Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

O que é um DJ?

O que é um DJ?

Podemos falar por diversos ângulos o que é um DJ, ou melhor dizendo, o que são os DJs. Em um super resumo, os verdadeiros DJs, na sua fórmula e essência originais, são pessoas que adoram música e se tornaram estudiosos, analistas e críticos musicais, ou seja, são profundos conhecedores musicais de forma técnica e cultural dentro de um ou mais ritmos e / ou estilo. Os DJs possuem diversas habilidades desenvolvidas na tentativa e erro ao longo de vários anos quebrando a cabeça, ou desenvolvidas em alguns dias, semanas, no máximo em alguns poucos meses, dependendo da dedicação, disciplina e maturidade, após um treinamento adequado, bem coordenado, dirigido e bem monitorado.

DJs bons de verdade são praticamente “psicólogos” (informais) de públicos, pois são analistas / estudiosos e conhecedores de comportamento / reação de públicos / eventos quanto a música, sua sonoridade, estrutura e quanto a efeitos sonoros.
Os DJs bons de verdade têm excelente consciência sensorial auditiva, e várias vezes mais sensibilidade, reflexos e percepção auditiva quanto à estrutura e sonoridade musical do que pessoas que ouvem muita música, mas não passaram por um treinamento especial adequado.
Apesar de ter algumas coisas em comum, a “visão”, percepção musical, ferramentas, dentre outros dos DJs, são diferentes de outras especialidades técnicas profissionais da música como músicos / instrumentistas, produtores musicais e outros. Existem muitas particularidades, até mesmo entre tipos / especialidades de DJs. Para saber mais sobre o que são os DJs, sugiro que leia a série de artigos sobre o assunto neste site, onde a atividade DJ é classificada de diversas formas, quanto a equipamento, especialidades e outras.
Hoje, só o fato de a pessoa saber sincronizar e mixar músicas não pode mais ser caracterizado como um (a) DJ, e muito menos bom de verdade, pois atualmente muitos mixam impecavelmente bem, porém não têm uma das principais habilidades e característica de um DJ de verdade: o conhecimento e domínio de público. Infelizmente, distorcendo a figura do verdadeiro DJ, devido a falta de conhecimento, habilidade e maturidade técnica profissional adequada, a grande maioria toca sets / seqüências e faz mixagens / viradas extremamente programadas / ensaiadas para não errar na transição, perdem a flexibilidade e / ou não têm / adquirem habilidade para “manipular” o público de forma adequada. Muitos não sabem e / ou têm medo de mudar a estratégia dentro de sua “especialidade” musical, tipo de evento e / ou ”casa noturna”, caso o comportamento do público não seja o esperado. É bom lembrar que a função principal de um DJ é divertir, alegrar um público, dentro de uma ou mais especialidades musicais principalmente de acordo com o perfil deste público, evento, boate clube e / ou outros.
Portanto, como deu para perceber, o DJ de verdade é um apaixonado por música e possui um conjunto de diversas habilidades mentais, sensoriais e físicas, desenvolvidas através de treinamento adequado ou quebrando a cabeça ao longo de anos, e as utiliza juntamente com seu conhecimento técnico e cultural musical para divertir as pessoas.

Leia também: Na prática, o que é ser um DJ?

Um comentário para O que é um DJ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page