Virtual DJ
Prós, contras, deficiências e virtudes
Artigo da série: Softwares profissionais para DJs, publicada em 2002
O Virtual DJ é um software/programa muito flexível, principalmente quanto a controles (USB / MIDI), aceitando vários modelos de mercado. Também tem boa flexibilidade quanto à programação das funções em teclas, mas um pouco trabalhoso.
No Traktor (concorrente) este recurso é mais simples e mais flexível. O Virtual DJ permite troca de skins (máscaras / peles). É possível encontrar grande variedade no site do mesmo, para todos os gostos, inclusive com design de alguns dos principais equipamentos do mercado. O software possui vários efeitos e recursos e também um dos melhores samplers em comparação com outros softwares profissionais de mixagens para DJs. O sampler possui 12 Pads, e o melhor, são auto sincronizáveis com os players quanto à velocidade ( BPM ), o que é um excelente recurso. Para melhorar um pouco mais, só falta acrescentar o filtro anti-distorção / mudança de Pitch ( Master Tempo / keylock ) no sampler. Um dos maiores inconvenientes deste software está na distorção sonora causada principalmente nos graves, quando se liga o filtro Master Tempo ( keylock / pitchlock ), nele denominado de time stretch. O problema foi notado em todas as versões analisadas, e em algumas placas de som, mais do que em outras. Outro grande problema é o “peso” do programa/software. Como ex-programador posso dizer com mais de 90% de certeza que não é devido a sua grande quantidade de recursos e funções e sim, muito provavelmente, devido a sua estrutura interna. Ou seja, o Virtual DJ está precisando ser reescrito (linha por linha), pois como muitos outros softwares, estão sempre acrescentando novos recursos, eliminando defeitos (bugs) aparentemente na base da gambiarra, do quebra galho, e isso pode tornar o software mais deficiente, pesado e instável. Quanto as novidades, na versão atual foi incluída a possibilidade de mixar vídeoclips, o que é um excelente recurso, mas infelizmente ainda está com algumas falhas (bugs), sendo que o maior incômodo está na demora para analisar e ler o vídeo em um player. (Os testes foram promovidos em Pentium 4 de 2.8 HT com 1GB RAM, todos componentes de 1ª. linha.) O Virtual DJ é um software que promete, se forem sanados os problemas do filtro anti – distorção, e conseguida a qualidade encontrada em outros concorrentes, principalmente o Traktor. Melhorado o recurso de vídeo, acrescentado o filtro anti-distorção no sampler e principalmente, melhorando o desempenho geral, o Virtual DJ será o melhor software de mixagem para DJs, e continuará sendo a referência que é, até que outro o supere.
Reeditado em 2006
O VirtualDJ não tem controle dedicado. É compatível com todos os controles MIDI. Alguns vem pré configurados bastando ativar, outros devem ser configurados completamente e infelizmente é muito trabalhoso. Poderá antes pesquisar e caso tenha a sorte de encontrar, baixar mapas de configuração desenvolvido e compartilhado por terceiros. Se desejar poderá alterá-los, de acordo com suas necessidades.
Alguns controles profissionais para DJs compatíveis também com o Virtual DJ
Veja detalhes quanto a compatibilidade com seus fabricantes.
Veja artigo sobre controles para software profissionais de mixagem para DJs
Softhouse ou Distribuidor: Atomix
Site: www.virtualdj.com
Preço sugerido: $ XXX
Versão do produto: 3.0
Vs: 1.1 Pt: 01 de 01 (Rg 2002)
Outros artigos da série:
Softwares profissionais para DJs
1 comentários para Virtual DJ