Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Sistemas básicos de amplificação para DJs

Profissional e amador (hobbie)

Que sistema utilizar?


sistema_amplificacao_dj

 

 

Caixas de som (acústicas) e sistemas surround multimídia

Muitos não querem ou não podem investir a curto prazo e questionam se é possível usar as caixas multimídia, aquelas caixinhas para computador. Sim, tecnicamente é possível ser usado em qualquer sistema de amplificação desde uma caixinha multimídia, até o maior sistema de amplificação do mundo utilizados em mega shows, de acordo com a necessidade. Quanto as caixinhas multimídia, existem modelos muito ruins em todos os aspectos (volume e qualidade sonora) até sistemas 7.1 e monitores de referência de baixo custo de excelente qualidade. A maioria das caixas acústicas multimídia tem baixa qualidade, e muitos leigos erroneamente atribuem este problema, melhor dizendo, os resultados, ao formato de áudio MP3 e ou a placa de som achando que o MP3 é o pior formato de áudio do mundo, e ou que tem que comprar uma placa de som melhor, quando na realidade, tem que comprar um par de caixas acústicas (de som) melhor. Não há necessidade de se ter um super sistema de reprodução de áudio / musical (amplificador e caixas) quanto a volume, para ensaiar / treinar as técnicas da arte e ciência dos DJs profissional ou simplesmente para brincar de DJ, se divertir. Basta um par de caixas (até mesmo multimídia) que tenha uma boa qualidade, ou seja, que tenha boa definição de graves, médios e agudos e que satisfaça suas necessidades auditivas, inclusive quanto a volume. Existem kits multimídia 2.0 e 2.1 relativamente baratos que tem qualidade e volume satisfatórios aos propósitos citados. E claro que. quanto melhor a qualidade e potência / volume, melhor serão os resultados e sua satisfação.

 

Atenção: As figuras deste artigo ilustram as conexões utilizando Desktop, porém podem ser com Laptop, placa de som externa (USB) ou controladoras, observando apenas os tipos de conectores / cabos utilizados (Veja detalhes no fim deste artigo).

 

 conexao_computador_em_caixas_multimidia

  

Atenção: observe no gráfico que para conectar alguns tipos de caixas acústicas multimídia a um Mixer real, será necessário um cabo / adaptador especial (Veja no fim deste artigo).

 

 

Micro/Mini-System

Se você já tiver, um Micro-System, esta é a melhor opção se comparado com caixinhas multimídia, pois dependendo do modelo destas caixas, o Micro-System pode ter melhor qualidade e maior potência. Os Micro-Systems de hoje costumam ter boa potência e qualidade suficiente para um home Studio DJ. Os Mini-Systems são ainda melhores, pois são muito mais potentes e têm muito melhor qualidade se comparado com os Micro-Systems, porém, obviamente, são maiores e mais caros. Em ambientes normais quanto a sonoridade, ou seja, sem tratamento acústico adequado, alguns Micro e Mini-Systems um pouco mais caros, de boas marcas, geram resultados sonoros muito próximos a muitos monitores de estúdios / referência de médio custo, porém, com mais potência e relativo menor custo. Apesar dos exageros, falsos conceitos e de preconceitos de alguns profissionais, muitos deles começaram utilizando equipamentos até piores, mas muitos se "esqueceram" deste fato e condenam estas práticas hoje.

Para que possa usar o Micro / Mini-System, este deve ter uma entrada do tipo "Line", em alguns aparelho denominado auxiliar e/ou vídeo. Alguns Micro-Sistems costumam não ter entradas, mas isso normalmente não acontece com os Mini-Systems. Mesmo um Micro System velho, mas que o amplificador, algumas funções e recursos essenciais básicos estejam funcionando, serve.

Quanto a possibilidade de danificar o Micro / Mini-System seria a mesma das caixas multimídia ou dos sistemas profissionais, ou seja, se exceder os limites de qualquer um poderá danificar. Para evitar problemas procure utilizá-los dentro de uma margem de segurança. Veja o manual do equipamento quanto a limitações e outras informações e ou procure utilizar no máximo 80% de sua potência.

 

 conexao_computador_em_microsysteml

 

 

Apesar de mais econômico, e quanto a arte e ciência dos DJs alguns modelos gerarem excelente resultado, cuidado pois infelizmente nem todos os Mini e Micro / Systems atuais são adequados para uso em aplicações DJ, alguns por não possuírem entrada auxiliar / áudio / line / vídeo, outros devido a falta de qualidade mínima aceitável e alguns por gerarem uma latência / delay / atraso no áudio emitido, possivelmente devido a ter um processador de lento. O atraso gerado dificulta em muito o sincronismo entre músicas de ouvido com auxílio do headphone; em outras palavras, dificulta e em alguns casos tornam completamente inviável a utilização / aplicação das principais técnicas de mixagens tradicionais, essenciais dos verdadeiros DJs.

No caso da entrada de áudio (auxiliar / line) é fácil saber se o equipamento tem ou não: basta olhar nas especificações do produto no site do fabricante (mais confiável) ou de alguma loja online (menos confiável); olhar no manual, que em muitos casos pode ser encontrado no formato PDF na internet no site do fabricante e ou na caixa do produto. Já quanto ao delay / atraso, infelizmente a coisa é bem mais complicada pois, para ter certeza, só testando, já que pelo que pude notar os fabricantes não consideram relevante o problema e ou a informação, para citar na embalagem, manual ou site do produto.

 

 

 

Monitores de referência

Dependendo de suas necessidades, uma opção relativamente um pouco mais cara são os monitores de referência de baixo custo. Alguns destes produtos mesmo sendo de marcas mais baratas, oferecem excelente qualidade de áudio para treinamento da arte e ciência DJ, principalmente em ambientes pequenos como quarto ou pequenos estúdios. A única desvantagem para muitos exagerados quanto a intensidade do volume é que os monitores de referência “não são muito potentes”. A potência média de modelos de marcas mais baratas é de 80 Watt RMS. Poderá encontrar modelos entre 24 e 140 RMS. Na maioria dos casos 80,  100 Watts são suficientes para treinar técnicas de mixagens tradicionais e modernas. Saiba que, mesmo sendo de marcas mais baratas os monitores de Studio com potência equivalente / próxima são relativamente mais caros que Micro-Systems, mas dependendo dos modelos comparados, os monitores costumam ter melhor qualidade e serem fisicamente menores, e com isso, ideais para uso em HomeStudios. Portanto, obviamente que os preços variam de acordo com a qualidade, potência e marcas.

 

Lembrando que, quanto a potência para treinamento de mixagem e diversas outras técnicas dos DJs, não há necessidade de volume muito “alto” / intenso – pelo contrário, deve treinar com volume mais "baixo" para entre outras coisas preservar a audição e desenvolver ou trabalhar / aperfeiçoar algumas habilidade essenciais. Para saber mais sobre intensidade / volume quanto a danos, preservação da audição, e sobre desenvolvimento de habilidade, clique em
Série sobre DJ e audição
  e veja outros artigos ligados a estes temas.

Quanto melhor a qualidade do áudio menor será a necessidade de volume muito "alto" / intenso. Muitas pessoas, especialmente jovens, aspirantes a DJs, produtores e até profissionais relativamente experientes, subconscientemente aumentam o volume justamente para perceber melhor os elementos, porém, com um sistema que gere boa sonoridade e bem configurado / regulado, não há necessidade de elevar demasiadamente o volume. Com ou sem qualidade também é importante focar, se concentrar e treinar o ouvido / cérebro para "enxergar" os elementos.

 


 

 

Sistemas profissionais pesados (de grande porte)

Os sistemas / equipamentos para DJs e ou computadores, como disse acima, podem ser conectados desde a caixinhas multimídia vagabundas, até a sistemas se som para shows de grande porte. Sistemas profissionais normalmente consistem de equipamentos modulares, ou seja, separados, de grande potência e obviamente de custo elevado, basicamente mesa de som / console de áudio, amplificadores, caixas acústicas, processadores de áudio (equalizadores, efeitos…) dentre outros equipamentos, dependendo das necessidades e porte do evento. Como o objetivo deste nosso material é apenas auxiliar quem está começando, não darei maiores detalhes sobre sistemas de grande porte. Para maior compreensão e / ou montagem de médio ou grande porte, deve consultar um profissional de áudio ou fazer curso de áudio / acústica. Um sistema pequeno somente para brincar em casa e até para fazer pequenos eventos, pode se iniciar com amplificador e caixas acústicas de mais ou menos 150RMS (por canal), o que dependendo do tamanho do ambiente é mais do que suficiente, e faz um "barulhão"! Uma opção interessante, que deve ser considerada / analisada quanto a custo benefício, são caixas profissionais amplificadas / ativas que também servem como monitor / retorno. Não esqueça: independente do porte que queira ou possa pagar, deve se ter uma boa definição sonora quanto as freqüências. Em sistemas profissionais relacionado a DJ, apesar de poder usar o Mixer virtual, do próprio software, em todos os casos, principalmente neste, recomendo para maior conforto e precisão operacional, usar Mixer real / físico. No caso da arte e ciência dos DJs, os Mixers físicos só são desnecessários se estiver utilizando um controlador com funções e recursos de Mixer.

 

 conexao_computador_em_som_profissional

 

 

Cabos e conectores

Pode se montar um sistema com Mixer real utilizando qualquer uma das opções acima. Quanto a amplificação e no caso da conexão do Mixer a um Micro / Mini-System não há problema, pois normalmente o cabo é comum, o mesmo usado para conectar vários equipamentos de áudio profissional (RCA/RCA). Entretanto, para ligar o Mixer a caixas multimídia, normalmente terá que mudar o conector P2 do cabo das caixas, para dois conectores do tipo RCA. Caso não queira mudar o cabo original das caixas multimídias poderá comprar ou mandar fazer (em uma casa que conserte equipamentos eletrônicos), um cabo / adaptador que é muito simples, onde em uma extremidade terá um P2 estéreo fêmea e na outra extremidade, dois conectores RCA macho; ou se tiver conhecimentos básicos de eletrônica, fazer você mesmo.

 

 cabo_adaptador

Cabo RCA macho P2 estéreo fêmea

 

 

 computador_caixa_multimidia_cabo_adaptador

 

 


Cabo RCA / RCA

 

 

Ilustração exemplificando conexões utilizando Laptop / Notebook, placa de som externa (USB) ou controladores.


 

2 comentários para Sistemas básicos de amplificação para DJs

  • Bom dia, saberia onde encontro esse adaptador (Y) que vai ligar a caixinha de som na TV?

    • Thiago, cabos para áudio são encontrados com certa facilidade em lojas de componentes eletrônicos, porém este é um cabo mais raro, relativamente mais difícil de ser encontrado devido a sua pouca utilização. No Rio de Janeiro possivelmente encontrará na Rua República do Líbano e imediações – no Centro; e em São Paulo, na Rua Santa Ifigênia e imediações. Não sei onde você mora, também não sei se tem costume de comprar no mercado livre – pelo menos coisas baratas – mas lá encontrará com certa facilidade. No link abaixo há alguns adaptadores P2 (fêmea) RCA (macho). Cuidado para não comprar errado pois o inverso, olhando rapidamente, é bem parecido.

      Quando preciso, os mais difíceis de serem encontrados eu normalmente os fabrico. Se não encontrar, qualquer pessoa que entenda de eletrônica básica pode fazê-lo para você. É muito fácil. Algumas lojas montam / fabricam na hora. Este cabo é composto por um P10 estéreo fêmea e dois RCAs macho (um preto e outro vermelho, só para identificação).

       

      http://lista.mercadolivre.com.br/p2-femea-rca-macho#D%5BA:p2-femea-rca-macho

       

      Em alguns casos, como o do Mercado Livre, encontrará apenas um adaptador que é a mesma coisa, porém muito curto; mas basta comprar um cabo RCA estéreo básico. No entanto, mais longo e duas emendas e seu problema estará resolvido.

      Em se tratando de cabos, o preço pode variar muito pois uns são um pouco melhor que outros; mas alguns são caros só por roubo pois a qualidade é praticamente a mesma.

       

      Espero ter ajudado

      Um grande abraço

       

      Wagner J. Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page