Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Softwares / programas profissionais de mixagem e controladores / controles USB / MIDI para DJs

Softwares / programas

Os controladores estão amadurecendo rapidamente. Os mais tradicionais fabricantes de equipamentos para DJs já se renderam e lançaram controladores.

Existem diversos softwares de mixagem para DJs. Os melhores possuem Mixer, Players e “máquina” de efeitos virtuais que podem ser manipulados com controladores especiais dedicados de forma mais confortável e precisa operacionalmente falando, ou com teclado e mouse sem nenhum conforto operacional. Traktor (Native instruments), TORQ (M-Audio), Virtual DJ (Atomix), DJS (Pioneer), Serato (Rane) e PCDJ (PCDJ) são alguns dos softwares para DJs que mais se destacam. Poderá saber mais sobre softwares profissionais para DJs em nosso site, então por isso, neste material, darei mais ênfase nos controladores / controles MIDI /USB, apesar de no site também ter bastante material sobre eles.
Quanto aos controladores, estes estão amadurecendo rapidamente. Os maiores e mais tradicionais fabricantes de equipamentos convencionais para DJs já se renderam e lançaram controladores e equipamentos híbridos, ou seja, equipamentos que trabalham tanto com mídias tradicionais quanto funcionam como controladores MIDI / USB. A cada momento são lançados modelos cada vez mais fantásticos superando em qualidade de som, recursos, funções e design, com menor custo e maior facilidade de transporte. Dentro de muito pouco tempo os DJs que têm visão, mente aberta, bom senso e são coerentes, inteligentemente se renderão, principalmente devido à praticidade e qualidade geral dos novos produtos.
Muitos ainda têm medo e / ou preconceito em trabalhar com computador, por vários motivos, inclusive devido ao falso conceito de que computador dá muito problema. Porém, equipamentos convencionais também falham, tanto que em grandes casas “noturnas” e eventos se tem mais de um par de players e / ou toca-discos, por motivo de segurança. Aliás, todo evento que se preze, independente do tipo, deveria ter equipamentos reservas por segurança mesmo que um modelo mais básico / econômico para eventualidades. Laptop de boa marca com bom controlador e bem cuidado gera tanta confiabilidade quanto um equipamento convencional, igualmente de boa qualidade.
É possível encontrar controles com qualidade, recursos e confiabilidade igual e até superior a equipamentos convencionais e com preços relativamente muito menores, dependendo das marcas e modelos. Por serem compostos basicamente por circuitos eletrônicos, não conterem componentes / mecanismos eletromecânicos de precisão encontrados nos CDs / MP3s players, o custo de produção dos controladores são muito menores e por isso são muito mais baratos que equipamentos convencionais da mesma categoria. Os principais fabricantes / distribuidores de controles MIDI / USB para DJs são a M-Audio, Numark, Vextax, Denon, EKS, Pioneer, Hercules, Cortex, PCDJ. Alguns destes produzem equipamentos híbridos. Um sistema / workstation bem montado e configurado adequadamente com bom software, bom computador e com bom controle, pode gerar a mesma confiabilidade, conforto operacional e qualidade com menor custo e melhor flexibilidade e portabilidade (facilidade de transporte), dentre outros benefícios em comparação com muitos equipamentos convencionais.

Saiba mais sobre estes assuntos em nosso site, em vários artigos.

IPOD DJ CONTROLE

Além de todos os sistemas citados existem também consoles que permitem trabalhar usando iPod, porém, alguns modelos não são adequados para DJs. Em outras palavras, não possuem recursos fundamentais para DJs de verdade. Dois exemplos de fabricantes de equipamentos desta categoria são Numark e Cortex. Saiba também que muitos equipamentos com porta USB aceitam o uso do IPod, Iphone e outros dispositivos de armazenamento externo, inclusive genéricos. Em outra oportunidade, falarei mais sobre os controladores de IPod.

As ilustrações deste módulo, assim como algumas outras deste material são de modelos fictícios e conceituais, apenas ilustrativos.

Este documento fazia parte do material didático do curso de DJ do instrutor Wagner J. Pereira. Por não ser o segredo para se tornar um DJ bom de verdade, ficará disponível em nosso site para todos.

Vs: 1.0 (Ed 2009) Pt: 08 de 08 (Rg 2009)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.