Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Os DJs de clubes, rádios e raves e suas principais características e particularidades

DJs de clubes, rádios e raves, são três especialidades tecnicamente próximas, com algumas particularidades significantes, principalmente quanto a conhecimentos e habilidades mentais (emocionais, intelectuais), sensoriais e físicas, mas que podem ser “mudadas”, adaptadas ou adquiridas com facilidade através de estudos, treinamento adequado e / ou cursos complementares. Como já vimos, mesmo sendo especialidades muito próximas, a maior dificuldade para exercer duas ou até as três, fica por conta das habilidades e personalidade de cada um, pois suas particularidades técnicas estão diretamente ligadas a elas. Um DJ especializado em rádio normalmente dirige seu próprio programa e é 90% mais comunicativo e habilidoso com as palavras (locução) que o necessário a um DJ especializado em club, que raramente vai ao microfone, mas que se quiser, poderá adquirir esta habilidade tecnicamente através de um bom curso de locução.

Os DJs de clubes, rádios e raves e suas principais características e particularidadesOs DJs de club e de rave por sua vez, são, ou pelo menos deveriam ser, fisicamente mais expressivos e comunicativos do que os DJs de rádio, que não necessitam tanto deste recurso para contagiar o público. A leitura, interpretação do comportamento / resposta do público, ou seja, a percepção de aceitação e manipulação de repertório e de público entre o DJ de rádio, club e rave é completamente diferente. Enquanto o DJ de club tem retorno (feedback) visual imediato de uma posição privilegiada (próximo ao público), o que permite notar facilmente até a expressão facial de parte das pessoas, o de rave por estar um pouco mais distante, normalmente percebe e analisa apenas a expressão física. Já o DJ de rádio não tem feedback (retorno) visual. Em outras palavras, antes, durante e após as mixagens o DJ de rádio depende das ligações, e-mails e pesquisas para saber seu nível de aceitação, o que é menos preciso. Somente este fator, ou seja, o tipo de resposta / feedback já influencia na técnica e estratégia de cada um dos três tipos de especialistas citados. Dependendo do programa (de rádio) que dirige, o DJ pode usar o mesmo repertório que aplica na rave ou no club, às vezes com pequenas mudanças, o que depende muito das características do programa, como já disse. Na média, os DJs de rave se especializam em um ou dois ritmos ou estilos, enquanto os de clubs, em três ou quatro, normalmente muito próximos. No Brasil temos bons DJs especializados em rádio, mas ainda raros, apesar de muitos dizerem que ser residente de uma rádio é o mesmo que ser residente em um club ou rave. Não confunda os DJs de alguns clubs ou raves que vão a rádios periodicamente tocar algumas músicas, com DJs realmente especializados em rádios. Como já disse, baseado no perfil internacional, as características técnicas destas três especialidades têm algumas particularidades significantes, porém tendo total maturidade e domínio em uma delas será fácil e rápido, com o treinamento adequado, migrar para outra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.