A Pioneer DJ na ExpoMusic e o DDJ-Ergo, seu novo controlador
O novo controlador Pioneer
Mais uma vez, a grande novidade da Expomusic para DJs este ano ficou por conta da Pioneer. Ainda sem nome, ela apresentou no evento seu novo controlador e desta vez, pelo que tudo indica, a parceria é com a Atomix, desenvolvedora do VirtualDJ, um dos mais populares softwares profissionais para DJs, pois o controlador estava rodando em cima de uma versão otimizada do software e com skin / pele com a cara / design do controlador. Os dois primeiros controladores da marca o DDJ T1 e o DDJ-S1 foram direcionados respectivamente para os softwares Traktor da Native Instruments e para o Serato, o menos popular dos 3, mas que vem conquistando lentamente o mercado mundial.
Além das funções e recursos básicos padrões dos DJs, o novo controlador da Pioneer possui diversos controles / botões para acionamento de vários dos principais recursos, funções e efeitos do VirtualDJ, dentre eles, 4 botões em cada deck para acionamento de HotCue’s e 4 para acionamento de samples; 4 botões para comutar / alternar entre 4 decks virtuais (dois em cada deck físico do controlador), possui também um botão de Shift, que está presente em muitos dos novos controladores e que permite acionar dupla funções e recursos do softwares em cada um de vários botões do equipamento, o que é extremamente útil. Simplificando para os mais leigos, o botão Shift permite que alguns ou todos (dependendo do fabricante do equipamento e / ou do desenvolvedor do software) tenha mais de uma função e / ou recurso.
Obviamente, como a grande maioria dos controladores, o novo produto da Pioneer não deve ser dedicado somente ao VirtualDJ. Apesar de ainda não ter nenhuma especificação, certamente o equipamento deve seguir o padrão MIDI, o que permite que seja utilizado com qualquer software para DJs, produção musical, edição e manipulação de vídeo e até de iluminação compatível com este protocolo (MIDI – Musical Instrument Digital Interface).
Quanto às conexões o controlador possui as essenciais para DJs: entrada para headphone, duas saídas de áudio (outputs), uma entrada para microfone e uma entrada auxiliar, porém só poderá utilizar uma ou outra, e a seleção deve ser feita através de uma pequena chave seletora no painel traseiro do equipamento entre as duas entradas(foto abaixo). O controlador não precisa de alimentação externa, utiliza somente a alimentação via USB.
Seguindo o conceito dos DDJ’s o equipamento tem pés traseiros altos o que propositadamente deixa um grande espaço para se colocar o laptop embaixo do controlador, minimizando o espaço necessário para montagem da workstation.
Apesar de ter vários recursos e funções muito interessantes, este novo controle é o equipamento mais light, mais simples e de mais baixo custo da Pioneer se comparado com seus outros controladores o DDJ´s T1 e o S1. Apesar de o vídeo publicitário deste equipamento estar destacando o uso para brincadeiras, diversão pessoal e em grupo de amigos, ele é recomendado também para DJs profissionais que querem um equipamento um pouco menor, com menos recursos e economicamente mais accessível. Este produto concorrerá com controladores de médio porte de outros fabricantes.
Se comparado com equipamentos híbridos (controladores, CDs e USBs plays) da marca, quanto a recursos e funções o novo controlador supera facilmente o kit da linha 350 (CDJ e Mixer) e dependendo do Mixer utilizado quanto aos mesmos quesitos pode superar até kits com o CDJ 850 ou 900. A única coisa que deixa um pouco a dever para alguns tipos de profissionais é o tamanho do controle de velocidade (tempo / “pitch” control) que é pequeno em comparação com os dos outros equipamentos da marca, e pode tirar um pouco da precisão e do conforto operacional dependendo da forma que será configurado e / ou utilizado pelos seus proprietários. Mas isso não é problema para DJs habilidosos e no geral é um bom equipamento.
O estande
A Pioneer este ano montou um showroom muito bem equipado onde DJs profissionais e amadores, entusiastas, aspirantes a DJs, analistas, críticos e visitantes em geral do estande, podiam fazer um rápido test-drive / apreciação por mais ou menos 5 minutos de alguns dos principais equipamentos da marca, dentre eles o CDJ 350 com o Mixer DJM 350, CDJ 900, CDJ 2000 e de seu novo mixer o DJM 250 peso leve, o Mixer mais simples da marca. Além destes, a Pioneer disponibilizou para testes dois exemplares do novo controlador. Infelizmente não estavam disponíveis os controladores DDJ T1 nem o DDJ S1, equipamentos muito esperados e próximos ao perfil dos DJs amadores e profissionais de várias categorias / especialidades do Brasil.
Atualização desta matéria – 30/09/2011
Após publicar esta matéria, no dia 28 de Setembro a Pioneer internacional disponibilizou em alguns de seus sites e em algumas redes sociais o anúncio oficial do novo controlador citado no inicio deste, e seu nome é DDJ-ERGO Controller. Observe que as fotos que tiramos do produto no estande da Pioneer na Expomusic, que foi de 21 a 25 de setembro deste ano, ainda não havia nome, no lugar tinha apenas Pioneer DJ. Veja agora as fotos oficiais DDJ ERGO disponibilizadas pela Pioneer.
Deixe um comentário