Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Este canal tem foco em economia, jogo sujo geral e que caracteriza concorrência desleal e outros temas direta e indiretamente relacionados.

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

O tempo necessário para aprender e se tornar / ser DJ

Muitos imaginam que para ser DJ são necessários anos de treinamento; outros acham que é da noite para o dia. Ambos estão corretos, pois já que é relativo à diversos fatores, pode ser realmente “da noite para o dia” – na realidade dias, semanas, alguns poucos meses ou até alguns anos. Tudo depende basicamente da forma como cada um se prepara, do treinamento inicial, da dedicação, disciplina, fonte e qualidade das informações / conhecimentos.

Com os estudos, treinamento, exercícios adequados, disciplina e dedicação, pessoas normais, sem nenhuma deficiência / distúrbio mental (intelectual e emocional), sensorial e / ou físico diretamente ou indiretamente ligado as habilidades necessárias aos DJs, pode aprender e dominar a arte DJ tecnicamente, em alguns dias a no máximo 3 meses. Ser muito bom e estar tecnicamente entre os melhores pode levar até um ano. Tudo depende de uma série de fatores, alguns já citados acima como o estudo, treinamento adequado, disciplina, dedicação e também o nível de maturidade geral, bom senso e coerência do aprendiz.

Ser DJ, implica em dominar a música tecnicamente, adquirir / construir diversas habilidades mentais, sensoriais e físicas necessárias aos DJs – o que pode ser feito de forma rápida, através de exercícios bem coordenados; construir maturidade técnica e profissional; aprender a ler / interpretar o comportamento humano de grupo (psicologia de grupo / público) e controlar / dominar o público. Por fim o mais fácil: dominar os equipamentos, o que acontecerá naturalmente durante o processo de aprendizado e domínio da música e de desenvolvimento das principais habilidades.

De tudo que é necessário para se tornar um bom DJ, adquirir cultura musical para quem ainda não tem nenhuma, relativamente, é um dos estudos mais demorados processos, podendo levar de 3 meses a mais de 1 ano dependendo da especialidade musical, tipos de eventos que pretende se especializar, e claro, da dedicação em pesquisa musical para montar seu repertório / coleção de música. Para isso, o treinamento é relativamente simples e rápido. A pesquisa e acúmulo de conhecimento musical que é mais demorada. Alguns dos que decidem dominar a arte e ciência DJ, só tem que desenvolver as habilidades, aprender e dominar as técnicas pois já carregam uma enorme cultura musical.

Tempo para se tornar um DJ

Tempo para se tornar um DJ

Muitos, principalmente os aspirantes a DJs têm o falso conceito de que para se tornar um DJ o mais difícil é aprender a utilizar o equipamento, porém como deu para perceber este é muito fácil, rápido e pode ser até gratuito. Em nosso site poderá encontrar vários materiais ensinando sobre os principais equipamentos dos DJs. Já muitos veteranos, inclusive muitos DJs que atuam como instrutores, por terem aprendido sem um treinamento adequado, bem dirigido, até por ainda não existir em suas épocas e por se escorarem em falsos conceitos e mitos ligados principalmente ao treinamento e aprendizado, dizem que o mais difícil é aprender o processo de sincronismo de velocidade entre duas músicas. Este processo é conhecido por muitos como “acertar o pitch” ou mesmo acertar a BPM.

Como eu mesmo digo, se comparado com outras etapas do aprendizado e desenvolvimento de habilidades necessárias, promover o sincronismo 100% de ouvido, sem se escorar em tecnologias, realmente é relativamente o mais difícil. Porém, com treinamento personalizado, correto, com técnicas e exercícios eficientes e bem dirigidos / coordenados é possível desenvolver as habilidades mentais e sensoriais para isso, em uma pessoa normal, sem grandes dificuldades quanto a aprendizado, em menos de 10 horas, em sessões 100% monitoradas e dirigidas de 2 horas.

Pessoas que têm facilidade em aprender é possível desenvolver estas habilidades em menos de 6 horas. Menos de 20% dos seres humanos, aqueles que são mais relaxados ou tem dificuldades para aprender quase que qualquer coisa, dependendo da dedicação, pode levar até um pouco mais de 20 horas em sessões de 2 horas só para aprender a promover o sincronismo de forma correta. Sem o treinamento adequado e sem uma boa dose de dedicação, disciplina, sensatez e raciocínio lógico, fica muito difícil, podendo demorar muito mais que o necessário, ficando alguns casos até praticamente impossíveis se tornar um DJ bom de verdade.
Portanto, deu para perceber que o tempo necessário para ser um DJ muito bom, tecnicamente bem preparado, é relativo a vários fatores, podendo levar de dias, alguns poucos meses a no máximo um ano, dependendo claro, como já disse, da dedicação, disciplina, maturidade geral, sensatez e raciocínio lógico do aspirante / aprendiz e da qualidade, eficiência do treinamento / curso.

10 comentários para O tempo necessário para aprender e se tornar / ser DJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este canal está sendo reestruturado e tem foco em temas ligados à inteligência, arte, ciência, tecnologia, comportamento e outros.


Em nosso podcast falaremos sobre inteligência e comportamento, jogo sujo e concorrência desleal, algumas artes, ciências, esportes, sobre economia e outros temas.

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.