Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Iluminação / Light Jockeys (LJs)

Light jockey - Iluminação para DJs

Light jockey – Iluminação para DJs

 O LJ é um dos profissionais de grande importância em eventos musicais, pois a iluminação é um elemento quase que fundamental para “manipulação / controle” psicológico, emocional e comportamental do público. A iluminação é um dos elementos que compõe a personalidade de um evento e / ou “casa noturna”. A mesma pode fazer o evento se destacar ou estragá-lo completamente. A falta de uma iluminação adequada deixa o evento musical pobre, sem vida e inibe a maioria das pessoas a dançar. Com uma iluminação muito clara, monocromática e ou muito estática a maioria das pessoas não se solta, principalmente os que não sabem dançar e / ou são tímidos. A música pode ser muito boa, mas sem uma iluminação compatível o evento pode não “bombar”, não ser tão divertido como poderia. Uma iluminação bem trabalhada, compatível com as músicas, desinibe e incentiva as pessoas a dançarem, mesmo os tímidos e / ou os que não sabem, como disse logo acima.

Light jockey - Iluminação para DJs

Light jockey – Iluminação para DJs

A magia da “noite”, de eventos musicais, de dançar, é composta por uma série de fatores, sendo o DJ, a música e ailuminação alguns dos principais e caso haja vídeo este também tem grande influência no comportamento humano. Quando o DJ é bom, sabe administrar a pista / evento, seu set / sequência é animado, ou seja, as músicas que coloca são animadas, dançantes. Quanto mais frenética, dinâmica, colorida e escura a iluminação, mais animado o evento se torna. Boa decoração, iluminação, som, bons DJs, LJs, VJs e público compatível formam a mistura, uma química com grande possibilidade de sucesso. Um evento bem elaborado leva animação, alegria e satisfação a grande maioria inclusive aos responsáveis / organizadores. Portanto a iluminação e o LJ devem ser levados em consideração na hora de montar uma casa “noturna”, boate, club, rave e / ou evento musical para dançar e se divertir. Em eventos e “casas noturnas” simples, pequenas, muitos DJs atuam também como LJs. Dependendo do porte do evento e / ou da “casa noturna” e dos equipamentos de DJ e de iluminação utilizados, pode ser economicamente viável porém poderá comprometer o desempenho geral do profissional. Em eventos e / ou “casas noturnas” de médio e grande porte certamente comprometerão o desempenho do profissional, e consequentemente, de todo o evento.

Light jockey - Iluminação para DJs

Light jockey – Iluminação para DJs

 

3 comentários para Iluminação / Light Jockeys (LJs)

  • 😛 Olá, estou começando na área de LJ agr e ainda não sei quase nada e não acho muito conteúdo de qualidade na internet, saberiam onde posso fazer um curso ou coisa do tipo para meu aprimoramento? è td mt complicado e eu n acho mt coisa :\

    • Roberto, esqueceu de dizer onde você mora. Se for no estado do Rio de Janeiro pode consultar a Iatec, no link abaixo. Tenho um grande amigo que é um experiente DJ, e há mais de 10 anos fez um curso de iluminação cênica lá. Ele falou muito bem do mesmo. E por este motivo quando eu ministrava cursos de DJ, indicava a Iatec a ex-alunos interessados no mesmo tipo de curso (iluminação).

      Se você estiver em outro estado, infelizmente não tenho referência que poderia indicar.

       

      http://iatec.com.br/cursos/iluminacao/

       

      Boa sorte e um grande abraço!

      Wagner Pereira

  • O Hebert/Hydyahure nos fez algumas perguntas quanto a iluminação no artigo O que levar em consideração ao comprar equipamentos para DJs?, e para estar mais dentro do contexto transferimos sua pergunta para cá.

     

    Seu texto original, na íntegra, no artigo citado logo acima é:

    Olá, estou querendo colocar algumas iluminações no meu quarto, tipo de boate mesmo. temo em comprar as luzes e não ter o manuseio correto delas, estou querendo comprar não equipamentos profissionais, até por que eu não irei usar sempre e também será só por hobby mesmo. eu estava pensando em 1 bola maluca com DMX, 1 mini laser, uma maquina de fumaça BRIWAX – BX- 600,1 strobo led room 12, 1 strobo simples e 1 canhão par 56 RGB. o que me diz sobre? quais os cuidados com eles? o que eu devo analisar antes de comprar? e onde comprar?

     

    Nossa resposta:

    Hebert/Hydyahure, primeiramente, gostaria de agradecer por visitar nosso site, e pedir desculpas pela demora, mas infelizmente nosso tempo é muito escasso.

    Os equipamentos listados por você aparentemente são legais. Quanto ao fato de a bola maluca permitir controle via DMX, para tirar o máximo de seu potencial necessitará de uma “mesa” controladora ou interface e software para computador, caso contrário, funcionará apenas através do sensor que “segue o ritmo” da música, o que nem sempre condiz com a animação da mesma. A controladora / “mesa” ou software DMX possibilita interagir com iluminações compatíveis, permitindo que você mesmo mude efeitos, cores e movimentos de forma mais precisa, adequada, e claro, até divertida, de acordo com o "ritmo", animação de cada música. Se o ambiente for pequeno, dê preferência para iluminação Led pois aquecem bem menos e geram excelentes resultados. Luzes muito fortes, em todos os sentidos, em ambientes pequenos, além de consumir muito mais energia, aquecem muito o ambiente e são relativamente mais perigosas. Outro, dentre muitos fatores que se deve considerar é a luminosidade – luzes muito fortes em ambientes pequenos o tornam muito claro, e consequentemente, quebram o clima.

    Quanto aos cuidados relacionados a instalação, manuseio e durabilidade dos mesmos, deve ler os manuais dos produtos e ou fazer um curso, se achar viável, para suas necessidades.

    Sendo muito sincero como sempre, DJs, produtores musicais, Light Jockeys e VJs são atividades bastantes distintas. Muitos têm o falso conceito de que DJs são obrigatoriamente Light Jockeys e entendem profundamente deste assunto; no entanto pouquíssimos DJs, normalmente os de equipes de sonorização que também atuam como iluminadores / “Light Jockeys” é que conhecem alguma coisa de iluminação; mesmo assim, a grande maioria, quase totalidade não são realmente especialistas nesta arte / atividade.

    Devido ao nível de imersão no mundo das casas noturnas, tenho um bom conhecimento sobre iluminação, mas não é nossa especialidade. Nossa especialidade é sobre a arte e ciência DJ.  Portanto, o ideal é consultar um especialista (Light Jockey) ou fazer um curso de iluminação se achar viável.

     

    Para finalizar, deixo-lhe um grande abraço e espero que se divirta com o hobby, que se torne muito bom nesta arte e passe a atuar profissionalmente, pois o mercado está carente, realmente precisando de mais bons profissionais, técnicos e profissionalmente maduros em diversas áreas.

     

    Wagner J. Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page