Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Som a matéria-prima da música

O som é estudado na acústica, uma das divisões da física que estuda as oscilações e ondas, que ocorrem em meios elásticos. O som é formado pela vibração de corpos que movimentam as moléculas de ar em meio elástico (como o próprio ar), criando as ondas acústicas ou ondas sonoras que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas por nós como sons. Outros meios elásticos como água, metais e madeiras, também transportam ondas sonoras, porém, com diferentes resistências. Nem todo som é percebido pelos ouvidos humanos devido à amplitude e / ou freqüência das ondas acústicas / sonoras, e claro, da distância entre a fonte e o ouvinte. As ondas sonoras / acústicas se dissipam e perdem potência à medida que se afastam da fonte geradora, interpretado pela audição como queda no volume / intensidade do som. Cada corpo produz um tipo de vibração gerando sons diferenciados quanto à amplitude, duração e tonalidade. A tonalidade de um som depende da velocidade das ondas como veremos a seguir.

Intensidade / Pressão / Amplitude / Volume

Para quem não é especialista, não é fácil medir o som em nenhum de seus parâmetros, principalmente a intensidade, pois como veremos, depende de diversos fatores. Além do mais, dependendo da distância que cada indivíduo esteja da fonte geradora / sonora, um poderá não estar ouvindo no mesmo volume / intensidade que o outro, pois quanto mais distante da fonte, menor é o volume / intensidade / “altura” do som.
Intensidade corresponde а amplitude das ondas sonoras, cuja unidade de medida é o decibel e é representado pelo símbolo dB. A intensidade é comumente conhecida como o volume / “altura” do som. O decibel é uma medida logarítmica, relativa; um pouco complexa de se entender e serve para diversos fins. No som e na música refere-se basicamente aos limites da audição e limite da qualidade dos equipamentos. Outra medida da “altura” do som é a RMS (Raiz Media Quadrada) que mede a potência real dos equipamentos dependendo do nível de distorção.
O volume do som pode ser medido em um ambiente através de equipamento de medição de som. Veja as medidas aproximadas de algumas fontes sonoras a seguir, para entender um pouco do decibel sem grandes complicações. Para entender melhor deve-se pesquisar, ou ainda para complementar como sugerido anteriormente, faça um bom curso de áudio onde entenderá melhor áudio e acústica em geral.

Sussurro na orelha = 30dB

Voz humana em tom normal = em torno de 60 dB

Discoteca / britadeira = 115dB

O limite da audição humana é de 120 dB. Acima deste valor podem-se estourar os tímpanos.

Obs.: Estes valores foram tirados de enciclopédias e outros documentos e de acordo com o texto os resultados obtidos foram medidos próximos as fontes sonoras, pois, como já disse, à medida que nos afastamos da fonte, o som perde sua potência.

Freqüência X intensidade

Freqüência X intensidade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.