradecer por visitar nosso site. Após 13 anos de atuação com um grande diferencial, encerramos nosso curso de DJ em 2012 devido a diversos fatores, entre eles, a saturação de mercado, o jogo sujo e a concorrência desleal, que fizeram não valer mais a pena a continuidade nos investimentos.

      Hoje luto contra estes males para que o mercado evolua adequadamente (veja a série:
      http://www.xtreme-dj.com/desconstruindo/category/jogo-sujo-e-concorrencia-desleal/
      ). 

      Se seu interesse pela arte e ciência DJ for comercial, se fizer de forma adequada, souber se defender dos males do mercado; evitar mitos, falsos conceitos e se entregar de verdade, ainda pode valer muito a pena.

      Se o interesse for por diversão / auto satisfação, se você realmente amar música, certamente valerá 100% a pena. Se quiser poderá me contatar pelo facebook no link na coluna à direita acima, de forma privada, onde deixarei meu telefone para que você possa me contatar por skype ou whatsapp, e batermos um papo informal.

       

      Grande abraço!

      Wagner Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.