Wagner Pereira – Preparo, condicionamento e fontes dos meus conhecimentos
Preparo, condicionamento e fontes dos meus conhecimentos como DJ especialista em treinamento, analista e crítico
Aproximadamente 30 anos de estudos formais e informais
Em um mercado onde a maioria dos DJs, promoters, empresários, agenciadores e outros tipos de profissionais entra como aventureira e/ou oportunista, caindo de paraquedas e sem se preocupar em se preparar adequadamente, sempre busquei — e continuo buscando — conhecimento, condicionamento e preparo adequados para atuar em cada uma das minhas especialidades com eficiência, inteligência e competência. Antes de começar a atuar em minhas atividades, primeiramente busquei me preparar o máximo possível, para não agir como a grande maioria, que vende mentira e ilusão, desrespeita os profissionais sérios, os concorrentes e os próprios clientes.
Inicialmente, muitos dos meus estudos, pesquisas, investigações, análises e testes foram informais, apenas por curiosidade e autossatisfação, sem objetivos comerciais. Mais tarde, passaram a ser intencionais, em busca de conhecimento e sabedoria para me especializar e ser bom de verdade ou, na pior das hipóteses, estar entre os melhores nas minhas especialidades.
Devido à sede de conhecimento e à busca por mais informações, durante anos, em meus estudos formais e informais, fiz vários cursos, participei como estudioso, pesquisador e observador de diversos eventos técnicos, como workshops, seminários, palestras e debates, li alguns livros, acompanhei o mercado e estudos através de revistas “especializadas” e promovi diversos estudos de campo em laboratório/estúdio, acumulando um conhecimento que pouquíssimos profissionais em todo o mundo possuem, o que me possibilita atuar em várias especialidades no mercado/mundo dos DJs, sendo que, na maioria delas, não tenho interesse.
Fruto do conhecimento adquirido nos estudos — o que mais gosto —, me especializei e atuo como instrutor, analista, crítico e consultor. Em outras palavras, gosto de analisar produtos e serviços, promover consultorias, críticas, ministrar cursos, workshops e palestras, e debater assuntos voltados para o mundo DJ. De forma ética, procuro usar meu conhecimento adquirido em vários anos de estudos para contribuir com a evolução técnico-cultural do mercado, por meio de artigos, dicas, críticas justas, transparentes e, algumas vezes, rígidas.
Apesar dos cursos e da maioria dos eventos técnicos, workshops e palestras não terem o conteúdo, eficiência e qualidade que poderiam/deveriam ter, dos mitos e falsos conceitos contidos nos mesmos — e principalmente contidos na internet —, juntando um pouco do conteúdo técnico aproveitável de cada um aos resultados dos estudos e pesquisas próprios, adquiri enormes conhecimentos e habilidades. Devido à boa visão técnica, raciocínio lógico, maturidade, bom senso e coerência, aprendi mais com as falhas e deficiências dos eventos técnicos, cursos, palestras, workshops, revistas e sites especializados do que com seus acertos, virtudes e conteúdo — pois estes eram menores que as falhas e deficiências.
Meu conhecimento dentro de minhas especialidades pode ser facilmente comprovado através da forma como escrevo artigos; mesmo alguns sendo rústicos, muitos possuem conteúdo rico, útil e por ângulos e profundidades que pouquíssimos DJs com minha especialidade têm capacidade de abordar.
O conhecimento e o condicionamento mental adquiridos durante os vários anos de dedicação aos estudos deram origem a dezenas de artigos. Veja alguns já publicados no site.
Estudos de campo
Após alguns anos, já com bastante maturidade técnica, promovi vários estudos. Dentre eles, observei por diversos ângulos os bastidores e os públicos de casas noturnas e eventos, para ampliar ainda mais minha compreensão quanto ao comportamento do público. Analisei o trabalho de promoters, DJs, empresários da “noite” e outros profissionais direta ou indiretamente ligados à “diversão noturna”, DJs e música. Também analisei vários eventos técnicos, como workshops, palestras e outros, atuando como estudioso, analista e crítico, com diversos objetivos. Além dos estudos de campo, promovi vários testes e análises em estúdio/laboratório. Entre os estudos de campo, alguns dos mais importantes foram as análises de comportamento do público, o trabalho de promoters e as apresentações de diversos DJs: alguns iniciantes/pouco conhecidos, outros renomados/famosos/”tops”, e alguns poucos realmente bons de verdade. Isso revelou a falta de maturidade técnica e profissional da grande maioria dos “profissionais” de várias áreas e especialidades. Deixo claro também que, no mundo DJ, ser bom e ser famoso são duas coisas completamente diferentes — e que pista cheia não é mais sinônimo de promoters e/ou DJs realmente bons.
Todos os estudos me proporcionaram informações, dados e conhecimentos extremamente importantes, que influenciam de forma direta minhas especialidades e técnicas como DJ instrutor, analista e crítico.
Os livros e revistas “para DJs” e a internet
Cursos, feiras, workshops/seminários, palestras e debates
Clique aqui e saiba mais sobre os eventos técnicos onde busquei mais conhecimento
Meu laboratório de estudos e pesquisas em 2010
Deixe um comentário