Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

DJs Mixers – montagem / instalação / plugs / conectores

DJs Mixers – montagem / instalação / plugs / conectores

DJs Mixers – montagem / instalação / plugs / conectores

 

Apresentaremos aqui de uma forma resumida, os principais conectores / plugs e tipos de sinal do Mixer, assim como suas funções. Para entender um pouco mais deste assunto, não deixe de ver a introdução geral sobre montagem de equipamentos para DJs. Algumas pessoas confundem Mixer com mesa de som. São muito parecidos. O conceito é praticamente o mesmo, que é conectar e controlar a sonoridade de equipamentos / instrumentos musicais, porém cada um tem suas particularidades técnicas, ou seja, recursos e funções diferenciados, principalmente quanto à impedância, voltagem, tipo de conectores entre outros. Existem alguns Mixers para DJs que são híbridos, funcionam também como mesa de som, permitindo se conectar além dos equipamentos convencionais de DJ, outros equipamentos e instrumentos. Estes tipos de Mixer / mesa são utilizados normalmente por DJs que também fazem performances, apresentações Live PA.

 

LINE (Linha)

Tipo de sinal utilizado na maioria dos equipamentos de áudio para DJs. Esse sinal promove a comunicação, transmissão de informações (áudio analógico) entre os equipamentos como CD/MP3 Player com o Mixer, normalmente através de conectores tipo RCA encontrados na parte traseira dos equipamentos, denominados Line In/Out (entrada e saída respectivamente).

  

PHONO / PH

Tipo de sinal utilizado pelos toca-discos. Tem a mesma função que o Line, porém tem sensibilidade diferente e é utilizado apenas para transmitir informações (áudio) dos toca-discos para os Mixers. Alguns toca-discos também têm o sinal Line e uma pequena chave pra alternar entre Phono e Line. O plug/conector utilizado para conectar os toca-discos ao Mixer é também o RCA.

 

IN / OUT (INPUT / OUTPUT)

Em inglês quer dizer, respectivamente, entrada e saída. Nos equipamentos são nomes dados a conectores ou conjuntos de conectores utilizados para interconectar equipamentos. Os nomes indicam o fluxo/direção do sinal. Emitem/saída (out / output) ou recebem/entrada (in / input) de sinais do tipo line, phono, entre outros.

 

CH / CHANNEL (Canal)

Nos Mixers são canais de entrada de áudio onde se conecta toca-discos, CDs, entre outros equipamentos utilizados pelos DJs. Na parte superior ou frontal do Mixer encontramos colunas de controles com o mesmo nome, pois cada coluna corresponde a um canal da parte traseira do equipamento. ATENÇÃO: a palavra canal, também referencia os lados do estéreo (canais direito e esquerdo L/R).

 

LEFT / RIGHT (L/R) (Direito/Esquerdo)

Representa respectivamente, o canal esquerdo e direito do estéreo. A cor vermelha dos conectores representa sempre o lado/canal direito e o preto (ou branco), o lado/canal esquerdo. Certifique-se que estão conectados corretamente para não inverter os canais (Left / Right). A inversão dos plugs/conectores direito com esquerdo do estéreo, não queima o equipamento, mas os sons dos instrumentos e efeitos que deveria sair no lado direito saem no esquerdo e vice-versa, o que não é correto nem recomendado, podendo não soar de forma agradável/adequada.

 

MIC / MICROPHONE (Microfone)

Conector destinado ao uso de microfone. Os Mixers têm uma ou duas entradas para microfones. São raros, mas alguns DJs fazem uso do microfone para animar ou transmitir alguma informação/mensagem.

 

REC

(Record/gravar) Saída de áudio do tipo Line/Linha. Destinado a algum dispositivo de gravação, como computador. Os DJs normalmente utilizam para gravar seqüências/sets mixados.

 

AMPLIFIER / AMP (Amplificador)

Saída principal de áudio do tipo Line para ser ligada ao(s) amplificador(es) das caixas de som/speakers principais do evento. Também podem ser ligados aos processadores de áudio de vários tipos como equalizadores, processadores de efeitos, se necessário-utilizados, que por sua vez direcionam o áudio processado para o(s) amplificador(es). Alguns sistemas não usam amplificadores e sim caixas/speakers amplificadas, daí esta saída é ligada diretamente aos conectores de entrada das caixas/speakers ou como no processo anterior é conectado a processadores de áudio que após o processamento direcionam o áudio para as caixas/speakers amplificadas.

 

BOOTH

Alguns Mixers possuem esta saída que é idêntica e amplifier, porém destinada a uma caixa de som/speaker exclusiva para o DJ, denominada retorno ou monitor. Em alguns eventos/casas o booth é utilizado para sonoriza/controlar outro ambiente que precisa de volume diferenciado e não para retorno. Igualmente as possibilidades da saída de áudio amplifier, quanto a conexão pode ser ligada direto em caixa amplificada, amplificador ou em processadores de áudio que por sua vez direcionam o áudio processado ao amplificador ou para caixas amplificadas. A saída booth tem controle de volume separado no painel frontal do Mixer, para que os DJs possam controlar o volume do retorno/monitor deixando mais confortável e/ou satisfazendo suas necessidades durante sua apresentação. Esta saída com seu botão de controle de volume se faz necessária em cabines de sons fechadas ou em locais que os sons das caixas principais chegam atrasados ou baixos aos ouvidos do DJ, causando desconforto e/ou dificultando seu trabalho. Com este recurso, o som do DJ pode ser diferente do som da pista quanto a volume e até de equalização, dependendo de alguns fatores, e como foi dito logo acima, das necessidades e/ou gosto dos DJs.

 

Send/Return (enviar e retornar/receber)

De uma forma simplificada, são conectores especiais utilizados para interconectar o Mixer aos processadores de efeitos, o que permite rotear (direcionar) o áudio original de um canal desejado do Mixer, selecionável por botam com esta função, pelo conector Send para equipamentos geradores de efeitos onde será processado e voltar para o Mixer após o processamento pelo conector Return. Apesar de útil principalmente nos dias de hoje quando muitos DJs aplicam efeitos ao vivo e dão nova cara/roupagem/personalidade às musicas, poucos Mixers possuem estes conectores/recurso. Send/Return normalmente utilizam conectores do tipo RCA.

 

Mixer

Mixer dois canais

ATENÇÃO

Não se esqueça de verificar a voltagem dos equipamentos antes de plugá-los à rede elétrica.

  Vs.: 2.0(2010)

2 comentários para DJs Mixers – montagem / instalação / plugs / conectores

  • gostaria de receber uma orientação de como ligar o pc direti ao amplificador, caso isso seja possivel,

    • Sim é possível, e não tem segredo. Basta utilizar o cabo apropriado.

      Muitos amplificadores têm entrada RCA (atualmente, normalmente os menores), com isso, basta comprar um cabo RCA-P2 ou outro, dependendo da entrada de seu amplificador, que pode ser XLR ou P10. Dependendo das entradas de seu equipamento, talvez tenha que fazer ou mandar confeccionar um cabo ou comprar um adaptador. Para não queimar nada, o ideal e sempre recomendado é consultar o manual do seu equipamento, no caso, do amplificador. Se não o tem, possivelmente poderá encontrá-lo na internet.
      Desculpe-nos mas nosso tempo é muito escasso e não dá para prestar suporte no site.
      Além disso, em nosso site há artigos / tutoriais ilustrando várias possibilidades similares. Analisando alguns de nossos materiais poderá encontrar sua solução.
      Veja esta série sobre instalação e montagem:
      Instalação / montagem básica de equipamentos para DJs
      .

      Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.