A rápida evolução dos controles e dos equipamentos híbridos para DJs
As novas gerações de super equipamentos
Confirmando minhas previsões quanto à evolução tecnológica (natural) dos equipamentos para DJs, os gigantes da indústria de controles MIDI/USB e equipamentos convencionais vêm lançando diversos novos produtos de vários “pesos” / categorias / portes para diferentes necessidades e tipos / especialidades de DJs. Nos lançamentos e projetos estão desde somente controladores para softwares profissionais de mixagem para DJs, como também equipamentos híbridos, que servem como controle USB/ MIDI para softwares, mas que também trabalham independentes, com mídias convencionais como o CD de áudio padrão (CDA / ”WAVE”) e aceitam formatos de áudio digital compactado (como o mais utilizado, o MP3) que pode ser gravado / armazenado em mídias normais, como o próprio CD, ou em mídias externas como HD, PenDrive e / ou iPod. A Numark, a Denon, dentre outras, já vêm há bastante tempo disponibilizando equipamentos com disco rígido (HD) interno, mas que também suportam mídias externas, através de conexão USB, disponível no equipamento. Isso fixa definitivamente o áudio digital compactado (MP3) na vida do DJ, quebrando falsos conceitos e mitos.
Entre os lançamentos mais recentes e interessantes estão o player híbrido CDJ-400 da Pionner e o DN-S1200 peso leve da Denon, concorrente direta da CDJ-400. A Denon também lançou o peso super pesado DN-HS5500, além do modelo híbrido duplo DN-HD2500.
A Vestax, empresa européia, pouco conhecida dos DJs iniciantes brasileiros, possui diversos equipamentos para DJs, toca-discos (Turntables), CDPlayers, mixers, máquinas / mesas de efeito, controles para softwares profissionais de mixagem para DJs e recentemente lançou o DJ CONTROLLER VCI-300 (USB / MIDI) sucessor do modelo VCI-200 e concorrente direto na mesma categoria / peso do Xponent da M-Audio.
A Numark lançou o DDS80 e o MixMeinster Control, sendo este último um controle dedicado ao software MixMeinster. Além dos lançamentos já aqui citados, houve outros menos relevantes nos últimos meses de vários fabricantes, e não citados neste artigo.
Muitos fabricantes já anunciaram vários outros lançamentos, muitos ainda sem data para entrar no mercado. Dentre os novos lançamentos estão o híbrido duplo MEP-7000 da Pioneer concorrente direto do DN-HD2500 da Denon. Um lançamento muito interessante e que não poderia deixar de ser citado é o controle NS7 da Numark, que pelas expectativas, poderá superar se não todos, a grande maioria dos controles MIDI/USB atuais para DJs.
Seu maior atrativo é o prato motorizado dentre outros recursos anunciados pela empresa. Outro lançamento inovador e interessante que merece atenção é o Otus da EKS, empresa finlandesa que desenvolveu um dos primeiros controles sensitivos (sensível ao toque), o XP10 Digital DJ Player, pouco conhecido nas Américas. O controle Otus é um verdadeiro conceito. Utiliza diversas tecnologias comuns em muitas áreas, em especial na área de informática, mas ainda não exploradas como a EKS explorou neste controle.
Muitos dos atuais lançamentos e dos anunciados para breve são fantásticos, contém recursos maravilhosos, alguns superam a maioria dos equipamentos convencionais / tradicionais, inclusive quanto à qualidade geral e com preço próximo ou muito menor, dependendo do modelo. Muitos dos equipamentos lançados e também dos já anunciados possuem recursos, tecnologia e design iguais e / ou muito parecidos aos que apresentei em alguns dos meus artigos sobre equipamentos conceituais.
A indústria está realmente apostando pesado e superando mitos e falsos conceitos relacionados a áudio digital compactado. Estão aperfeiçoando cada vez mais seus produtos para superar a concorrência e a si próprios. Se não foram todos, com certeza a grande maioria dos equipamentos lançados em 2008 para DJs profissionais e amadores (“hobbistas”) tem ligação direta com computadores, softwares de mixagem e áudio compactado (MP3).
Apesar de tudo isso, infelizmente a indústria, tanto de players, efeitos e mixers tradicionais quanto de controladores MIDI/USB profissionais para DJs, continuam cometendo erros que atingem diretamente a técnica de muitos profissionais de algumas especialidades.
A maioria dos equipamentos, mesmo convencionais e de empresas consagradas, tem falhas grosseiras de projeto, quanto a conforto operacional, resistência / durabilidade geral ou de alguns componentes fundamentais, entre outros problemas menores, porém relevantes, a muitos tipos / categorias de profissionais. Muitos dos problemas teriam solução simples durante o projeto, com aumento baixíssimo no custo final do produto, mas que justificaria o investimento e em pouco tempo o tornaria mais barato / econômico. Veja mais adiante o que se deve levar em conta ao pensar em comprar equipamentos e ou softwares para DJs mais adequado às suas necessidades, bolso e técnica.
– Custo X benefício;
– Sua técnica (forma de trabalhar)
– quais recursos, efeitos e ou deficiências afetam ou não, direta ou indiretamente seu trabalho / técnica;
– Qualidade de áudio;
– Conforto operacional (tamanho e distância entre os controles / botões);
– Precisão /sensibilidade;
– Estabilidade / confiabilidade; – Facilidade de manutenção preventiva e corretiva básica; – Suporte técnico (manutenção corretiva avançada);
– Qualidade estrutural / acabamento / resistência física operacional;
– Facilidade em encontrar os componentes / peças mais propícias a dar problemas, principalmente pelo uso excessivo;
– Transportabilidade / portabilidade (caso necessário)
– tamanho, peso, fragilidade;
Alguns dos itens acima se referem a você próprio. Não adianta comprar só se baseando no que falam e / ou em outros profissionais, pois cada um tem um “bolso”, uma necessidade, uma técnica e utilizará seu equipamento de uma forma diferente, de acordo com suas particularidades. O que é deficiência para um pode não afetar ao seu trabalho, e vice versa. Para escolher e comprar bem deve analisar os prós e contras, e comparar as informações com suas necessidades técnicas.
Navegue em nossos artigos e saiba mais sobre esses e outros assuntos em nosso site:
– Saiba mais sobre o que já aconteceu e o que ainda está por vir nas novas gerações de equipamentos profissionais para DJs;
– Saiba o que a indústria poderia utilizar para melhorar ainda mais seus produtos;
– Conheça as principais falhas e deficiências dos equipamentos atuais;
– Saiba o que já virou e ou está virando realidade do que apresentei em meus conceitos;
– Saiba o que virá nas novas gerações de equipamentos para DJs;
– Equipamentos conceituais para DJs.
Veja mais sobre os equipamentos citados acima em:
www.denondj.com www.eks.fi www.pioneerdjusa.com www.vestax.com www.numark.com
4 comentários para A rápida evolução dos controles e dos equipamentos híbridos para DJs