Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Este canal tem foco em economia, jogo sujo geral e que caracteriza concorrência desleal e outros temas direta e indiretamente relacionados.

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Unidade óptica / Leitor óptico / Pick-up (Equipamentos para DJs)

Componentes mais frágeis, defeitos, causas e soluções.

Unidade óptica / Leitor óptico / Pick-upA unidade óptica tem vários inimigos, tais como, vibrações, pancadas e etc. Mas a maioria dos problemas estão ligados à falta de cuidados com as mídias ( CDs ) utilizadas (muito comum entre os DJs). CDs arranhados, sujos, expostos as altas temperaturas (sol), a umidade, poeira e etc, contribuem para o cansaço da unidade mais rapidamente, pois dificultam a leitura dos dados e a unidade óptica não consegue manter o foco da informação do cd forçando o equipamento a promover releituras tentando focar a informação antes da reprodução, buscando evitar inconvenientes como ruídos e travamentos. Quer um exemplo simples do que acontece com o leitor óptico? Tente ler um texto com letras pequenas durante uma viagem por um lugar que o carro fique o tempo todo trepidando. Verá que será difícil se manter focado na informação em que está lendo. Isso também acontece com vibrações e pancadas no equipamento. E como segundo exemplo, tente ler um texto com as lentes dos óculos em condições inadequadas, totalmente sujas, arranhadas ou embaçadas. É assim que o leitor enxerga quando sua lente ou a mídia ( CD ) está suja ou arranhada.
Unidade ópticaUm CD em condições inadequadas pode, em uma única reprodução, gerar desgaste equivalente à reprodução de vários CDs em boas condições. Além dos desgastes excessivos, as más condições também podem provocar ruídos e pulos inconvenientes, extremamente desagradáveis durante a reprodução.
Se seus CDs andam sempre arranhados e sujos ou se você sempre utiliza mídias de baixa qualidade, a vida útil do leitor óptico do seu equipamento pode diminuir dramaticamente. Claro que isso também depende da qualidade do próprio leitor óptico. Na média, uma unidade óptica inferior, com CDs / mídias limpas e em plenas condições de uso, pode durar mais que uma unidade óptica de alta qualidade, mas que trabalhe com mídias sujas arranhadas e em péssimas condições de uso. Ou seja, se usar mídias de boa qualidade, em excelentes condições, em um equipamento de primeira linha e tiver cuidado no transporte, uso e armazenamento, seus equipamentos para DJs poderão durar muito mais, diminuindo custos com manutenção e inconvenientes durante a apresentação.
Mídias coloridas e CDRW, mesmo de boas marcas, também se mostraram prejudiciais para as unidades ópticas, porém muito menos que mídias em más condições de uso. Os CDs de cor não refletem o laser de volta da mesma forma que o CD de boa qualidade de cor prata ou os industrializados em plenas condições de uso. Quanto mais próxima a cor do CDR do CD industrializado, melhor para a duração da unidade óptica.

Etiquetas, cds estilizados, sujeira e mídias de cor e regraváveis

Leitor ópticoEtiquetas inadequadas ou colocadas de forma incorreta, ou CD estilizado fisicamente, cortado em formatos não convencionais, 100% redondos, podem danificar o eixo que gira o CD, devido à vibração. Eixo danificado (empenado) faz com que qualquer CD, mesmo em perfeitas condições, também vibre, piorando ainda mais a situação. A etiqueta pode também se soltar e grudar no leitor podendo danificá-lo imediatamente. Vibrações e pancadas também podem vir de fora do equipamento durante o transporte e principalmente durante o uso, não empenam o eixo, mas atingem toda mecânica e dispositivos de precisão do equipamento, inclusive do leitor óptico. Portanto, evite os CDs estilizados e sempre use etiquetas próprias para CD, de boa qualidade e ao colocá-las utilize aplicador também de boa qualidade para evitar que a etiqueta fique desalinhada, pois não adianta nada usar a etiqueta correta e aplicar de forma incorreta.

Cuidados básicos quanto ao CD (mídia e equipamento)

DSC03141miniCDs jamais devem ficar expostos ao calor. Os CDRs e os RWs são mais frágeis quanto a calor que os CDs industrializados por serem gravados através de laser(calor). Se expostos a temperatura superior a ambiente, poderá diminuir a nitidez dos dados ou até apagá-los por completo, rapidamente. Alguns aparelhos de CD / MP3 (players), esquentam as mídias, e dependendo do aquecimento, pode danificar mídias do tipo CDR e RW. Os arranhões seguindo o fluxo de dados são muito mais prejudiciais que os transversais, e por isso, o CD deve ser limpo de dentro para fora com tecido limpo que não arranhe e não solte pelos. Em caso extremo, o CD pode ser até lavado. Utilize sabão neutro para tirar gorduras, mas sem esfregar. Deve apenas passar a mão levemente, não se esquecendo do sentido de dentro para fora.
De forma alguma utilize o CD como prancheta para escrever algo, e se ao invés de utilizar etiqueta, escrever diretamente na mídia, não utilize caneta comum de ponta dura e sim as especiais para CDs ou caneta para retro projetor. Ao contrário do que muitos imaginam, a área mais frágil do CD é onde fica a estampa ou etiqueta, pois esta parte espelhada se solta facilmente danificando totalmente a mídia. Evite pancada ou tentar tirar a etiqueta colada nesta área, pois isso também pode danificar a película. Bem colocada, a etiqueta é uma excelente forma de proteção para a película.
Acúmulo de pó na unidade óptica, umidade e pedaços de películas liberadas por CDs de baixa qualidade também são problemas. Evite usar CDs que estejam soltando pedaços do filme (parte espelhada), muito comum em CDs de baixa qualidade.  Antes de usar algum tipo de mecanismo ou produto de limpeza de unidade óptica, consulte o manual ou o fabricante do equipamento para evitar surpresas desagradáveis, pois ao invés de limpá-lo poderá danificá-lo definitivamente devido à incompatibilidade, ou seja, o produto escolhido pode não ser indicado ao seu modelo de aparelho. Após a reprodução, não deixe a mídia no aparelho. Retire e guarde imediatamente, protegendo-a contra poeira, umidade, calor e acidentes que causem arranhões, por menores que sejam.

Solução econômica

Unidade óptica - Leitor óptico - Pick-upAlguns leitores ópticos passam a apresentar problemas quando estão sujos e ou perder sua força / foco. Você poderá levar a um profissional de sua confiança para regular o foco e dar uma sobrevida a unidade óptica, que dependendo do desgaste do aparelho, ainda poderá durar de alguns poucos meses até alguns anos.
Só vale a pena regular unidades ópticas difíceis de serem encontradas no mercado e ou modelos muito caros. O ideal para gerar mais confiabilidade é realmente trocar. No caso de certas sujeiras e umidade, se não tiverem se tornado crônicas, um profissional resolverá facilmente.
Alguns “profissionais” metidos a espertos algumas vezes limpam e regulam a unidade óptica e dizem ter trocado, cobrando o preço de uma nova. Às vezes fazem isso para compensar a mão de obra, o que é até justo, pois a maioria não dá valor ao serviço (mão de obra). Como já disse no texto sobre potenciômetro, em mais de 90% dos casos, o mais caro é a mão de obra. Desmontar certos equipamentos requer grande conhecimento, precisão, técnica, habilidade, segurança e responsabilidade para tirar dezenas de parafusos, algumas soldas e depois de corrigir o problema remontar tudo novamente. Toda a operação, dependendo do equipamento, pode requerer horas. Alguns poucos profissionais têm preço justo compatível com a mão de obra obra exigida, já outros exageram na dose (preço). Caso não tenha experiência com área técnica, evite se aventurar, e consulte um profissional de confiança.

 

4 comentários para Unidade óptica / Leitor óptico / Pick-up (Equipamentos para DJs)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este canal está sendo reestruturado e tem foco em temas ligados à inteligência, arte, ciência, tecnologia, comportamento e outros.


Em nosso podcast falaremos sobre inteligência e comportamento, jogo sujo e concorrência desleal, algumas artes, ciências, esportes, sobre economia e outros temas.

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.