Diagramas de conexões conceituais de Workstations / estações de trabalho básicas para DJs
Devido a algumas particularidades como vimos anteriormente (post / artigo anterior a este desta série), existe uma infinidade de possibilidades para se conectar os equipamentos de Workstations (estações de trabalho) para DJs, dependendo dos tipos, marcas e modelos de cada equipamento e necessidades de cada profissional. Não entrarei em detalhes. Esta é apenas uma ilustração conceitual básica. Para saber como montar a sua, deve estudar / analisar suas necessidades e verificar o manual dos seus equipamentos para maiores informações e instruções detalhadas / adequadas de como conectá-los.
Neste exemplo estão conectados dois CD/MP3 Players e Headphone a um mixer que está conectado a um equalizador, que por sua vez está conectado ao amplificador, onde estão conectadas duas caixas acústicas.
Este exemplo é uma variação da anterior porém conectado também a dois toca-discos.
Esta é uma variação do primeiro exemplo, mas com um laptop conectado ao Mixer para gravação da apresentação / set.
Este exemplo é uma variação do anterior, porém com um processador de efeitos após o mixer. O laptop para gravação e o equalizador do sistema são conectados ao processador de efeitos. Alguns mixers possuem entrada e saída dedicada, específicas para efeitos, permitindo processar o áudio do canal escolhido em botão dedicado.
Não adianta investir em um sistema de caixa e amplificação muito potente se não puder usar devido a vizinhos e ou familiares. Para treinamento em um homestudio, pode conectar a Workstation DJ em um MicroSystem / MiniSystem ou Home-Theater que tenha um som que satisfaça suas necessidades. Alguns sistemas de som residenciais possuem qualidade e potência para pequenos ambientes que não deixam a dever em comparação com sistemas profissionais utilizados em grandes eventos / ambientes.
Com o surgimento de monitores de “referência” / multimídia mais baratos, com potência e qualidade aceitáveis para aplicação em “estúdios” para DJs, esta se tornou uma opção alternativa a anterior, principalmente para quem não tem Micro System, Home Theater, tem um ambiente pequeno ou qualquer outro motivo. Nesta e em outras configurações / combinações apresentadas, poderá utilizar ao invés de monitores de referência, que são relativamente mais caros, alguns modelos de monitores / caixas multimídias que oferecem qualidade satisfatória para utilização em estúdios para DJs.
Atenção
Algumas opções apresentadas aqui são simples e relativamente baratas, mas antes de adquirir / investir em um produto, pesquise mais sobre ele, e se possível, não deixe de ouvi-lo para certificar se a potência e qualidade sonora satisfarão suas necessidades e objetivos.
Cuidado pois dependendo da qualidade sonora do produto adquirido, algumas opções apresentadas podem não ser recomendadas para produção musical. Neste material estamos tratando exclusivamente da arte e ciência dos DJ, NÃO DE PRODUÇÃO MUSICAL.
Lembrando: são infinitas as possibilidades. Depende muito dos equipamentos adquiridos e de como quer configurá-los.
Não se esqueça de verificar a voltagem dos equipamentos antes de pluga-los a rede elétrica.
Vs.: 2.0(2010)
9 comentários para Diagramas de conexões conceituais de Workstations / estações de trabalho básicas para DJs