Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Os DJs e a arte e ciência de “improvisar”

 

DJs_e_a_arte_e_ciencia_de_improvisar_publicoDJ, motorista, piloto de aeronave, locutor e muitas outras atividades, são atividades de improviso. Quando se refere ao termo improviso muitos interpretam mal. Porém, este não é improviso no sentido de quebrar um galho, e sim no sentido de agir em situações inesperadas e ou traçar novas estratégias rapidamente de acordo com variáveis, objetivos e necessidades; no sentido de reagir rápida e naturalmente / automaticamente, tudo levando em consideração um profundo conhecimento e muita habilidade. Portanto, neste caso, improvisar é basicamente a arte e ciência de ler, analisar e interpretar situações e “cenários”, e se adaptar, mudar a estratégia e ou agir de forma rápida / instantaneamente de acordo com diversos fatores, variáveis, informações e dados. 

Por isso, durante o aprendizado / treinamento se trabalha / desenvolve habilidades ligadas à percepção e reação, ou seja, desenvolvem-se os reflexos para que possa ler, interpretar e reagir de forma relativamente rápida, em um tempo aceitável ou instantaneamente, levando em consideração diversos fatores e variáveis, alguns até previsíveis, e outros, nem tanto.

DJ_WJP_mixer_playersA atividade DJ na sua essência original é para quem gosta de “aventura”, emoção, pois não há rotina. Cada evento é um evento, cada mixagem / transição, momento, situação, é único. Só não é assim para aqueles “DJs” que ensaiam suas apresentações e não trabalham o público de acordo com seu comportamento / reação. Estes não são DJs na fórmula / essência original, pois não têm as principais habilidades de um DJ de verdade, não sabem se guiar pela reação / comportamento do público / evento. Saber ler e interpretar o comportamento / reação do público / evento e saber reagir, mudar de estratégia de acordo com as variáveis e objetivos, seus – o DJ – e do evento, são algumas das principais habilidades da arte e ciência DJ. Em outras palavras, percepção, reação e improvisação técnica são habilidades básicas essenciais dos DJs. Infelizmente a grande maioria não tem estas habilidades, que a cada dia vêm sendo esquecidas ainda mais. A maioria dos produtores musicais que atuam como DJs não sabem ler, interpretar e trabalhar o público quanto a comportamento.

A arte do improviso / improvisação

Os_DJs_e_a_arte_e_ciencia_de_improvisar_3

A arte de improvisar, tanto no sentido de agir em situações inesperadas, de forma “instintiva”, por reflexo, quanto de se apresentar sem se preparar previamente (neste caso quanto a arte e ciência DJ), é uma “habilidade” formada pela soma de várias outras, principalmente direta e indiretamente ligadas a atividade. Na realidade, é formada pelas mesmas habilidades ligadas a criatividade e reflexos (percepção e reação) juntas. Em outras palavras, e sendo mais específico, a arte e ciência de improvisar é formada pelo acúmulo de conhecimentos gerados por pesquisas e estudos teóricos; estudos e análises de campo e de laboratório; experiências (obtidas em estudos / experimentos e ou aplicações práticas); por habilidade(s) mental(is), sensorial(is) e física(s) adquiridas em estudos, análises, experimentos e aplicações práticas. Quanto mais conhecimento e habilidades, maiores serão os reflexos (percepção e reação) e o poder de improvisação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page