Tipos comuns / básicos de cabos, plugs / conectores dos equipamentos utilizados por DJs
Existem vários tipos de conectores de áudio. Abaixo, abordarei parcialmente alguns dos mais comuns no universo DJs. Caso queira saber/conhecer mais sobre cabos, conectores, áudio profissional e ou outros assuntos do gênero, pesquise em sites como www.audiolist.org e muitos outros especializados em engenharia de áudio, som, acústica, sonorização, gravação, eletrônica e ou faça um ou mais cursos específicos dos assuntos desejados. Não confunda as habilidades de DJ, um analista, critico e administrador musical com as de engenheiro/especialista em áudio, acústica, eletrônica e ou elétrica. São atividades completamente distintas. Alguns DJs sabem um básico de acústica, eletrônica e ou elétrica, porém a grande maioria não sabe nem o que realmente significa acústica e ou como segurar um ferro de solda, o que é super normal, pois a obrigação de um DJ é entender de música estrutural, sonora, técnica e culturalmente dentro de sua especialidade, saber ler, interpretar e trabalhar o comportamento/reação do público/grupo de pessoas através de uma boa administração musical e claro, saber operar seus equipamentos.
RCA, P2, P10 e XLR
Estes são os tipos de conectores/plugs mais utilizados em sistemas de áudio. São encontrados modelos machos e fêmeas, e no caso do P2 e P10 podem ser ainda mono ou estéreo. O XLR pode ter várias utilizações e ser soldado/configurado de várias maneiras. Estes conectores são usados em cabos que interconectam / interligam os equipamentos. Como já foi dito, em alguns tipos de conectores como o caso do RCA, é importante observarmos as cores.
OBSERVE ALGUNS, DE UMA INFINIDADE DE ADAPTADORES, EMENDAS E MULTIPLICADORES
Os adaptadores servem para fazer uma “conversão” /adaptação de um formato de conexão para outro; as emendas como o nome já diz, servem para emendar cabos de um mesmo tipo; já os multiplicadores são utilizados para multiplicar a saída de um cabo ou equipamento, a mesma função os benjamins/Ts usados em tomadas elétricas para multiplicar as saídas e utilizar mais equipamentos plugados em uma mesma/única tomada. Alguns multiplicadores são também adaptadores e/ou emendas. Apesar da praticidade, adaptadores, emendas e multiplicadores não são muito recomendados, portanto, evite usá-los. Dê preferência a cabos inteiros. Use somente em último caso, pois, geram mal contato, e com isso ruídos e ou falhas indesejadas. Analise as imagens abaixo:
Lembre-se de tomar cuidado ao plugar / conectar equipamentos. O ideal é que se verifique o manual antes de começar, veja as recomendações do fabricante quanto a particularidades dos seus equipamentos e procure conectar com tudo desligado para evitar acidentes, prejuízo e consequentemente aborrecimentos. Alguns plugs até podem ser conectados com os equipamentos ligados, mas se não tem experiência e certeza do que está fazendo, evite. Caso esteja plugando com equipamentos ligados, procure pelo menos baixar o volume do canal e ou do aparelho em questão para minimizar problemas.
ATENÇÃO
Não se esqueça de verificar a voltagem dos equipamentos antes de plugá-los à rede elétrica.
Vs.: 2.0(2010)
2 comentários para Tipos comuns / básicos de cabos, plugs / conectores dos equipamentos utilizados por DJs