Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

DJs / VJs e mixagens de vídeoclips

Software_virtual_DJ_DJs_VJs_mixagens_de_videoclips5

A realidade tecnológica dos DJs / VJs que pouquíssimos conhecem

Software_virtual_DJ_DJs_VJs_mixagens_de_videoclips

Há vários anos tornou-se possível mixar videoclipes em eventos e casas noturnas, mas devido ao alto custo dos equipamentos convencionais para esta finalidade, os Mixers e DVD Players profissionais para VJs/DJs, e devido a maioria dos videoclipes ainda não serem adequados para se mixar, não possuírem introdução e área de escape (finalização / “break”) que possibilite mixagens bem elaboradas, bonitas e tecnicamente confortáveis, o conceito ainda não pegou, não se tornou popular. Porém quanto ao preço, já existem alternativas de excelente qualidade e eficiência, ou seja, a questão dos altos custos para se mixar videoclipe já é fácil de ser resolvida, pois há alguns anos algumas softwares houses acrescentaram a seus softwares a possibilidades de se mixar vídeo. Como tudo, e sempre, no início o recurso ainda era precário, instável, mas já amadureceu bastante, está bem mais eficiente e estável. Infelizmente por falta de conhecimento, informação, por preconceitos, falsos conceitos e / ou mitos, pouquíssimos utilizam e tiram proveito do potencial deste recurso dos softwares. Com um pequeno investimento, isso se comparado com o que seria investido em equipamentos convencionais para mixagens de videoclipes, na realidade com um investimento de aproximadamente 1/4 do valor de um kit composto por dois Players e um Mixer para mixagens de vídeos, é possível montar uma super Workstation, com um bom controlador MIDI para DJs, softwares originais e um bom computador / laptop para se mixar videoclipes e áudio com diversos recursos. Quanto ao problema dos vídeoclips ainda não serem 100% adequados para mixagem, não é um problema tão grande, pois, assim como em músicas que também não são bem elaboradas, é possível com uma boa dose de conhecimento, criatividade e habilidade fazer um bom trabalho. Uma pessoa bem preparada, criativa e habilidosa não terá muitos problemas em se adaptar e passar a ser um “VJ”. Além do mais, com a utilização do conceito, rapidamente surgirão videoclipes mais bem produzidos / editados e com isso, certamente, muitas casas noturnas estarão se reestruturando para se adequar a esta “novidade”. 

Software_virtual_DJ_DJs_VJs_mixagens_de_videoclips3

Além de softwares para DJs há alguns anos incorporarem o recurso de mixagem de vídeo com vários recursos e efeitos, há muitos anos existem softwares específicos para VJs com controladores MIDI desenvolvidos especificamente para o próprio produto, mas que permitem usar outros tipos de controladores MIDI. Uma boa combinação para o conceito especifico dos VJs seria o uso do software GrandVJ da Arkaos com controladores como o Trigger Finger da M-Audio, APC 40 da Akai, Launchpad da Novation e / ou muitos outros tipos / modelos de controles desenvolvidos para DJs e / ou produtores musicais. Neste conceito é possível usar até IPhone e IPad como controlador MIDI para manipular os vídeos e efeitos. É possível inclusive somar o potencial, recursos e praticidade de vários controladores MIDI para gerar mais conforto / praticidade operacional, principalmente em apresentações ao vivo. São diversas as possibilidades inclusive a de promover interatividade entre softwares para DJs com recursos de vídeo e softwares específicos para VJs, como os da Arkaos. Como disse logo acima, as possibilidades são diversas, vale a pena conhecer. Este é o momento para se destacar ou pelo menos se preparar para esta “nova” especialidade de DJ.

Software_virtual_DJ_a_realidade_tecnologica_dos_DJs_VJs_que_pouquissimos_conhecem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page