Por que um curso de DJ de aproximadamente 50hrs em turma pode ser várias vezes menos eficiente e conseqüentemente várias vezes mais caro que um personalizado de 20hrs ?
Tudo isso sem levar em conta o conhecimento e preparo do instrutor e sua habilidade de ensinar, nem a qualidade do conteúdo do material didático (apostila), que a maioria dos cursos não fornece, sendo que este é de extrema importância para maximizar o conhecimento e potencial geral do aluno e promover um maior aproveitamento das aulas práticas. Também sem considerar o acompanhamento em tempo real por parte de um instrutor bem preparado para identificar e corrigir técnicas aplicadas de forma incorretas, falsos conceitos e vícios negativos que normalmente surgem durante o aprendizado e prática inicial. Estes inconvenientes se não forem identificados no início e trabalhados corretamente, diminuem a eficiência do curso e aumenta o tempo necessário para se tornar um profissional bom de verdade em dezenas de vezes. Qualquer curso com menos de 10 horas de prática, sem o acompanhamento inicial necessário e sem um material didático bem elaborado e extremamente básico, é praticamente uma apresentação da atividade do DJ. Estes cursos não desenvolvem as habilidades mínimas necessárias a um DJ, ficando por conta do aluno quebrar a cabeça, na base da tentativa e erro e adquirir as habilidades mínimas citadas acima, o que pode levar até anos devido principalmente aos vícios também citados e técnicas ineficientes. Somente alguns poucos alunos, menos de 10% (sendo otimista) desenvolvem parte das habilidades até finalizar o curso. O que comprova a baixa eficiência, pois para classificar um curso bom ele deve ter no mínimo 50% de eficiência.
Os cursos em grupo também não utilizam alguns recursos tecnológicos e técnicas que poderiam ampliar um pouco mais sua eficiência.
Deixe um comentário