Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Recursos, meios e ferramentas de aprendizado e treinamento que maximizam o potencial

Recursos, meios e ferramentas de aprendizado e treinamento que maximizam o potencial

Recursos, formas, meios, instrumentos e ferramentas de ensino / aprendizado, treinamento e desenvolvimento de habilidades eficientes que facilitam e agilizam a aquisição de conhecimentos base essenciais e complementares em diversas atividades

O conteúdo deste artigo serve para a maioria das atividades. Porém, para exemplificar, utilizaremos a atividade dos DJs, que é relativamente nova, com algumas virtudes, muitas falhas, deficiências e é técnica e profissionalmente imatura. Em grande parte devido a falta de maturidade, sensatez e coerência da grande maioria dos envolvidos neste universo / mercado, a quase totalidade não sabe o que é, não compreende e ou não faz idéia da importância e eficiência de um treinamento realmente adequado, bem orquestrado / dirigido, bem monitorado e nem compreende as diferentes ferramentas, instrumentos, meios, recursos e formas eficientes de geração e aquisição de conhecimento, de aprendizado e de desenvolvimento de habilidades. Porém, realmente colher os benefícios gerados pelo correto domínio de algumas técnicas base “básicas” essenciais de muitas atividades requer um treinamento especial, fazendo uso de conceitos, exercícios, técnicas de ensino, de treinamento e de desenvolvimento de habilidades eficientes e adequadamente dirigidas e monitoradas, somado à recursos, meios e ferramentas igualmente adequadas e eficientes, que juntos, ampliam significativamente a eficiência um do outro, gerando assim resultados extraordinários.

Em muitas atividades, inclusive na arte e ciência DJ, muitas técnicas, conceitos e exercícios, podem ser ensinados / aprendidos através de textos, áudios e ou vídeos, pois para estes, estas mídias são meios / recursos bastante eficientes, que entre outros benefícios, também permitem poupar muito tempo por propiciar uma melhor administração do mesmo aos mais disciplinados, além de por diversos motivos permitir poupar dinheiro.
Mas estes meios não são eficientes / recomendados para todo tipo de ensinamento / aprendizado. Algumas técnicas, exercícios e conceitos ligados a desenvolvimento de habilidades mentais, sensoriais e físicas, necessitam e devem ser aplicadas, dirigidas e monitoradas de forma adequada, em ambiente controlado e apropriado, por instrutor verdadeiramente especializado em treinamento DJ em aula presencial para evitar a má interpretação, má compreensão; evitar que se execute / pratique de forma inadequada e ou que se tire conclusões erradas e que com isso gere / adquira vícios, falsos conceitos / idéias erradas, que consequentemente limitem e retardem de forma significativa o desenvolvimento das próprias habilidades citadas, de outras habilidades direta e indiretamente relacionadas de grande importância que fazem parte da base e da estrutura da arte e ciência dos DJs que limitem e retardem o domínio de técnicas ligadas a elas que também fazem parte da base e estrutura da atividade DJ, e por sua vez como consequência, que limitam e retardam o amadurecimento técnico, profissional e que dentre várias outras consequências, propiciam o surgimento de preconceitos idiotas. Além do correto direcionamento e acompanhamento, para se desenvolver as habilidades ligadas a alguns equipamentos, dispositivos e controles de forma adequada e mais rapidamente, como disse no início, também se faz necessário a utilização de recursos, ferramentas, instrumentos, dispositivos, mecanismos, e acessórios especiais apropriados. Sem o treinamento adequado os efeitos positivos normalmente são muito poucos e lentos, e em alguns casos acabam sendo inverso do esperado, ou seja são negativos. Em grande parte dos casos, ao invés de trazer benefícios, retardam em muito o desenvolvimento das principais habilidades, domínio das principais técnicas e o amadurecimento técnico e profissional.
Portanto não é de forma alguma recomendado ensinar / aprender / trabalhar algumas técnicas sem o treinamento / acompanhamento adequado. É extremamente recomendo que pesquise, analise, compare e escolha um curso realmente bom, bem elaborado, com instrutor realmente especializado em treinamento para trabalhar e desenvolver as habilidades essenciais que fazem parte da estrutura, e principalmente, que formam a base que sustenta toda a estrutura da atividade. No caso da arte e ciência dos DJs, de produção musical e de muitas outras atividades, muito cuidado, pois infelizmente a grande maioria – quase totalidade – dos cursos / escolas / instrutores não trabalham de forma apropriada as habilidades base essenciais, mínimas necessárias, muito menos algumas complementares. A maioria foca / ensina a utilizar equipamentos e ou softwares e algumas técnicas e  conceitos relativamente menos importantes se comparados com as habilidades, técnicas e conceitos que formam a base e estrutura da arte e ou ciência em estudo.
Escolas / cursos que não trabalham, não desenvolvem adequadamente na maioria de seus alunos as habilidades e técnicas essenciais que fazem parte da base e estrutura da atividade estudada, não devem ser considerados cursos, muito menos bons.
No caso da ciência DJ, em cursos realmente bons com instrutores que realmente sabem ensinar, sabem desenvolver e trabalhar as técnicas e exercícios de forma adequada, a maioria dos alunos, os realmente interessados e dedicados,  no mínimo 60%, desenvolverão as habilidades mentais e sensoriais base da arte DJ para promover o sincronismo entre músicas de ouvido, sem auxílio tecnológico, entre 4 e 6 horas em aulas práticas monitoradas e dirigidas de 2hs. Mas infelizmente se os cursos não forem realmente bons / eficientes, parte da grande maioria, aproximadamente 80% não desenvolverá as habilidades, e outra parte destes 80%, normalmente pequena, as desenvolverá sozinho após investir mais dinheiro e ou muito mais tempo que o realmente necessário, normalmente quebrando a cabeça em casa com equipamento próprio, sem o direcionamento / acompanhamento adequado que visa justamente minimizar os problemas, o tempo e maximizar o aprendizado. Com a melhora expressiva dos cursos, escolas, instrutores, aulas, técnicas / métodos de ensino, treinamento e desenvolvimento de habilidades, garantidamente haverá uma melhora igualmente expressiva dos profissionais do mercado.
Em quase todas as atividades, em especial as menos maduras como a dos DJs e produção musical, nossa especialidade, o ensino, treinamento e como já disse, a qualidade dos formandos pode ser muito melhor do que é.
Para isso basta promoverem estudos, pesquisas e análises sérias, com sensatez e coerência para, entre outras coisas, não serem “Maria vai com as outras”, não escorar, gerar e ou não disseminar mitos, falsos conceito e idéias antiquadas; não gerar preconceitos infundados; amadurecer técnica e profissionalmente mais rápido; enxergar e corrigir erros, falhas e deficiências; enxergar e aperfeiçoar virtudes, aplicar técnicas, conceitos, recursos e utilizar ferramentas de ensino, treinamento e de desenvolvimento de habilidades realmente eficientes e de forma adequada.

Este artigo foi baseado em material documentado e registrado entre 1999 e 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page