Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

A Pioneer DJ na ExpoMusic e o DDJ-Ergo, seu novo controlador

O novo controlador Pioneer

O novo controlador da Pioneer - DJ Ergo

O novo controlador da Pioneer – DJ Ergo

Mais uma vez, a grande novidade da Expomusic para DJs este ano ficou por conta da Pioneer. Ainda sem nome, ela apresentou no evento seu novo controlador e desta vez, pelo que tudo indica, a parceria é com a Atomix, desenvolvedora do VirtualDJ, um dos mais populares softwares profissionais para DJs, pois o controlador estava rodando em cima de uma versão otimizada do software e com skin / pele com a cara / design do controlador. Os dois primeiros controladores da marca o DDJ T1 e o DDJ-S1 foram direcionados respectivamente para os softwares Traktor da Native Instruments e para o Serato, o menos popular dos 3, mas que vem conquistando lentamente o mercado mundial.
Além das funções e recursos básicos padrões dos DJs, o novo controlador da Pioneer possui diversos controles / botões para acionamento de vários dos principais recursos, funções e efeitos do VirtualDJ, dentre eles, 4 botões em cada deck para acionamento de HotCue’s e 4 para acionamento de samples; 4 botões para comutar / alternar entre 4 decks virtuais (dois em cada deck físico do controlador), possui também um botão de Shift, que está presente em muitos dos novos controladores e que permite acionar dupla funções e recursos do softwares em cada um de vários botões do equipamento, o que é extremamente útil. Simplificando para os mais leigos, o botão Shift permite que alguns ou todos (dependendo do fabricante do equipamento e / ou do desenvolvedor do software) tenha mais de uma função e / ou recurso.
Obviamente, como a grande maioria dos controladores, o novo produto da Pioneer não deve ser dedicado somente ao VirtualDJ. Apesar de ainda não ter nenhuma especificação, certamente o equipamento deve seguir o padrão MIDI, o que permite que seja utilizado com qualquer software para DJs, produção musical, edição e manipulação de vídeo e até de iluminação compatível com este protocolo (MIDI – Musical Instrument Digital Interface).
Quanto às conexões o controlador possui as essenciais para DJs: entrada para headphone, duas saídas de áudio (outputs), uma entrada para microfone e uma entrada auxiliar, porém só poderá utilizar uma ou outra, e a seleção deve ser feita através de uma pequena chave seletora no painel traseiro do equipamento entre as duas entradas(foto abaixo). O controlador não precisa de alimentação externa, utiliza somente a alimentação via USB.

Almentação via USB - DDJ Ergo - Pioneer

Almentação via USB – DDJ Ergo – Pioneer

Seguindo o conceito dos DDJ’s o equipamento tem pés traseiros altos o que propositadamente deixa um grande espaço para se colocar o laptop embaixo do controlador, minimizando o espaço necessário para montagem da workstation.
Apesar de ter vários recursos e funções muito interessantes, este novo controle é o equipamento mais light, mais simples e de mais baixo custo da Pioneer se comparado com seus outros controladores o DDJ´s T1 e o S1. Apesar de o vídeo publicitário deste equipamento estar destacando o uso para brincadeiras, diversão pessoal e em grupo de amigos, ele é recomendado também para DJs profissionais que querem um equipamento um pouco menor, com menos recursos e economicamente mais accessível. Este produto concorrerá com controladores de médio porte de outros fabricantes.
Se comparado com equipamentos híbridos (controladores, CDs e USBs plays) da marca, quanto a recursos e funções o novo controlador supera facilmente o kit da linha 350 (CDJ e Mixer) e dependendo do Mixer utilizado quanto aos mesmos quesitos pode superar até kits com o CDJ 850 ou 900. A única coisa que deixa um pouco a dever para alguns tipos de profissionais é o tamanho do controle de velocidade (tempo / “pitch” control) que é pequeno em comparação com os dos outros equipamentos da marca, e pode tirar um pouco da precisão e do conforto operacional dependendo da forma que será configurado e / ou utilizado pelos seus proprietários. Mas isso não é problema para DJs habilidosos e no geral é um bom equipamento.

O estande

A Pioneer este ano montou um showroom muito bem equipado onde DJs profissionais e amadores, entusiastas, aspirantes a DJs, analistas, críticos e visitantes em geral do estande, podiam fazer um rápido test-drive / apreciação por mais ou menos 5 minutos de alguns dos principais equipamentos da marca, dentre eles o CDJ 350 com o Mixer DJM 350, CDJ 900, CDJ 2000 e de seu novo mixer o DJM 250 peso leve, o Mixer mais simples da marca. Além destes, a Pioneer disponibilizou para testes dois exemplares do novo controlador. Infelizmente não estavam disponíveis os controladores DDJ T1 nem o DDJ S1, equipamentos muito esperados e próximos ao perfil dos DJs amadores e profissionais de várias categorias / especialidades do Brasil.

Estande da Pioneer antes de ferver, logo após a abertura da ExpoMusic no dia 24/08

Estande da Pioneer antes de ferver, logo após a abertura da ExpoMusic no dia 24/08

Fazendo uma rápida análise do novo controlador.

Fazendo uma rápida análise do novo controlador

Ana Claudia com o charmoso player CDJ-350-W (White/Branco)

Ana Claudia com o charmoso player CDJ-350-W (White/Branco)

Me divertindo um pouco no estande da Pioneer

Me divertindo um pouco no estande da Pioneer

Atualização desta matéria – 30/09/2011

Após publicar esta matéria, no dia 28 de Setembro a Pioneer internacional disponibilizou em alguns de seus sites e em algumas redes sociais o anúncio oficial do novo controlador citado no inicio deste, e seu nome é DDJ-ERGO Controller. Observe que as fotos que tiramos do produto no estande da Pioneer na Expomusic, que foi de 21 a 25 de setembro deste ano, ainda não havia nome, no lugar tinha apenas Pioneer DJ. Veja agora as fotos oficiais DDJ ERGO disponibilizadas pela Pioneer.

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

DDJ ERGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.