Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

O que levar em consideração ao comprar equipamentos para DJs?

O que considerar ao comprar produtos (equipamentos ou softwares / programas) para DJs?

Dúvidas comuns de muitos profissionais e amadores. Veja algumas dicas para minimizar a possibilidade de arrependimento.

Equipamentos para DJs

Equipamentos para DJs

Com a diversidade de marcas, modelos, tecnologias e recursos disponíveis hoje no mercado, ao pensar em comprar deve pesquisar e se informar o máximo possível, estudar os prós e contras de cada produto (equipamento e ou software / programa) e ver a compatibilidade com suas necessidades, técnicas e objetivos. A ansiedade e ou a preguiça de pesquisar podem levar a comprar um produto inadequado às suas necessidades, técnica, bolso, dentre outros. Para ter mais sucesso na escolha e satisfação com o produto, diversos fatores devem ser levados em consideração para que não se arrependa. Abaixo há uma lista de alguns dos mais importantes fatores a serem levados em consideração, tanto para adquirir Players, Mixers, Softwares, quanto controles / controladoras USB / MIDI, e outros tipos de equipamentos para DJs, de uso profissional ou para hobby.

 

Principais fatores a serem considerados na compra de um produto(equipamento / software ou outro) para DJ e ou produtor musical.

 

– Seu perfil, suas reais necessidades, objetivos, habilidades e bolso (poder aquisitivo).

– Sua técnica (forma de “trabalhar”);

– Uso / aplicação (que pode ser por hobby(diversão), para treinamento (desenvolvimento e ou aperfeiçoamento de habilidades) e ou para uso profissional / comercial) entre outros.

– Custo X benefício / eficiência;

– Categoria / porte( ou seja, mais simples, mais sofisticado, com mais recursos e funções ou entry level [entre níveis / mediano]);

– Funções, recursos, efeitos, virtudes e ou deficiências e a influência positiva ou negativa, direta ou indireta em seu trabalho;

– Qualidade de áudio;

– Conforto operacional (tamanho,  distribuição / disposição e distância dos controles / botões);

– Precisão / sensibilidade / resposta;

– Estabilidade / confiabilidade operacional;

– Facilidade de manutenção preventiva e corretiva básica;

– Suporte técnico (manutenção corretiva avançada);

– Qualidade geral do produto (estrutura, acabamento, resistência física e operacional e durabilidade);

– Disponibilidade, facilidade em encontrar peças / componentes para reposição que costumam se desgastar / danificar com mais facilidade, principalmente pelo uso excessivo por DJs mais dinâmicos em performances;

– Transportabilidade / portabilidade, caso necessário (tamanho, peso e resistência / fragilidade).

 

Para obter melhor resultado, inteligentemente considerar também a possibilidade de combinar dois ou mais equipamentos para obter mais recursos e confiabilidade com menos investimento, ou seja, por menos custo. Veja outros materiais em nosso site que o ajudará com este conceito. Entre eles, veja Controles USB / MIDI complementares para DJs Live PA / Performance e ou Studio/home Studio.

Um parâmetro menos importante, que não interfere na técnica e ou desempenho do profissional, mas que a maioria se preocupa, é a beleza. Na escolha de um produto este parâmetro deve ser o último a ser levado em consideração.

Alguns dos itens acima estão ligados diretamente a você próprio. Não adianta comprar só se baseando no que falam e / ou em outros profissionais, pois cada um tem um “bolso”, uma necessidade, uma técnica e utilizará de uma forma seu equipamento. O que é deficiência para um pode não afetar seu trabalho e vice versa. Para escolher e comprar bem deve analisar os prós e contras, e comparar as informações com suas necessidades técnicas. Cuidado com a internet. Ela tem muita informação boa, mas a maioria é fornecida por pessoas que não tem preparo e conhecimento real para avaliar tecnicamente os fatores acima. Normalmente falam por suas próprias experiências e não por testes, análise, avaliação e comparação técnica e imparcial entre produtos. Tome muito cuidado com a lábia de vendedores; eles querem vender o que têm, e não o que realmente é melhor para você. Também tome cuidado com muitos mitos, falsos conceitos, ideias antiquadas e preconceitos infundados, que costumam levar à investimentos errados. Procure pesquisar em vários fóruns e outros tipos de site mais sérios e não deixe de consultar alguém de sua confiança que tenha algum conhecimento. No fim, junte as informações colhidas à sua análise e decida por sua própria conta, pois a decisão final é sua. Veja em nosso site vários outros artigos, detalhados que o ajudara a não investir errado quanto a equipamentos e cursos relacionados a arte e ciência DJ.

RGT:2008

13 comentários para O que levar em consideração ao comprar equipamentos para DJs?

  • Olá, gosta de saber se os cdj da marca numark são bons ou se seria mais viavél investir em um pioneer? Estou em duvida em qual marca investir meu dinheiro. Obrigado

    • Olá Patrícia, bom, é relativo. São vários os fatores a serem levados em consideração para promover um investimento mais acertado.

      Denon, Pioneer, Numark, entre outras, são excelentes marcas. Cada uma tem seus prós, contras, virtudes, deficiências, diferenciais/particularidades. Mas para não jogar dinheiro fora e evitar possíveis frustrações, deve antes de qualquer coisa conhecer suas reais necessidades, objetivos, poder de investimento, entre outros – e claro – deve conhecer também os principais, prós, contras, virtudes, deficiência, diferenciais e alguns outros fatores de alguns modelos de cada marca.

      Deve considerar o custo x benefício de alguns modelos de cada marca compatível com você (suas necessidades e objetivos).

      Para ajudar, leia com atenção o artigo acima e outros artigos com o objetivo de ajudar a quem quer investir de forma mais acertada. Dei uma atualizada neste artigo para ajudar à você e à outros com dificuldade em escolher equipamentos para DJs produtores musicais e ou outra atividade (motivo da demora de te responder).

      Atualmente a Numark foca mais em controladores/controllers. Seus atuais players e mixers são extremamente simples. Na realidade a maioria dos fabricantes estão deixando de lado os players convencionais (CD players) e investindo mais em players de arquivos compactados, não compactados e principalmente em controladores.

      De qualquer forma, comparando equipamentos da mesma categoria, a Numark tem uma boa relação custo benefício.

      Sugiro que conheça também os produtos da Denon; esta é uma marca japonesa concorrente direta da Pioneer quanto a qualidade e recursos. Quanto desenvolvimento e fabricação de produtos para DJs ambas começaram praticamente juntas. A Denon só não é tão conhecida devido a não investir tanto em publicidade quanto a Pioneer.

      Tenha em mente que um bom especialista pode ser um conselheiro, direcionar, apresentar prós, contras, virtudes e particularidade, enfim, ele pode contribuir mas ele não deve escolher

      o produto para um determinado indivíduo. A decisão final deve ser do usuário pois ele próprio é quem conhece suas reais necessidades e objetivos.

       

      Um grande abraço boa e sorte na sua aquisição.

      Wagner Pereira

  • Gostaria de saber do administrador do site se existe algum lugar onde posso enviar minhas ideias e sugestões para construções de controladoras para dj. Obrigado

    • Marcelo, o melhor seria enviar suas ideias diretamente para os fabricantes mas sugiro que desenhe, descreva na forma de artigo e registre para caso necessário um dia, poder dizer que foi você o idealizador. Caso contrário poderá não ganhar nem os créditos pela sugestão. Às vezes um “simples” crédito pode fazer uma enorme diferença em algumas atividades profissionais que atue. Já idealizamos muitos conceitos e para evitar controvérsias, documentamos, registramos e publicamos na forma de artigo. Hoje alguns destes conceitos estão presentes no mercado, não porque seguiram nossas ideias mas porque algum dos engenheiros mais tarde acabaram chegando às mesmas conclusões que nós e ou enxergando as necessidades e importância das mesmas. Isso fundamenta nosso potencial, e hoje podemos provar inclusive na justiça se necessário, que somos visionários e pioneiros, que temos knowhow, maturidade, visão técnica, profissional e comercial reais em muitas coisas, e que antes da indústria já tínhamos tido ideias, desenvolvido conceitos, e que eram tecnicamente e comercialmente viáveis.

      Nos dias de hoje existem controladores excelentes, com diversos recursos. Além disso, devido a grande quantidade de modelos de controladores “complementares” com preços e recursos variados, a melhor opção é montar workstations / estações de trabalho DJ, personalizadas, de acordo com as necessidades de cada profissional. Isso, além de tornar operacionalmente mais confortável, torna o custo x benefício e eficiência muito mais viável. Como exemplo, pode adquirir controlador o mais próximo possível de suas necessidades e utilizar outros complementares convencionais e ou um ou mais tablets, e criar controladores virtuais complementares usando um dos fantásticos apps disponíveis, como Lemur ou TouchOSC, que são utilizados por DJs e produtores sagazes de todo o mundo. Se não conhece, sugiro que conheça, e para não tirar conclusões erradas veja alguns bons videos sobre estes produtos. Com eles e uma controladora física base, poderá fazer praticamente qualquer coisa.

      Veja o artigo “Controles USB / MIDI complementares para DJs Live PA / Performance e ou Studio/home Studio

       

      Grande abraço!

      Wagner Pereira

  • Olá, estou querendo colocar algumas iluminaçãos no meu quarto, tipo de boate mesmo. temo em comprar as luzes e não ter o manuseio correto delas, estou querendo comprar não equipamentos profissionais, até por que eu não irei usar sempre e tambem será só por hobby mesmo. eu estava pensando em 1 bola maluca com DMX, 1 mini laser, uma maquina de fumaça BRIWAX – BX- 600,1 strobo led room 12, 1 strobo simples e 1 canhao par 56 RGB. o que me diz sobre? quais os cuidados com eles? o que eu devo analisar antes de comprar? e onde comprar?

  • Ola sou dono de um restaurante e gostaria de fazer algumas apresentações no restaurante!!!
    Gostaria de saber qual equipamento compro para os artistas se apresentarem;
    o restaurante tem aproximadamente 60m².
    a minha duvida e o seguinte!
    compro um kit assim:?
    CD DJ in a BOX é um set completo para DJ’s, e inclui dois cd players NDX200, e um mixer de dois canais. Os NDX200 possuem discos de Scratch largos e confortáveis. O sistema Numark Anti-shok proteje sua música e a mantém tocando mesmo sob vibrações. CD DJ IN A BOX possui seamless looping para criação e integração de loops em remixes instantâneos. O seu mixer de 2 canais M1A tem as funções essências para o DJ: duas entradas, saídas main e para fone, entrada mic e faders macios. Seja você um veterano migrando do vinil, ou apenas começando, este pacote lhe dá tudo o que você precisa para botar a casa abaixo.
    Modelo: DJ IN A BOX (NDX-200)
    Disponibilidade: Envio Imediato – Pronta Entrega
    Garantia: 1 Ano Contra Defeitos de Fabricação
    Referência/Código: djinaboxndx200

    ou somente um controlador assim vai resolver meu problema!?
    CONTROLADOR HERCULES INSTINCT
    Controlador de DJ de 2 decks
    2 jog wheels com deteção de pressão
    Controles do misturador no centro, controles dos decks à esquerda e à direita
    Saídas de áudio integradas para misturar e pré-visualizar
    Misturar: 2 saídas RCA + saída minijaque estéreo de 1/8″ para altofalantes ativos
    Pré-visualizar: Saída minijaque estéreo de 1/8″ para auscultadores
    Jog wheels com deteção de pressão
    Pressione o jogwheel para fazer scratch, tão naturalmente como num disco de vinil
    Os jog wheels também permitem controlar o tom e navegar nas faixas
    Tampas de borracha amarelas nos faders e botões giratórios
    Toque suave para uma utilização ergonómica e moderna cor amarela
    O contraste visual acentuado com o controlador preto permite ver as posições das tampas em condições de pouca luminosidade
    Compacto e de fácil utilização
    Compacto: 26,5 x 18,7 cm
    Alimentação via barramento USB (cabo USB fixo => nunca perde o cabo)
    Peso: 1 kg

    • Olá Maurício obrigado por visitar nosso site e ler nossos artigos.

      Bom, ambos têm seus prós, contras, virtudes e deficiências; são dois conceitos muito diferentes. A escolha, dentre outras coisas depende do ou dos DJs que irá contratar; depende de sua habilidade e poder de adaptabilidade quanto à tecnologia. Muitos não gostam ou não se adaptam com facilidade, normalmente devido a mente fechada, falta de real maturidade técnica e profissional ou experiência.
      De qualquer forma, operacionalmente os produtos da Hercules são desconfortáveis. No caso de controladora, custo X benefício / eficiência, conheça a DJ CONTROLLER CMD STUDIO 4a (http://www.behringer.com/EN/Products/CMD-STUDIO-4a.aspx). Ela deve estar custando mais que o Hercules Instinct e menos que o kit Numark NDX200. Quanto ao kit da Numark, ele é extremamente simples, só aceita CD. Na pior das hipóteses, para um mínimo de flexibilidade para o(s) DJ(s), deve adquirir um equipamento com porta USB para Pendrive, cartão de memória e HD externo como o NDX400 (http://www.numark.com/product/ndx400).
      Se mais de um DJ for se apresentar no seu restaurante, o ideal mesmo seria um equipamento híbrido que atue como controlador para vários softwares, que aceite Pendrive / cartão de memória e CD. A Numark, fabricante do kit em questão, a Pionner, a Denon e outros, têm este tipo de equipamento. Veja mais sobre híbridos e outros assunto nos artigos de nosso site.
      Saiba que DJs marrentos, e como já disse, técnica e profissionalmente imaturos não gostam de dirigir carros no porte de Gol, Ka, Celta (por exemplo); só querem dirigir no porte de Mercedes, BMW, Ferrari – ou seja, não gostam de Numark, Hercules, Behringer, dentre outras. Só tocam se for Pionner. Muitos não tocam nem mesmo com Denon – marca excelente, também japonesa, concorrente direta da Pionner. Veja outros artigos em nosso site quanto a compra de produtos para minimizar a possibilidade de investimento errado.
      É isso.
      Espero ter ajudado.

      Um grande abraço, e boa sorte em seu projeto.

  • Eu estou iniciando como Dj e estou para adquirir uma pick-up, estou pesquisando um modelo em específico o pioneer xdj r1, gostaria de saber a opinião de vocês sobre ele !

    • Olá Nicolas, obrigado por visitar nosso site.
      Bom, para não gerar conhecimento fragmentado e com isso não tirar conclusões erradas e consequentemente não jogar dinheiro fora (fazendo escolhas inadequadas), leia toda a resposta com atenção. Primeiramente espero que tenha lido também com atenção o artigo acima (o qual este comentário se refere) pois o objetivo dele é ajudar a escolher o equipamento levando em consideração vários fatores importantes, principalmente ligados a você próprio, como sua técnica, especialidade, necessidades quanto a recursos, conforto operacional e vários outros. Posso apontar prós, contras, virtudes e deficiências, mas tenha em mente que só você pode escolher o produto mais adequado a você próprio.
      Quanto ao Pioneer XDJ R1, para mim é um excelente equipamento, porém há duas coisas que não gosto nele: uma é o fato de o controle de velocidade ser pequeno, o que me incomoda por diminuir a pressão e consequentemente o conforto operacional em algumas das técnicas tradicionais essenciais que utilizo / aplico. Por ser relativamente mais prazeroso e emocionante, toco de ouvido; não me escoro desnecessariamente em alguns tipos de facilidades tecnológicas e gosto de exercitar periodicamente técnicas tradicionais para ampliar e manter habilidades bases essenciais mentais e sensoriais ligadas a música e a arte e ciência DJ em forma. Por este motivo preciso de um controle de velocidade maior e mais preciso. Se observar, verá que todos os equipamentos utilizados por DJs em clubes e vários tipos de eventos, do mais simples aos mais sofisticados têm controles maiores, ou seja, de 100 milímetros. O outro é o fato de não utilizar mais CDs, só pendrives, SD Cards, computadores e ou tablets. Para mim o CD player do XDJ R1 só faz aumentar o tamanho, o peso e certamente o preço do controlador desnecessariamente.
      Se não fossem estes dois fatores, este seria o equipamento ideal para a maioria dos DJs inteligentes, sensatos e coerentes – dos profissionais (os que atuam visando fins lucrativos e comerciais) aos amadores (os que praticam esta arte por prazer / diversão).
      Se nestes aspectos pensar como eu, certamente se decepcionará. Caso contrário possivelmente gostará do produto. Em outras palavras, tudo isso não significa que não seja adequado à você. Como digo neste e em vários outros artigos, tudo vai depender de sua técnica, necessidades, objetivos e outros fatores contidos no artigo desta resposta. Saiba que é muito difícil encontrar um equipamento que o satisfaça 100%. Sempre haverá algo que desagradará. Portanto, o objetivo é encontrar o produto que agrade o máximo possível.
      Para fazer escolhas mais acertadas, veja em nosso site outros artigos relacionados a compra de equipamentos para DJs em: Como comprar produtos e serviços de / para DJs

      Abraço e boa sorte em sua jornada!
      Wagner e Ana Carvalho

      • Obrigado pelo retorno fico muito grato , eu estou procurando me informar sobre os aparelhos esse xjf me chamou a atenção , vou procurar saber mais dos outros aparelhos , obrigado !

  • Ola amigo
    eu estou querendo aprender a arte de mixar xD
    quero faser isso + por Hobby msm
    acho legal
    gostaria de umas dicas de quem sabe
    eu li tudinho ali e como v6 diceram cada hmm tem hmm estilo.
     
    eu estou quase comprando uma controladora do mercado livre, que eu achei interessante.
    é Nova porem ja tem NOME e varias pessoas falam mto bem dessa controladora.
     
    o nome dela é : Controladora Dj Hercules Dj Instinct
    gostaria mto que me decem uma resposta apenas para desencargo de conciencia!
     
    talves v6 saibam algo sobre esse produto
    e que não valha a pena compra-lo, sei la
    qualquer coisa ja ajudaria hehe
     
    desde ja grato…

  • vcs estao de parabens….gostaria de saber ….fui um dj amador no passado .quero voltar tocar qual melhor equipamento para iniciar….ja que vendi os outros…?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.