Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Tecnologias e equipamentos para DJs ( Toca-discos, CD / MP3 Players, Mixers )

Tecnologias e equipamentos para DJs ( Toca-discos, CD / MP3 Players, Mixers )

Os equipamentos para DJs vem evoluindo muito rapidamente, mudando a forma de mixar e influenciando na música diretamente. O toca-discos/turntable(vinil) apresenta diversas formas para os DJs interagirem, darem um toque pessoal a música através de efeitos como back to back, scratch, speed back. Mas com a evolução tecnológica, chegaram os CDs profissionais que não tinham os recursos acima, porém, as indústrias e DJs criativos criaram novos efeitos e sons usando o que tinham em mãos.
A cada dia, surgem Players e Mixers com novos recursos e efeitos, inclusive, simulando e/ou facilitando alguns, possíveis até então somente em toca-discos/turntable (vinil). Com a extraordinária velocidade do avanço da tecnologia, intensificaram-se também o lançamento de computadores dedicados para manipulação e/ou criação de áudio e efeitos conhecidos como groove box, sintetizadores, samplers entre outros equipamentos profissionais para DJs e/ou produtores musicais.
Quanto aos computadores convencionais que já estão na música há mais de duas décadas e iniciaram sua “carreira” com softwares (programas) conhecido como sequenciadores, hoje são capazes de substituir quase todos os equipamento de um estúdio de DJ e/ou de produção musical. Com a popularização dos formatos de compactação de áudio digital, como o MP3 e WMA estão surgindo programas/softwares que fazem o mesmo que os CD Players profissionais para DJs e até CD Players capazes de reproduzir estes formatos contendo os recursos e efeitos tradicionais, fundamentais e outras novidades proporcionadas pelas novas tecnologias. Com isso o áudio digital vem colocando o computador mais próximo dos DJs e claro, das casas noturnas, rádios, raves, etc.
A corrida tecnológica estará sempre inovando tudo ao nosso redor, influenciando na forma de viver e obviamente de fazer música. Não adianta sermos conservadores ou tradicionalistas pois a qualquer momento seremos atropelados por alguma novidade tecnológica. Como nada é perfeito, sempre haverão prós e contras, diferenças entre o velho e o novo. Um pouco de bom senso ajudará na adaptação tecnológica. E além do mais, cabe a cada um escolher o que mais se encaixa as suas necessidades.
Os fabricantes estão desenvolvendo equipamentos e softwares cada vez mais sofisticados e poderosos para os consumidores amadores/hobbystas e profissionais mais exigentes. De olho menos exigentes, as empresas despejam no mercado uma imensa variedade de modelos mais econômicos e menos sofisticados. Para ser um bom profissional não é necessário ter equipamentos top de linha, com vários efeitos e recursos ou etiqueta (marca). Uma boa marca facilita, mas o que importa mesmo é o seu conhecimento, principalmente o musical, habilidade e criatividade.

Artigo de 2002

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page