A importância do material didático em curso de DJ, produção musical ou qualquer outra atividade
Em praticamente qualquer tipo de curso, da arte DJ e produção musical à medicina e aviação, o material didático é a base, o alicerce do aprendizado, responsável pelo conhecimento técnico essencial, que reflete diretamente no desenvolvimento das habilidades, maturidade técnica profissional e que no caso das artes, como a dos DJs e produtores musicais, reflete também diretamente na criatividade. A grande maioria, inclusive dos instrutores, têm falsos conceitos, se escoram em mitos e ideias antiquadas quanto a aprendizado, treinamento, material didático, teoria e prática. Em uma área com um grande volume de informações e variáveis, o correto estudo de um bom material didático gera conhecimento maximizando o aproveitamento das aulas práticas, monitoradas e dirigidas; maximizando o desenvolvimento das habilidades em estúdio / laboratório e tornando as aulas práticas mais divertidas e menos cansativas. Tudo isso por minimizar a necessidade de estudos no estúdio / laboratório, relacionados a assuntos que também são fundamentais / essenciais, mas que podem ser estudados através de apostilas, onde, quando e quantas vezes forem necessárias / quiser, até assimilar seu conteúdo. Com isso o curso se tornará muito mais barato principalmente devido ao seu melhor aproveitamento. Em outras palavras, por não haver necessidade de carga horária teórica muito grande – fator que pesa no preço – o material didático diminui exponencialmente o custo / valor do curso / treinamento. Por maior que seja a carga horária de um bom curso não dá para apresentar todas as técnicas, conceitos e variáveis, e o material didático tem esta função em todas as áreas / atividades, seja ela esportiva, artística, profissional ou apenas por hobby.
Um bom exemplo é o sistema de treinamento para se tirar o brevê (carteira de habilitação de piloto de aeronaves) de alguns países, inclusive do Brasil, onde grande parte do conhecimento, técnicas, possibilidades, conceitos e regras necessárias para se pilotar um avião estão na apostila, com a finalidade de maximizar o aproveitamento das aulas práticas e consequentemente, trabalhar as habilidades e maturidade dos futuros pilotos.
Imagine faculdades sem material didático / conteúdo teórico, tudo ensinado na “prática”. Além do enorme tempo necessário para ensinar / aprender um grande volume de informações, o curso também se tornaria muito mais caro.
Deixe um comentário