Controles USB / MIDI complementares para DJs Live PA / Performance e ou Studio/home Studio
Além dos controles específicos para softwares de mixagens para DJs, existem muitos outros controles MIDI / USB de diversos tipos, modelos e/ou fabricantes para área de produção musical, normalmente usados em estúdios de diversos portes. Devido a sua versatilidade muitos podem ser utilizados em softwares de mixagens, substituído em algumas funções e/ou complementando os específicos para DJs, assim como os controles para DJs podem ser usados também em softwares de produção e live performance. Em resumo, hoje quase qualquer modelo de controle MIDI / USB pode ser usado em quase todos os tipos de softwares profissionais musicais para DJs e/ou produção como os de mixagens, samplers, processadores de efeitos, seqüenciadores e vários outros. Estes controles podem também ser utilizados em softwares profissionais de edição, produção, e inclusive de performance ao vivo de vídeo. Com as novas gerações, amadurecimento e popularização dos softwares de iluminação (que já existem há muitos anos) os controles MIDI / USB também serão úteis e poderão ser utilizados, para isso só dependerá da compatibilidade do software com o padrão MIDI. Seja na área de música, vídeo e/ou iluminação os controles MIDI / USB são ferramentas extremamente úteis e versáteis que permitem DJs, produtores VJs e LJs trabalhar com mais facilidade, rapidez, dinâmica, conforto e precisão operacional.
Na realidade há anos existem controles MIDIs porém, como já disse, eram mais utilizados em estúdios, e o formato mais comum era o de teclado musical, que eram utilizados em samplers, sequenciadores, sintetizadores, tanto em computador quanto em equipamentos específicos conhecidos como módulo e/ou cérebros, porém com o avanço tecnológico, a indústria vem desenvolvendo controles para vários tipos de softwares, como visto, para áudio, vídeo e até iluminação.
Ainda são poucos os DJs que usam os controles, mas com a rápida evolução das técnicas profissionais dos DJs, minha previsão é que em um futuro próximo a maioria estará usando pelo menos um tipo de controle, e muitos trabalharão e utilizarão mais controles que equipamentos convencionais devido a flexibilidade, versatilidade e custos dos sistemas montados com softwares e controles, em comparação com equipamentos convencionais.
Em um computador pode-se usar vários controles em um único software, cada um controlando um grupo de funções do mesmo, ou vários controles em diferentes softwares ao mesmo tempo. É possível inclusive usar um controle em mais de um software ao mesmo tempo, porém todas esta possibilidades dependem da compatibilidade e flexibilidade de cada software e/ou controle. Para usar vários controles em um mesmo laptop são necessárias várias portas USB, portanto deve-se escolher modelo com várias portas. Caso não seja suficiente, poderá adquirir HUBs USB. Porém em alguns modelos de Hubs deve conectar
preferencialmente os controles e/ou equipamentos que não exigem muito tráfego da porta. Para saber mais sobre os HUBs veja este artigo sobre USB.
Apesar de alguns controles terem o formato de teclados musicais e Pads (bateria eletrônica) para uso em software como samples e sintetizadores, suas teclas também podem ser configuradas em software para DJs e outros, para assumir determinadas funções. Nem todos enxergam ou necessitam porém, a utilização de vários controles, se torna útil e viável, de acordo com as necessidades de cada profissional. O importante neste material é mostrar a versatilidade e algumas possibilidades de configurações.
Muitos softwares de produção integrados, verdadeiros canivetes suíços da musica, vem com sintetizador, samplers, mixer/mesa de som virtual, processadores de efeitos, sequenciador, integrados e ainda aceita plugins (módulos adicionais/complementares) que permitem adicionar novos recursos ao software principal e multiplicar ainda mais seu poder, e consequentemente o número de funções. Com isso, não só permite como quase obriga o uso de vários controles
de modelos variados, ao mesmo tempo, devido a quantidade de funções e recursos virtuais acumulados. Existem controles de diversos modelos e vários deles predominam botões giratórios(knobs), outros os deslizantes. Há também modelos com vários botões conhecidos como botões de toque (pressão) e alguns são mistos, com vários botões giratórios, deslizantes e de toque. Os controles podem ser configurados de acordo com a necessidade do projeto, evento e/ou da criatividade ou necessidade do profissional, e claro da compatibilidade e flexibilidade entre os controles e softwares utilizados.
Complemento adicionado em 2013
Com a popularização das telas touchscreens, principalmente as multitouch e consequentemente dos tablets, fazendo uso de diversos recursos e de tecnologias, entre elas a sem fio (wireless / wifi), desenvolvedores de Apps (aplicativos) para Apple iOS, Android, OSX e Windows disponibilizaram aplicativos que transformam tablets, celulares e monitores touchscreens em controladores MIDI e ou HID (Human Interface Device – novo protocolo de comunicação entre dispositivos / periféricos). Estes aplicativos permitem criar controladores personalizados para qualquer software / aplicativo PC / windows ou MAC / OSX compatível com protocolo MIDI ou HID.
Em alguns tipos de comandos e funções dos softwares / aplicativos, a tecnologia touchscreen substitui os controladores convencionais com maestria, e em outros comandos e funções ela se torna quase que indispensável por ser mais flexível, versátil, eficiente, mais confortável e até mais barata. Mas em alguns tipos de funções e comandos o touchscreen não cai muito bem, torna a operação / procedimento desconfortável.
O uso adequado, em conjunto, de equipamentos controladores convencionais com controladores touchscreen, um complementando o outro, é indiscutivelmente, incontestavelmente a melhor opção quanto a conforto operacional, prática, precisão e custo para todos, ou quase todos os tipos de profissionais da música, áudio, vídeo e iluminação.
Clique nas imagens para ampliar.
Outros artigos da série:
DJing – Mixando no computador - Equipamentos para DJs
- Controles MIDI/USB profissionais e amadores para softwares de mixagem para DJs
- Sistemas híbridos para DJs
- Timecode DJ Control System
- O Computador “para DJs”
- Placa de Som (soundcard) “para DJs”
- Sistemas básicos de amplificação para DJs
- Conexões (montagem física) de placas de som (Soundcard)
- Controles conceituais para DJs
- Controles MIDI / USB conceituais integrados e modulares
- Controles MIDI / USB conceituais Complemento
- Controles USB / MIDI complementares para DJs Live PA / Performance e ou Studio/home Studio
- Timecode DJ Controle – Conceitos
- Alternativas ao timecode conceitual
- Tecnologias e recursos dos Players e Mixers conceituais
- A indústria de equipamentos para DJs
- Nota sobre o especial DJing / Mixando no computador