Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Wagner Pereira – Analista, crítico e consultor tecnológico

Desvendando mitos, falsos conceitos, ideias antiquadas e quebrando preconceitos infundados

Após ter me interessado e apaixonado por tecnologia no início dos anos 1980, devido influências da TV, Jogos eletrônicos, alguns outros fatos e fatores, e a música, por ouvir as produzidas com sintetizadores e computadores de Jean Michel Jarre – músicas super hi-tech para época – , passei a pesquisar e estudar informática por vários ângulos e níveis de profundidade informalmente, como autodidata, sem intenções comerciais, apenas por diversão. Superei diversas barreiras da época, como falta de material de pesquisa na região onde vivia e consegui adquirir um excelente conhecimento sobre o assunto, me tornando programador. Poucos anos depois fiz alguns cursos para formalizar e ampliar meus conhecimentos, com informações mais técnicas, passando assim a atuar profissionalmente. Quase uma década mais tarde me tornei também técnico geral de computadores porém, já tinha conhecimento em eletrônica básica (fiz minha primeira solda quando tinha aproximadamente 12 anos de idade). A partir dos meus 18 anos passei a frequentar diversos eventos como feiras, workshops, cursos, palestras e outros, tanto de tecnologia geral quanto musical, o que sempre contribuiu para aumentar ainda mais meus conhecimentos técnicos, culturais, tecnológicos e até comerciais.

Assim que adquiri uma boa base de conhecimento na área de informática e tecnologia, passei a prestar serviços de consultoria, suporte, programação, montagem e instalação de computadores durante anos para diversas empresas como funcionário, contratado e também como autônomo.

Desde que ingressei na informática, acho que passei por todos, se não quase todos, os processadores da Intel até ao atual I7, vários da AMD e com certeza por todos os sistemas operacionais da Microsoft – do DOS ao atual Windows 7. Porém meu primeiro computador foi um TK 90X da Microdigital com processador Z80 de 8 bits, 3,58 Mhz e 48 KB Ram, uma versão nacional do ZX-Spectrum da Sinclair adquirido em meados da década de 80, pouco tempo após seu lançamento. Hoje tenho vários PCs entre desktops e laptops, para ser mais exato, 8. Tenho também um Mac mas só para dizer “que tenho” pois apesar de ser muito bom, PCs de boa marca com os mesmos cuidados são tão bons quanto e são muito mais flexíveis quanto a diversos fatores.

Informalmente também atuei como instrutor particular de informática, principalmente na primeira metade da década de 90 onde adquiri meus primeiros conhecimentos e habilidades didáticas e desenvolvi toda uma técnica de ensino / treinamento que passei a aplicar no treinamento de funcionários das empresas onde prestava serviços.

Somadas, foram duas décadas de estudos pesquisas e atuando profissionalmente na área de tecnologia. Com isso adquiri um grande conhecimento tecnológico ligado a diversas áreas ficando muito íntimo e cada vez mais apaixonado com tecnologia geral. Durante o período que estudei e atuei na área de informática, utilizei parte do tempo para promover também estudos, pesquisas, investigações, análises e testes voltados para o mercado DJ, “diversão noturna”, música e outros assuntos direto ou indiretamente ligados a estes. Resumindo: música e tecnologia sempre andaram lado a lado em minha vida junto a alguns outros assuntos.

De uma forma “indireta”, durante os vários anos de estudos, pesquisas, investigação e atuando profissionalmente, principalmente na área de tecnologia acabei adquirindo também um bom conhecimento, visão e maturidade comercial geral, o que conseqüentemente me ajudou a entender comercialmente com mais facilidade o mercado geral dos DJs. O conhecimento comercial adquirido por diversos ângulos sobre o mercado DJ por sua vez gerou excelente visão e maturidade comercial no mesmo, o que me possibilita também analisar e classificar produtos quanto a categoria, público alvo e outros, com coerência, bom senso e imparcialidade.

Como ex-programador e técnico de informática, somado ao conhecimento básico de eletroeletrônica, entendo desde os princípios básicos até noções mais profundas de como são desenvolvidos e funcionam a grande maioria dos softwares, equipamentos, controladores para DJs e de várias outras atividades. Além disso possuo um profundo conhecimento em processamento de dados / informações digitais gerais (imagem / áudio / vídeo / texto / banco de dados).

Tudo isso me permite analisar profundamente  diversos tipo de produtos para DJs e  apresentar facilmente suas principais virtudes e deficiências técnicas, operacionais e também quanto ao mercado, perfil de públicos, dentre vários outros. Em outras palavras, hoje estou apto a analisar produtos de diversos tipos, categorias de/para DJs, produtores, música e “diversão noturna”, por dentro e por fora, profundamente, e gerar pareceres técnicos (contratado) e ou críticas (artigos técnicos) quanto a diversos fatores, apontando virtudes, falhas e deficiência técnicas e comerciais.

Apesar de ter conhecimento e habilidade para analisar diversos tipos de produtos, o que mais gosto de analisar são os softwares, controladores e equipamentos híbridos (controladores e players multimídias ) para DJs. Por ter me especializado em treinamento para DJs, também gosto muito de analisar profissionais e eventos de diversos tipos ligados de alguma forma aos DJs, música e a “vida noturna”.

Com o conhecimento tecnológico adquirido e fundamentado, acabei me tornando um “visionário”, “futurólogo” e passei a prever conceitos, produtos, tecnologias, recursos e funções para DJs, baseado em conceitos lógicos. E como algumas de minhas previsões se tornaram realidade, passei a documentar e registrar tudo, para quando necessário poder comprovar o meu preparo e conhecimento. De forma experimental publiquei vários artigos sobre tecnologias, inclusive alguns conceitos que já estão se tornando realidade.

Em estudos, já desmontei e analisei diversos produtos para DJs por vários ângulos. Até o momento já analisei vários softwares, mixers, CD/MP3 Players, controladores, dentre outros, mas não tive tempo de escrever sobre todos.

Estou pronto para a qualquer momento entrar com força total analisando produtos, porém, apesar de todas as minhas especialidades estarem interligadas entre si direta ou indiretamente, no momento, devido ao meu escasso tempo, estou focado em finalizar outros projetos.

Espero em um futuro “próximo” estar promovendo análises e críticas tecnológicas de produtos do mercado DJ. Poderei estar atuando de forma imparcial, voltado a diversas marcas ou direcionado a uma única marca. Tudo dependerá de vários fatores que por motivo estratégicos ainda não posso revelar. Veja algumas imagens de alguns dos vários equipamentos que desmontei para analisar nos últimos 10 anos, e que me lembrei de fotografar. Não deixe de aumentar seu conhecimento lendo alguns dos meus artigos, análises e críticas em nosso site.

Foto tirada em Julho de 1987 em meu primeiro emprego como programador e especialista geral de informática.

Fazendo manutenção de um dual CD Player (CD 9800) da Gemini, há aproximadamente 10 anos atrás.

Eu com a primeira versão da controladora DJ Console da Hercules, pouco tempo após seu lançamento. Esta foi a primeira controladora que tive, analisei profundamente e que promovi alterações técnicas para corrigir algumas de suas principais deficiências.

DZ1200 da Technics desmontada para análise geral profunda.

CDX da Numark desmontada para análise geral profunda.

Xponent da M-Audio desmontada, com algumas adaptações internas feitas por mim para testes, após ter promovido uma profunda análise em seus componentes.

Manutenção preventiva no Laptop Sony Vaio

Produzindo alguns cabos específicos para meu estúdio.

Efeito EFX 500 da Pioneer desmontado, após manutenção preventiva em 2005.

BCD 2000 da Behringer após análise, testes e algumas pequenas adaptações.

  Algumas fotos da BCD 2000 desmontada.

DN-S1000 da Denon desmontada para análise geral profunda.

  

   

  

  

Algumas fotos do player DN-S1000 desmontado.

Antigo mixer de performance da Gemini desmontado para manutenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.