Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Os DJs turntablists (performances) e suas principais características e particularidades

O DJ turntablist é o “malabarista” musical / sonoro dos DJs. Após dominar a atividade no modo tradicional, ele se especializa em manobras sonoras radicais. Entre as tradicionais mais comuns e que muitos já ouviram, estão: scratch, backspin, back to back, transform e várias outras que são utilizadas em suas apresentações. As manobras e “malabarismos” que me refiro estão relacionados ao som / música, ou seja, utilizam os equipamentos de forma criativa para gerar ou mudar os sons de uma ou mais músicas ao mesmo tempo, em pontos estratégicos, dando novas roupagens e um novo tempero às músicas ao vivo. Os turntablists ensaiam exaustivamente, durante muitas horas, a mesma manobra, buscando a perfeição técnica. Muitos DJs costumam fazer algumas performances básicas, mas não são especializados. 

DJs turntablists / performances em toca-discos/vinil e suas principais características e particularidadesOs especializados participam de apresentações, campeonatos e trabalham em conjuntos / grupos musicais normalmente especializados em RAP, fazendo parte do grupo como qualquer outro integrante. Apesar de muitos efeitos / performances poderem ser usados em qualquer ritmo e estilo do gênero Dance Music, ainda são mais utilizados pelos DJs do movimento Hip-Hop (RAP), inclusive por terem sido os pioneiros nesta arte. As evoluções tecnológicas dos equipamentos influenciam muito em cada uma das especialidades como em qualquer outra área profissional. Mas uma das especialidades que mais evoluirão nos próximos anos nesta profissão é o turntablism, tendo em vista que estes DJs tiram o máximo dos equipamentos e criam em cima do que o equipamento oferece, transformando até defeitos e limitações em efeitos e recursos. Os verdadeiros turntablists são muito habilidosos fisicamente e possuem grande coordenação motora. Com o surgimento dos equipamentos digitais e novos recursos tecnológicos voltados para DJs, surgiu a categoria de performance digital. Alguns DJs das novas e antigas gerações utilizam hoje equipamentos dedicados, como máquinas específicas para efeitos, samples e / ou recursos e funções especiais integrados em alguns modelos atuais de Mixers, CD/MP3 players e softwares profissionais para DJ, como Hot-Cue, Loops, samples, filtros, dentre vários outros encontrados também em máquinas de efeitos dedicadas. Com a diversidade de recursos e funções tecnológicas, estes DJs acrescentam elementos, transformam os sons / músicas ao vivo e alguns somam também performances tradicionais aos efeitos digitais para personalizar ainda mais suas apresentações.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.