Falsos conceitos quanto a utilizar / se adaptar a diferentes modelos de equipamentos para DJs
A grande maioria dos aspirantes, iniciantes e DJs pouco experientes têm falsos conceitos quanto a utilizar, ou melhor dizendo, quanto a se adaptar a diferentes modelos de equipamentos, ainda que seja de um mesmo fabricante. Muitos têm medo quanto a adaptação porém, naturalmente, não é o fato de se dominar os recursos e efeitos específicos de um ou dois modelos de players de um mesmo fabricante, como por exemplo, da Pioneer (CDJs) ou da Denon (DN) que o faria ter intimidade instantânea com todos os modelos do mesmo fabricante, ou de outros, pois, cada modelo, mesmo que de um mesmo fabricante tem uma série de particularidades quanto a recursos, funções e sensibilidades.
No entanto, como a grande maioria dos verdadeiramente melhores / bem preparados DJs nacionais e internacionais, com ouvidos e cérebro realmente bem treinados, bem trabalhados, que tem maturidade técnica e profissional; bom senso e coerência; com dedicação e um treinamento adequado, qualquer um pode aprender / se adaptar rapidamente e se sair bem em qualquer equipamento de mesma ou de outra marca – dos mais simples / básicos ao mais sofisticados / avançados. E um dos motivos é o fato de todos os modelos de players e de mixers de todas as marcas terem os mesmos controles, recursos e funções básicas / essenciais. Uma das poucas principais diferenças é a sensibilidade operacional. Tirando isso, torna ainda mais fácil para quem está iniciando, se der uma analisada nos manuais dos equipamentos e em vídeos que podem ser encontrados gratuitamente na internet, muitos disponibilizados pelos próprios fabricantes.
Após um treinamento auditivo e mental adequado quanto a música, um DJ que realmente se dedica, domina a música de ouvido e toca bem de verdade em equipamentos simples / básicos, como CDJ 100, CDJ 200, BCD 2000, toca-discos ou qualquer outro equipamento igualmente simples / básico, aprende, se adapta e toca melhor ainda em um Xponent da M-Audio, CDJ 1000, CDJ 2000 da Pioneer ou qualquer outro modelo de equipamento, sofisticado / avançado ou não.
Em outras palavras, quem aprende em equipamentos relativamente mais simples, como os modelos citados, tem maturidade e não se escora em falsos conceitos, mitos nem em recursos e facilidades tecnológicas, normalmente se adapta rapidamente e toca muito melhor em equipamento sofisticados / avançados / tops de linha.
A maioria dos iniciantes / aprendizes, por falta de maturidade técnica, por preguiça de pesquisar e / ou por se escorarem em falsos conceitos quanto a treinamento, aprendizado e desenvolvimento de habilidades, têm em mente / acreditam, mesmo que de forma subconsciente, que precisam aprender a usar todos os modelos para que possa atuar em cada um quando necessário, porém não há esta necessidade. Além do mais são inúmeros os modelos o que se torna inviável. Para se ter uma ideia, considerando modelos fora de linha, mas que ainda são encontrados em pequenos eventos e casas noturnas, somente a Pioneer possui hoje, 9 modelos de CDJ´s single: CDJ 100, CDJ 200, CDJ 350, CDJ 400, CDJ 800 (2 gerações), CDJ 850, CDJ 1000 (3 gerações), CDJ 900 e CDJ 2000, mais o MEP 7000 (Dual play) e mais de 10 modelos de mixers no mercado, entre eles o DJM-2000, DJM-1000, DJM-5000, DJM 600, DJM-700, DJM-800, DJM-909, DJM-400, DJM-350 e outros que já saíram de linha mas ainda estão no mercado. Cada um destes equipamentos tem diversas particularidades quanto a sensibilidade, recursos, funções e efeitos, mas como já disse acima, os recursos e funções básicas fundamentais estão presentes em todos. E cada casa noturna, club, evento e equipe de sonorização, dependendo do porte e outros fatores, tem kits / conjuntos de diferentes modelos.
Muitos dos DJs realmente bons têm um ou mais tipos ou modelos de equipamento que mais gosta, quer ou pode comprar, e toca em vários clubes, boates e / ou eventos durante o mês com modelos e marcas variadas e bem distintas.
Como disse acima, para conhecer melhor os controles, recursos e funções extras, os efeitos e as particularidades de cada equipamento, deve analisar os manuais dos mesmos, que podem ser encontrados gratuitamente nos sites de seus respectivos fabricantes. Também poderá encontrar e consultar no Youtube diversos “tutoriais” e dicas em vídeos gratuitos não oficiais disponibilizados por diversos colaboradores e alguns pagos. Mas cuidado, pois alguns tem bom conteúdo já outros nem tanto, além de pregarem vários mitos e falsos conceitos. Poderá encontrar também na internet vídeos oficiais disponibilizados pelos próprios fabricantes, também gratuitos.
Caso tenha dificuldade com a língua dos vídeos e ou dos manuais oficiais, poderá encontrar em nosso site tutoriais / manuais / apostilas / guias de referência explicativos das principais funções e recursos, que além de ajudá-lo a conhecer melhor os equipamentos, o tornará familiarizado com as nomenclaturas técnicas o que consequentemente facilitará também a compreensão dos manuais oficiais em idiomas que não domine.
Após o treinamento adequado, para evitar vícios negativos; adquirir intimidade, habilidade, criatividade, experiência e aprender a usar com bom senso e coerência efeitos e outros recursos, o ideal é adquirir / montar uma workstation / kit de equipamentos para DJs com boa relação entre custo e benefício como um controlador, preferencialmente com mais recursos.
Se deseja utilizar recursos específicos de determinado equipamento poderá comprá-lo para treinar, porém pode ser desnecessário pois com um bom controlador pode-se obter excelentes resultados. Se for realmente dedicado e disciplinado poderá com este recurso superar a maioria relativamente rápido, pois o segredo para ser um DJ bom de verdade não está nos equipamentos e ou softwares, mas sim na música, ouvidos, cérebro, no repertório e no treinamento.
Aprender a ser DJ é como aprender a dirigir. Quem aprende, desenvolve as principais habilidades, reflexos, sensibilidades e percepções de forma adequada, se adapta rapidamente, dirige bem quanto à funções e recursos fundamentais, praticamente qualquer modelo de automóvel, sem a necessidade de ter que fazer aulas para cada modelo que existe. Em outras palavras, sendo extremista, se dirige bem de verdade um Fusca com certeza se adaptará rapidamente, dirigirá muito melhor um Gol e melhor ainda um Passat CC, Mercedes, BMW ou qualquer outro automóvel de qualquer marca. Quanto ao motorista, o mais difícil é desenvolver a percepção sensorial visual e os reflexos. No caso dos DJs, algumas das coisas mais difíceis de construir são a percepção sensorial e reflexos auditivos quanto a música. Quem realmente domina a música de ouvido, não tem necessidade de fazer cursos para aprender a usar outros modelos de equipamentos pois como disse, os controles fundamentais são basicamente os mesmos.
Como já disse várias vezes e repito, basta analisar os manuais e explorar o equipamento para entender grande parte dos seus controles, recursos e funções.
Reveja conceitos, domine a música de ouvido com o equipamento que possuir, por mais simples / básico que seja, que com certeza, como muitos dos melhores DJs do mundo que também começaram com equipamentos simples, rapidamente terá um bom ouvido, habilidades e facilidade em se adaptar rapidamente a qualquer equipamento de qualquer marca.
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