Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Pioneer dá a volta por cima quanto ao formato MP3 nos equipamentos para DJs

Pioneer DMP-555 - Equipamento para DJs

Pioneer DMP-555 – Equipamento para DJs

A Pioneer (Pro DJ) antes representada no Brasil pela “Loner” e hoje pela SLM deu uma fantástica volta por cima com o MAP-7000 após o fracasso comercial do DMP 555, seu pioneiro e conceitual equipamento híbrido que era controle USB dedicado a um software da própria empresa e MP3 / CD player com diversos recursos. Este episódio provavelmente fez a empresa desanimar, desacreditar e não apostar 100% no formato de áudio compactado MP3 dando a chance neste período para a concorrência apostar na tecnologia, lançar diversos equipamentos de diversas categorias (peso leve, médio e pesado) e abocanhar uma boa fatia do mercado. Primeiro e timidamente, deu uma leve turbinada acrescentando a possibilidade de reproduzir MP3 nas últimas versões da CDJ 800 e 1000, e em seguida apresentou a CDJ 200, peso leve, fraquinha, longe do que a maioria de seus concorrentes já disponibilizava no mercado. Na realidade a CDJ 200 basicamente nada mais é que o grande ícone, padrão do peso leve durante anos, a CDJ 100 em um novo visual, e claro com MP3.

CDJ-200 Equipamento Pioneer para DJs

CDJ-200 Equipamento Pioneer para DJs

Então, a Pioneer deu o primeiro sinal da sua retomada, colocando no mercado a CDJ 400; um equipamento híbrido com diversas funções e recursos para concorrer com os equipamentos de peso médio. Enfim, recentemente apresentou ao mercado um Dual Player MAP-7000, um equipamento a primeira vista muito interessante, com diversos recursos, funções e efeitos fantásticos que tive a oportunidade de testar na ExpoMusic 2008. 

O MAP-7000 aceita vários formatos de áudio, mídias e também é controle MIDI / USB e placa de áudio, compatível com vários softwares profissionais para DJs, inclusive com o DJS da própria Pioneer, que há alguns anos levava o nome de Booth e era dedicado a DMP-555. Na realidade a Pioneer está disponibilizando duas versões do equipamento: a conhecida como MEP-7000, mais completa, e outra mais simples conhecida como CEP-C1, mais simples, sem a que funciona basicamente como controle USB / MIDI para softwares de DJ inclusive o seu próprio, citado acima. Ainda não ficou claro se a Pioneer disponibilizará separadamente a Drive Unit (módulo de leitura de mídias) para quem se arrepender ou decidir adquiri-la após a compra do CEP-C1. Tudo indica que sim, mas as informações não são 100% claras.

Pioneer MEP-7000 Equipamento para DJs

Pioneer MEP-7000 Equipamento para DJs

Uma das pequenas desvantagens do MEP-7000 e do CEP-C1 para muitas especialidades e tipos de DJs é o fato de seu designer ser dual player para rack. Outra é o tamanho do controle de velocidade que é desconfortável como todos os de equipamento duplos. Para a Pioneer se igualar ou superar alguns modelos da concorrência só falta lançar um modelo single no estilo CDJ-1000, com todos os efeitos e recursos apresentados no MEP-7000 e com um controle de velocidade maior para gerar mais precisão e conseqüentemente mais conforto operacional.

Espero que a Pioneer não cometa o mesmo erro quanto ao preço final cometido no DMP 555, que era surreal e que provavelmente foi o maior fator para seu fracasso. O preço só caiu depois que já era tarde. Duvido muito que isso ocorra novamente, pois a empresa já perdeu muito tempo dando margem para concorrência.

CDJ-400 Pioneer - Equipamento para D

CDJ-400 Pioneer – Equipamento para D

A Denon, por exemplo, já lançou há muito mais tempo o DN-HC4500 que não fica muito atrás do MEP-7000. As diferenças são poucas. Ambas têm vantagens e desvantagens uma em relação à outra. E recentemente a Denon lançou sua última novidade que também é fantástica, o DN-HS5500, um novo conceito em dual player com prato motorizado.

A Numark é outra que está sempre lançando novos produtos, de diversas categorias, muitas vezes inovando, agora mesmo está lançando o NS7, um controle com prato motorizado que com certeza vai mexer com o mercado. O controle tem muito dos conceitos que apresentei em um dos meus especiais (conjunto de artigos) sobre tecnologia DJ. Se os preços forem compatíveis, será dura a disputa entre os fabricantes, e a escolha dos DJs.

RGT:2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page