Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

O tempo e a dedicação exigidos por algumas especialidades do universo DJ para se tornar realmente bom

O tempo e a dedicação exigidos por algumas especialidades do universo DJ para se tornar realmente bom

Devido ao volume de informações geradas por causa da evolução natural das técnicas, equipamentos, tecnologias e outros, algumas especialidades diretamente ligadas ao universo DJ, entre elas a do próprio DJ, a de remixer, produtor musical e instrutor exigem muito, principalmente tempo e dedicação em estudos, pesquisas, análises, aperfeiçoamento, atualização, desenvolvimento e na atuação profissional / comercial, o que consequentemente gera enorme cansaço mental. Exige tanto do aspirante no período de aprendizado, quanto dos amadores e profissionais que são, ou que querem ser, realmente bons. Por isso é difícil atuar em mais de uma destas especialidades paralelamente, principalmente sem um treinamento prévio adequado, muita dedicação e algumas abdicações inclusive em sua vida pessoal. Pouquíssimos se saem bem atuando em mais de uma especialidade ao mesmo tempo. Observando o mercado de forma coerente e com bom senso, podemos perceber que pouquíssimos produtores bons de verdade se saem bem como DJs e vice-versa, ou seja, pouquíssimos DJs bons de verdade se saem bem com produtores.

É possível se tornar um DJ e produtor muito bom, e atuar de forma satisfatória em ambas as especialidades paralelamente, mas como disse, requer muita dedicação principalmente em estudos, atualização, desenvolvimento (produção), atuação; requer muita disciplina, maturidade, coerência, bom senso; conhecimentos e habilidades distintas, dentre outros. Em outras palavras, para ter maior chance de sucesso real em cada especialidade, e principalmente em ambas, o ideal é focar, direcionar, distribuir o tempo investido / dedicado a cada uma de forma adequada.
A melhor forma de se dar bem em mais de uma especialidade em praticamente todas as atividades / áreas / mercados é primeiro investir, dominar e amadurecer em uma, e somente depois de estar realmente pronto, muito bem preparado, tecnicamente maduro nesta, deve se dedicar, investir em outra, preferencialmente que sejam compatíveis quanto a processamento mental, sentidos e quanto ao tempo de dedicação que cada uma necessita. Infelizmente sem ver que não estão no caminho certo, muitos atuam em duas, até mais “especialidades” sem se prepararem adequadamente e acabam não sendo realmente bom em nenhuma, justamente devido à falta de foco e direcionamento adequado de seu tempo, potencial e energia.

Tempo necessário para se dominar a arte DJ e a arte da produção musical / remix

Para se dominar a arte e ciência DJ e a da produção musical ao mesmo tempo, se tornar técnico e profissionalmente maduro, com boa cultura musical, bom conhecimento de computer music (informática / computação musical); com domínio das principais técnicas, conceitos e domínio auditivo da música na ótica de ambas as especialidades, se tornar musicalmente inteligente e criativo, um candidato / aspirante dedicado, maduro, coerente com bom senso, com um treinamento adequado bem dirigido e bem direcionado, e outros quesitos e fatores, pode levar de alguns meses a até 2 anos. Sendo que para se tornar um DJ sensorialmente habilidoso e tecnicamente maduro, dependendo do nível de maturidade, dedicação nas habilidades cognitivas e outros fatores citados, levará apenas de 20 a 40 horas divididas em blocos de 2 horas de treinamento prático, dirigido e monitorado em estúdio / laboratório; algumas horas de estudos, pesquisas e análises de campo (aproximadamente 10), mais algumas horas de estudos teóricos / material didático, mais algumas horas de atualização musical (“cultura musical”). O que no total pode levar de 1 a 2 meses dependendo da frequência, nível de dedicação e outros fatores citados acima. Já para se tornar um produtor criativo, bom de verdade, nas mesmas condições e dependendo dos mesmos fatores já citados, do conhecimento e domínio da música na ótica DJ que já possa ter, pode levar de alguns poucos meses a dois anos, dependendo também dos recursos e ferramentas utilizadas. Em outras palavras, para se tornar um DJ produtor muito bem preparado e tecnicamente maduro pode se levar até 2 anos, de muito estudo e treinamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page