Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Categoria / porte / “peso” dos equipamentos para DJs

Classificação básica geral dos equipamentos para DJs

Saiba escolher melhor os equipamentos e softwares / programas profissionais e amadores para DJs quanto a marcas, modelos e categoria / porte / “peso”

Comprar um produto, equipamento ou um software / programa sem conhecer sua categoria pode gerar investimento errado, maior ou menor que o necessário. Por isso, é fundamental saber comparar produtos pela categoria / “peso” / porte, para não comprar um ônibus quando uma moto resolveria ou vice-versa. Muitas vezes gosto de comparar / fazer analogias para facilitar a compreensão do assunto, e neste material se faz necessário.

CDJ-1000MK3 & DN-HS550

Pioneer CDJ-1000MK3 e Denon DN-HS550

Se observar, em diversos aspectos como sensibilidade, recursos, tecnologias, estratégia comercial e outros, os equipamentos dos DJs têm muito em comum com vários outros produtos tecnológicos, como os automóveis, por exemplo. A todo momento são lançados novos modelos, com novas tecnologias e / ou recursos por diversos fabricantes, em uma batalha para se tornar o padrão de mercado tanto na categoria dos tops (em recursos e tecnologia) quanto nos básicos, ou melhor dizendo, nos ditos, populares. A marca que hoje se sobressai pode errar em sua estratégia ou simplesmente relaxar, e outra marca com menor evidência, mas que se dedicou, investiu e pesquisou, ou seja, se preparou, pode vir e ultrapassá-la, tornando-se o novo padrão de mercado em uma ou mais categorias. Isso acontece em todo tipo de mercado. Depende da dedicação de cada um. Em muitos casos, mais de uma empresa pode manter uma disputa acirrada pela liderança por muito tempo. Em outros casos, uma única empresa pode disparar na frente e se manter por anos como líder isolada. É praticamente um monopólio natural. Outro fato comum é o de uma empresa se tornar líder em apenas uma categoria não tendo interesse em outras.

CDJ-400 & DN-S1200

Pioneer CDJ-400 e Denon DN-S1200

Como os automóveis, os equipamentos para DJs  possuem várias categorias: os tops (“pesos” pesado), que são mais caros por serem mais avançados, com recursos inovadores; os entry-levels (“peso” / nível médio), que normalmente contém recursos que já foram dos tops um dia ou até mesmo o próprio modelo já foi top e passou para esta categoria, com preços mais accessíveis, dando lugar a modelos novos e mais avançados; e por fim os básicos (“pesos” leves) com o essencial em recursos e efeitos, preços mais em conta para profissionais que não precisam de tantos recursos e efeitos e / ou com limitações econômicas. Estas categorias podem ser de marcas mais caras ou mais econômicas. Alguns modelos se tornam padrões no mercado durante alguns anos em sua categoria, ou até mesmo padrão geral devido à relação custo X benefício proporcionado. Algumas marcas concorrem para se tornar padrão de mercado em apenas uma ou duas categorias, já outras concorrem nas três. A classificação deve ser feita dentro de cada marca e quanto ao mercado geral, pois o modelo top de uma marca pode não ser o top do mercado, e em muitos casos, o top de uma marca não concorre nem mesmo com modelos de médio porte (entry-level) de outra.

Pioneer CDJ-200 & Denon DN-S700

Pioneer CDJ-200 & Denon DN-S700

Situação rara e inversa a anterior, é que às vezes um modelo feito para concorrer em uma categoria menor recebe tantos recursos e dedicação do fabricante, que chega a superar modelos do mercado criados para concorrer em categorias maiores. As categorias dos equipamentos estão diretamente ligadas ao bolso, ego, técnica e especialidade de cada DJ. Alguns precisam de equipamentos com diversos recursos devido a sua técnica e / ou estilo de trabalho, já outros necessitam de equipamentos mais práticos (pequenos e leves) que facilitem no transporte. Para entender melhor estas categorias de equipamentos e a relação com o profissional, veja “Categorias / especialidades profissionais” em “Os DJ”. Para complementar este material, não deixe de ver também “Escolhendo os equipamentos ideais para DJ” e sobre “Como cuidar”, além de outros artigos deste site, antes de adquirir seus equipamentos.

Vs.: 2.0(2009) (baseada na versão de  2005)

Um comentário para Categoria / porte / “peso” dos equipamentos para DJs

  • E bom saber que existe ja no mercado. Sempre gostei da Denon, mas nestes ultinos anos esto com a pioneer, qual e o conselho que darias pra mim. sempre Dj Mario Steven

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.