Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Os CDs / MP3s Players profissionais para DJs e seus principais controles, recursos e funções

Apesar de alguns CD / MP3 Players profissionais para DJs terem diversos botões / controles, todos os modelos, do mais simples ao mais sofisticado, inclusive dos virtuais, ou seja, dos softwares / programas profissionais, têm três funções básicas fundamentais para se discotecar: o Cue (memória do ponto de partida da música, ou seja, onde ela deve “estacionar”), Pitch Control (na realidade Speed Control pois seu principal objetivo é alterar e “fixar/ancorar” a velocidade) e o Bend Control (serve para atrasar ou adiantar momentaneamente a música; sua função principal é auxiliar no acerto da velocidade através do controle de velocidade “Pitch Control”). Abaixo apresento de forma mais detalhada estes e outros recursos e funções dos players. E lembre-se que cada modelo de Player, assim como outros equipamentos / produtos, tem suas particularidades quanto a recursos, funções e efeitos.

O layout desta ilustração é fictício, conceitual, apenas uma referência ilustrativa. Cada modelo real tem um layout diferente.

Os Controladores, CD / MP3 Players profissionais para DJs e seus principais controles, recursos e funções - Equipamentos para DJs

Lista dos principais recursos e funções de controladores e CD/MP3 Players profissionais para DJs

POWER
Liga / desliga o equipamento.

OPEN / CLOSE / EJECT
Ejeta a mídia, o CD. Em alguns equipamentos, normalmente modelos relativamente mais antigos, abre ou fecha a gaveta do CD/MP3 Player.

DISPLAY
Os displays dos players apresentam diversas informações relacionadas a música, efeito, dentre outros, possibilitando também visualizar, interagir, configurar / personalizar recursos e funções do equipamento. Veja ilustração e detalhes no artigo complementar desta série sobre displays.

TRACK SEARCH / TRACK SKIP
Botões similares ao dos DVDs, CD/MP3 e de qualquer outro Player de áudio e vídeo convencionais, normalmente utilizados para navegar, saltar/pular para a faixa (track) desejada. Nos equipamentos para DJs o nome pode variar entre marcas e modelos.

SEARCH / POINT SEARCH / SCAN
Também similar aos mesmos botões dos Players de áudio e vídeo convencionais, parecido com o Track Search descrito logo acima, porém, este permite navegar dentro da música e localizar um ponto desejado da mesma.

“PITCH” BEND (Mais adequado: SPEED BEND)
Nos primeiros CDs/MP3s Players profissionais e nos modelos mais simples, simulam o prato do toca-discos quanto ao controle temporário da velocidade. Portanto a função principal deste controle é atrasar ou adiantar a música temporariamente enquanto pressionado / manipulado, e ao soltar, a velocidade retorna a ajustada no controle de velocidade (descrito logo abaixo). O Bend é utilizado para gerar/manter o sincronismo entre duas músicas e auxiliar no sincronismo definitivo através do controle de velocidade. Também é utilizado para promover pequenas correções no sincronismo entre músicas com variação de velocidade (BPM).
Nos toca-discos ou em Players digitais com prato motorizado, manipula-se o prato empurrando o mesmo para adiantar a música ou freando quando se quer atrasá-la. Alguns Players digitais simuladores de toca-discos com prato motorizado normalmente possuem também Bend auxiliar, no formato de botões, um para aumentar e outro para diminuir a velocidade como explicado acima.

“PITCH” CONTROL (Mais adequado: SPEED CONTROL)
Erroneamente batizado de Pitch Control, é um controle do tipo deslizante encontrado em Toca-Discos e CDs/MP3s Players profissionais para DJs. É utilizado para aumentar ou diminuir a velocidade da música (“BPMs”) “fixando-a” em uma velocidade desejada e ou para manter o sincronismo com a música do outro Player, eliminando assim, completamente ou em mais de 90% o uso do “Pitch Bend” para esta tarefa. Nos Players digitais, dependendo do modelo do equipamento, pode-se configurar o Range/Alcance para aumentar ou diminuir a velocidade original da música para até 100%. Porém, a utilização prática média é de 10%. Só alguns DJs mais audaciosos, em músicas que permitem/aceitam, ultrapassam este limite, e mesmo assim, não costumam ultrapassar os 20%, só em casos muito especiais e/ou como efeito. O controle da velocidade depende de algumas características musicais que denominei no material didático “personalidade musical” e do filtro de correção de tons, conhecido como Master Tempo, Keylock, Pitchlock entre outros nomes. O nome mais adequado para este controle, devido a sua verdadeira função seria Speed Control, ou seja, controle de velocidade.

PLAY / PAUSE / START / STOP
Similar a tecla Play/Pause dos Players convencionais. Pressionando esta tecla, a música se reproduz e ao ser pressionada novamente, a música entra em pausa e em alguns equipamentos para DJs, entra no modo de edição. OBS.: Às vezes usamos o termo “soltar a música” ao invés de “dar play”. Ver CUE.

CUE
Esta tecla é parecida com o Stop dos equipamentos convencionais, porém nestes equipamentos sempre que pressionamos o Stop o sistema volta para o início da música, já a tecla Cue dos Players profissionais para DJs retorna e para/estaciona em um ponto da música previamente definido/programado pelo DJ. Em outras palavras, a tecla/função Cue é uma memória que serve para uma programação de forma precisa em um ponto desejado da música, para que ela volte e pare, sempre que for pressionada quando estiver sendo reproduzida, permitindo/facilitando voltar ao mesmo ponto da música e soltá-la quantas vezes necessárias de forma rápida e precisa. Por outro ângulo, normalmente o botão Cue é usado sempre que a música está sendo reproduzida e o DJ quer retornar ao ponto programado para que possa soltá-la novamente do mesmo ponto com precisão através do botão Play, facilitando o processo de sincronismo entre músicas. OBS: No toca discos não há CUE. O processo é feito de forma um pouco diferente.
Alguns DJs utilizam a tecla Cue para “brincar”, promover performances básicas como se fosse um sampler simples, de um só Pad”/“botão.

Time ou Time Mode
Alguns CD/MP3 Players profissionais para DJs, inclusive dos softwares, possuem um botão normalmente denominado Time ou Time Mode que serve para mudar a forma em que o tempo da música é mostrado, alternando entre Elapsed (Decorrido) / progressivo e Remain (Restante) / regressivo.

Auto-Cue
Muitos Players profissionais para DJs, inclusive dos softwares, possuem este recurso que serve para ativar a função de gravação/programação automática do botão Cue no primeiro som da música, ou seja, quando este recurso está ligado/ativado, ao inserir um CD de áudio, MP3 e/ou mudar de faixa/música o Player procura e programa automaticamente a tecla Cue normalmente no início do primeiro som da música, eliminando a necessidade do DJ ter que programá-lo manualmente. Porém em muitos casos o primeiro som não é o adequado, correto e/ou desejado, com isso, se torna necessário reprogramar manualmente o ponto correto, adequado e/ou desejado.

HOTCUE
Bastante similar ao Cue tradicional e também ao sampler, porém com algumas particularidades. Na realidade é basicamente uma mistura de funções do Cue convencional com a função do botão de Play. Em alguns modelos de Players funciona também como loop. O Hotcue foi desenvolvido para se fazer performances.
O Cue convencional para a reprodução da música ao ser pressionado, se a música estiver parada, passa a se reproduzir e se mantém tocando até que a solte; já se pressionar o Hotcue quando a música esta parada, ela inicia a reprodução do ponto que está programado e durante a reprodução ao pressionar novamente a música retorna ao ponto programado e dispara novamente, instantaneamente, permitido usar como sampler e/ou loop manual.
Alguns equipamentos permitem mudar a forma que o Hotcue funciona, inclusive em muitos equipamentos pode funcionar como um loop tradicional.
LOOP
De uma forma simplificada, nos equipamentos para DJs, loop é basicamente o conjunto de botões utilizados para marcar o início (Loop in) e fim (Loop out) de um trecho musical para que se repita em um ciclo pelo tempo desejado. Neste conjunto encontra-se também o botão “Exit/Reloop” para sair do ciclo/repetição e para reiniciar novamente o último ciclo programado. O loop é utilizado normalmente como efeito e/ou para alongar músicas muito curtas, para facilitar na mixagem/transição. Alguns Players possuem HotCue e loop integrado nos mesmos botões.

MASTER TEMPO / KEYLOOK / PITCHLOOK
Master tempo é basicamente um filtro anti-distorção da sonoridade/tons, provocada pela alteração da velocidade da música. Esta distorção é mais perceptível nos instrumentos com freqüências medianas, em especial nos vocais, principalmente em notas mais longas. Quanto mais se altera a velocidade, mais fica evidente a “distorção” / alteração dos tons. Ao se acelerar a música, os sons soam mais agudos e ao se desacelerar, soam mais graves.
Estando ativado, o filtro compensa/corrige as freqüências quando se altera a velocidade da música através dos controles de velocidade, mantendo assim a sonoridade/tons original da música. Em alguns equipamentos o filtro atua também sobre o Bend / prato, em outros não. Este filtro tem diversos nomes, entre eles: Master tempo (batizado pela Pionner), Keylook e Pitchlook. Pode ser encontrado em quase todos os atuais CD/MP3 Players profissionais para DJs, inclusive nos virtuais dos softwares de mixagem. Leia mais sobre este assunto em um artigo detalhado neste site.

RANGE / SPEED RANGE
Botão existente em alguns modelos de CD / MP3 Players que permite selecionar o alcance do controle de velocidade, “Pitch”. Cada modelo de equipamento que possui este recurso tem suas possibilidades, normalmente 3 ou 4 opções. Saiba mais sobre o controle de velocidade no artigo Pitch, master tempo, pitch lock, keylock deste site.

JOG / JOG DIAL
Tipo de controle giratório normalmente multifuncional. Dependendo do equipamento pode assumir várias funções (uma de cada vez) como Bend, Search, controle de efeito e até mesmo simular o prato dos toca-discos permitindo fazer scratch, dentre outras funções/possibilidades. A maioria dos equipamentos onde o Jog simula alguns recursos dos toca-discos possuem sensor de tato ou de pressão para simular a parada e movimentos do Vinil.

SAMPLER / SAMPLE PAD
Apesar de raro em Players pode ser encontrado no CD/MP3 Player Technics SL DZ1200 e nos softwares de mixagem profissionais para DJs. Utilizado para adicionar novos elementos à música, os samplers podem ser reproduzidos em loop ou não. Ainda são pouco utilizados. Somente alguns DJs fazem uso de samplers em suas apresentações ao vivo. Mas é uma tendência.

 

Vs: 2.0 Pt: 02 de 05 (Rg 2010)

 

 

Um comentário para Os CDs / MP3s Players profissionais para DJs e seus principais controles, recursos e funções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page